Sofia quer outro mundo

Jairo Marques

 

Sofia está nas páginas deste blog deste a sua crianção. Representa muitos dos valores defendidos aqui
Sofia está nas páginas deste blog deste a sua crianção. Representa muitos dos valores defendidos aqui

Posso dizer com um baita orgulho que uma criança praticamente nasceu e está crescendo ao lado deste blog. A pequena serelepíssima Sofia é a cara, a identidade, o humor, a pegada do “Assim como Você”.

Aqui, uma das “malacabadinhas” mais assumidas da turma penou para arrumar uma escola que entendesse suas demandas um pouquinho mais apuradas, brincou livremente, viajou, sorriu, chorou, aprendeu e ensinou.

Nasceu com uma tal de paralisia cerebral e tem baixa visão, o que ela não tem é preguiça de viver e de ser feliz.

De parada, Sofia não tem nada. É inteligente, astuta, inquieta. Sofia é a obra perfeita gerada de uma arquitetura nobre muito bem sucedida de inclusão a todo custo e de uma mãe, Denise Crispim, imbuída de um espírito incansável para sempre fazer o melhor pela cria.

Mas o que quer Sofia? Sofia tem uma montanha de pedidos. Sofia quer outro mundo. Ela mesma conta nas linhas abaixo… Engraçadíssima, ligeira, menina e criança!

Divirtam-se muito! E bora molhar os olhos novamente de tanto rir ou de tanto chorar!!

♦♦♦♦

Oi, meu nome é Sofia, tenho nove anos. Eu gosto de brincar e tomar sorvete. Essas as duas coisas que eu mais gosto. Eu também gosto de ler e gosto das minhas amigas. Tenho amigas de todas as idades, até umas que tem mais de vinte anos.

Eu tenho amiga em Porto Alegre, Londrina e Pelotas. E tenho amigas em Osasco e São Paulo também. Gosto mais de amigas meninas do que de amigos meninos, mas na minha sala tem meninos também e nem sempre eles são chatos.

Eu gosto de praia e eu gosto de brincar, como toda criança. Eu queria ter um cachorro, um gato e uma irmã, mas minha mãe disse que agora não dá. Eu li que no Japão eles alugam gatos para a gente levar para casa por algumas horas ou dias. Mas minha mãe disse que também não dá para ir para o Japão agora. 

Sofia, com a mãe, Denise, ao fundo, em uma de suas várias veiagens
Sofia, com a mãe, Denise, ao fundo, em uma de suas várias veiagens

Minha mãe trabalha muito, mas tem muita coisa que não dá. Eu gosto de assistir Chiquititas e queria um diário digital igual ao da música da Mile. Mas minha tia disse que custa R$ 250 e minha mãe disse que não vai pagar tudo isso.

Então eu quero as bonecas do filme Frozen, será que isso vai dar? Ainda não sei. Eu gosto de viajar e tomar sorvete em lugares diferentes. Viajar e não tomar sorvete não tem graça. Eu gosto de viajar, mas não gosto do tempo que a gente tem que ficar esperando para chegar. Demora muito.

Eu quero ir para a Itália e minha mãe quer me levar para a Disney. Um amigo da minha mãe me deu um DVD sobre a Itália e eu acho que lá é o lugar mais bonito do mundo. Mas o mundo é bem grande.

Sofia quer ir ao Japão alugar um gato por alguns dias. Denise, a mãe, diz que por enquanto, não. E da-lhe sorvete
Sofia quer ir ao Japão alugar um gato por alguns dias. Denise, a mãe, diz que por enquanto, não. E da-lhe sorvete

Todas as crianças têm que ter uma casa e uma família. Seria bom se tivessem um cachorro também. Eu não tenho, mas minha prima tem. Eu não tenho uma irmã, mas tenho um primo. Um primo que gosta muito de futebol. Eu gosto de brincar de futebol, eu sou a goleira, mas detesto assistir. Meu primo assiste ou fala de futebol o tempo todo.

