Moda dá mais um passo rumo à inclusão e Nova York apresenta coleção de jovem Down
Depois de dar amplo espaço para pessoas fora dos padrões tradicionais de peso, agora, o setor da moda avança para um novo público: o das pessoas com deficiência intelectual.
A jovem Madeline Stuart, 20, que é modelo [uma das únicas com Down no mundo], teve espaço para mostrar sua coleção de roupas na Semana de Moda de Nova York, no último domingo (13).
A coleção da garota, que nasceu na Austrália, tem um nome instigante: “21 Reasons Why”, que faz alusão tanto à idade que ela completará neste ano, como ao cromossomo 21, o que causa a Síndrome de Down.
De acordo como a ONG Movimento Down, estima-se que 400 mil pessoas são Down nos EUA e 270 mil no Brasil, público mais do que suficiente para uma ampla representação nos mais diversos setores.
Após a apresentação em NY, Madeline vai levar suas roupas para Paris e Los Angeles, outras cidades do mundo também estão no radar.
A pluralidade de identidades nos mais diversos campos sociais amplia a motivação e tem poder de escancarar portas.
Pessoas com Down, como já escrevi algumas vezes, têm feito avanços a passos largos em busca de espaços que, até então, eram tidos como “improváveis”, exemplos são acesso à universidade, às artes e aos direitos individuais.
* Imagens de Andrew Kelly/Reuters