Cadeira que melhora postura de criança com deficiência é produzida de graça por organização de SP

Jairo Marques
Bebê brinca e interage sentada em cadeira
Foto Rosana Naggar/Divulgação CIAM

Sempre costumo brincar que pessoas com deficiência são meio “tortinhas” e isso não é uma invenção! De fato, as consequências de uma enfermidade que desencadeia perda de mobilidade (entre outros perrengues) podem ser uma mudança importante na postura. O corpo pode perder sua capacidade de sustentação e “lá vai nóis” ficar meio capenga.

Em casos mais graves, há crianças que não conseguem ficar sentadas em cadeiras convencionais e precisam de um suporte adequado para não viverem sobre camas ou em carrinhos improvisados, o que fatalmente irá piorar ainda mais sua postura.

As cadeiras de rodas para esse público precisam ser milimetricamente desenhadas para acomodar bem e com segurança seus “motoristas”. São confeccionadas como uma roupa cheia de detalhes e de “caimento” perfeito.

Bebê fica mais confortável para brincar em cadeira específica
Foto: Rosana Naggar/Divulgação CIAM

Agora, uma organização de SP, o Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (Ciam), conseguiu desenvolver um modelo de cadeira postural, de baixo custo, que está sendo oferecido gratuitamente para crianças em vulnerabilidade social que precisem do equipamento para seu melhor desenvolvimento.

A “cadeira firmeza” possibilita, por exemplo, que os pequenos de 0 a 4 anos fiquem próximos de familiares durantes atividades em casa, que assistam TV, que brinquem sentados de uma maneira mais adequada.

Toda a fabricação das peças é feita levando em conta o biotipo, a capacidade motora e neurológica de cada indivíduo, que é avaliado por uma equipe técnica do Ciam que “receita” a cadeira postural e a fabrica.

Com melhor postura, bebê consegue aperfeiçoar seu desenvolvimento
Foto: Rosana Naggar/Divulgação CIAM

O uso do equipamento pode promover melhorias globais aos “malacabadinhos”, como aprimoramento motor, melhor capacidade respiratória, mais potencial de receber estímulos visuais e comunicacionais.

A produção da cadeira, que tem custo de fabricação de cerca de R$ 40, é feita em quinze dias, em média. Até hoje, 320 já foram entregues. Para ser apta à gratuidade, a família precisa receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou ter renda de até R$ 3.000.

O contato para agendar o pedido é pelo telefone (11) 3760 0068