As coisas que eu não gosto são calçada esburacada, fazer cirurgia e sentir dor. Eu tenho mais medo de calçada esburacada do que de barata. Se eu passo numa calçada esburacada minha cadeira treme, parece que eu vou cair e eu fico toda dura e começo a gritar.

Devia ter uma lei proibindo calçada esburacada. Eu sou cadeirante, tenho paralisia cerebral e baixa visão. Isso significa que eu sou uma pessoa com deficiência múltipla. Sabe o que é deficiência múltipla? É assim: se você tem uma barbie, você tem uma barbie e pronto. Se você tem muitas barbies, você tem barbies múltiplas (pode ser duas, três ou mil).

Sofia rindo como nunca em um banho de mar
Sofia rindo como nunca em um banho de mar

 Se você dirigir a cadeira com uma barbie no colo, é difícil. Com muitas, é mais difícil ainda. Mas não é impossível. Criança com deficiência múltipla também brinca. E vai para escola. Faz manha só às vezes. Eu não tenho bom humor de manhã. Não gosto de conversar de manhã.

 Não é porque eu sou cadeirante que eu sou neném. E eu sei falar, por que as pessoas acham que não? Outra coisa que me deixa brava é quando as pessoas dizem que papai noel não existe. Nossa, eu fico muito brava.

Tem gente que não acredita nem na fada do dente. As pessoas são muito estranhas. Eu gosto de cantar, de dançar, de ler e de escrever. Eu escrevo muito. Eu não sei se crescer é muito bom. Adulto pode passar esmalte quando quiser, mas não tem muito tempo para tomar sorvete.

sof4

Adulto pinta cabelo, essa deve ser a melhor parte. Mas por enquanto eu quero ser criança, mesmo, será que eu vou ganhar presente?

Se eu pudesse escolher um presente para todas as crianças seria uma família. Porque tem gente que não tem casa, família, nada. Também queria que ninguém ficasse doente no mundo, nem sentisse dor. E que todo mundo entenda que o Papai Noel existe, para ele não ficar chateado.

Comentários

  1. Estou apaixonada nesta menina Linda, que inteligência, que encanto!! Tenho muitos gatos Sofia te empresto eles e nem cobro o aluguel viu Gatinha!!rs E moro em Minas Gerais bem mais perto do que o Japão!! Que Deus te proteja lindinhaaa!!

  2. Sofia, que menina linda você é! Concordo com você, todo mundo tem que entender que o papai noel existe, e eu acho que ele vai te dar um presente nem lindo no natal, mas antes tem presente de dia das crianças, né? sorte da sua mamãe de ter uma filha tão esperta. obrigada por contar um pouquinho do que você gosta pra gente, sua historinha é linda, assim como você! :*

  3. Oi Sofia, td bem? Moro no canada eh beeeemmmmmm frio aqui e tem muita neve!!! Eu moro perto do papai noel pois ele mora no Alasca. Gostei muito do seu blod.. Vc eh escritora e das boas! Meu filho tb tem necessidades especiais. O meu facebook eh Carol Hepfner podemos ser amigas?

  4. Oi Sofia temos tantas coisas em comum. Puxa ! Também não gosto de sentir dor, adoro sorvete, e sempre acho que o tempo que gastamos viajando, já deveríamos ter chegadono destino.
    Como é bom ser criança !
    Eu não sabia que no Japão aluga gatos por algumas horas. Gostei da idéia. Se tivesse por aqui, talvez alugaria um também.
    Um ótimo Dia das Crianças pra você e pra todas as crianças !
    Bjs

  5. Sofia é esperta: ” pessoas são muito estranhas”. Denise, arruma um cachorro para sua menina, vai trazer ainda mais alegria para a vida de vocês.

