Boas práticas da educação inclusiva ganham plataforma de divulgação

Uma contribuição de peso e objetiva para a troca de experiências e disseminação de boas práticas em torno da escola para todas as pessoas acaba de “abrir as portas” no mundo digital.

A plataforma “Educação Inclusiva”, desenvolvida por pesquisadores do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), acaba de entrar no ar e tem como objetivo ser um instrumento de apoio pedagógico a professores de todo o país.

Uma das principais críticas em torno da escola inclusiva é justamente a carência de referências para passar conhecimento as criança com deficiência, sobretudo para aquelas com comprometimentos físicos ou sensoriais mais severos ou com possíveis entraves cognitivos ou intelectuais como autismo, síndrome de down, alguns tipos de doenças raras entre outros.

Exemplos de iniciativas catalogadas pela plataforma colaborativa Imagem: Reprodução

O momento atual da plataforma é o de receber bons exemplos espalhados pelo país. Um grupo de alunos também está fazendo uma busca ativa por iniciativas.

Há escolas e associações conseguindo promover educação de qualidade para as mais diversas condições de norte a sul do país e o site pretende ser uma ferramenta de compartilhamento dos resultados positivos.

O “Educação Inclusiva” permite buscas de experiências exitosas com ênfase nos mais diversos tipos de deficiência e também para crianças com altas habilidades.