    1. Sinhá, no meu ap não cabe nem todos os aparelhos que a Sofia precisa… Fora o tempo para cuidar de um cachorro… Por enquanto não dá, mas ela brinca com os cachorros das amigas 😉

  6. Sofiaaaaa, como você cresceu!!! Linda sempre foi mas agora está linda e grande! Adorei o seu texto, quanta sensibilidade… paralisados ficamos nós com tanta doçura e verdade sob o ponto de vista da criança! Calçadas esburacadas são mesmo assustadoras, concordo com você. E bora sonhar com um mundo com mais sorvetes, gatos e cachorros para que este sorrisão nunca saia do seu lindo rostinho. Beijos para você e para a super mamys Denise Crispim (que aliás bem que podia ir alí no Japão alugar um gatinho pra você, né?)

  7. Quanto tempo não apareço por aqui Tio… mas amo tanto esse cafofo que é como se eu viesse aqui todo dia. Sofia é demais.! No lançamento do livro da Lak tive o prazer de ganhar um autógrafo dela…. ela cuidou da Valentina como uma bonequinha. Ja nasceu uma artista essa princesa… certeza q esta no dna. Beijo pra todos em especial pras quianças .

  8. Eu sou uma das amigas da Sofia com mais de 20 anos,bem mais, conheço Sofia desde que ela ainda não era Sofia. Vi Sofia sair do centro cirúrgico tão pequena que cabia na palma da mão. Tenho medo de andar de aviâo, e já fui até Campo Grande com a mãozinha de Sofia colada na minha (pra me proteger). Pra quem não sabe Sofia é um anjo, mas nós mortais que nos achamos bem acabadinhos somos incapazes de ver. Sofia ainda me espera ganhar na megasena pra eu dar de presente pra ela jma casa e um cachorro (essa parte Denise ainda não sabia). Enquanto isso não acontece a gente brinca de escolinha que é muito divertido. Amo Sofia.

  9. Sofia, foi um prazer enorme conhecer você. Eu até acredito em Papai Noel tb, mas te falo uma coisa: pintar cabelo não é a melhor coisa do mundo!
    Um beijo grande!!!!

  10. A Sofia é uma criança espetacular.
    Eu conheci a Denise a muitos anos atrás e ela é uma pessoa maravilhosa. Por esse motivo, eu não esperava menos da Sofia, só poderia ser esse encanto de menina!
    Mesmo à distância, eu torço muito pelo sucesso delas!

  11. Oi, Sofia! Amei quando você concluiu que os meninos nem sempre são chatos. Muito observadora.
    Insista com sua mãe pra arrumar um cachorro que não dê muito trabalho, goste de crianças e seja bem mansinho. Ela vai achar!
    Calçada esburacada é um problemão também para adultos que como eu, já precisam de uma bengala para caminhar. Eu pinto o cabelo porque quero ser uma vó bonita. Você ainda não precisa disso, certo?
    Seja feliz, bela Sofia. Deus a abençoe. Quer ser minha neta do coração?

  12. Assim como os textos do tio Jairo Marques, o seu relato é muito curioso e divertido, Sofia! Que bom seria se o meu autista Vinícius, de seis anos, pudesse conhecer você. Acho que vocês se divertiriam muito juntos! Continue sendo essa criança linda, cheia de sabedoria e esperança!

  13. A Sofia você demais! O Matheus, sem saber do seu texto no blog, falou pela manhã que quer te dar um cachorro de dia das crianças.

  14. Amei!Desejo,do fundo do meu coração que Sofia ganhe um gato e um cachorro…beijos,Sofia.Feliz Dia da Criança!

  15. Linda, linda, linda e linda!! Adorei… a parte da calçada esburacada, das Barbies múltiplas, do “as pessoas são muito estranhas” rsrsrs!! Ela tem toda razão.

  16. E se vocês conhecessem a Sofia pessoalmente veriam que ela é tudo isso e bem mais !!!
    Um abraço para todos !!!

  17. Que graca o depoimento da Sofia. Adorei a definicao de deficiencia multipla. Espero que um dia ela consiga ter o cachorro que tanto sonha. Parabens Denise, sua filha é bem resolvida. Feliz Dia das Criancas para todas criancas desse blog.

Comments are closed.