“Prendam aquele miserável sem dedo”

Folha

Nada como o conflito, a raiva e os embates mais calorosos para tirar das sombras pensamentos que explicitam o quanto uma diferença física ou sensorial tem poder de incomodar parte das pessoas. Quando os argumentos falham ou não são suficientes para satisfazer a revolta a contento, são os incontestáveis “defeitos de fábrica” os alvos de insultos.

Que o ex-presidente Lula gere razões suficientes para deixar o povo igual a um marimbondão preto, como diria minha tia Filinha, é passível de ser entendido, mas explorar o fato de ele não ter um dedo na mão para desmoralizar seu caráter, para mim, é o mesmo que gritar que um cidadão negro é macaco, que um gay é promíscuo ou que a garota que usa shortinho é vagabunda.

Já escutei de tudo dessa história da falta do mindinho do ex-presidente. Certa vez, o relato foi que ele mesmo “mandou decepar” parte de si para poder aposentar-se por invalidez e viver à custa do erário. Nesta ideia está implícita a mentalidade de que pessoas com amputações são inválidas, incapazes de trabalhar, de defender o pão com auxílio de próteses, muletas ou até pedaços de pau simulando pernas ou braços.

As piadas em torno do defeito físico de Lula são antigas, mas retornam agora, em momentos de tensão política, repaginadas em memes de internet, em postagens nas redes sociais e em compartilhamentos de grupos de aplicativos. Devo ter recebido umas dez vezes uma imagem do líder petista, com a mão no rosto, um esboço de sorriso e a frase: “Prendam este miserável sem dedo”.

Até certo ponto, pode-se considerar natural ser visto socialmente por suas características, embora possa haver algum dorzinha íntima por esses retratos: o careca da padaria, o gordinho da malhação, a moça manca do balé, o taxista de olhos esbugalhados, o jornalista “mal-acabado”.

O problema é quando se avança de uma simples referência para localizar um indivíduo, de uma maneira piadista de ver o outro, para uma manifestação de ódio por aquilo que o diferencia da maioria das pessoas. Sejam quais forem as canalhices supostamente cometidas pelo vacilante novo ministro da Casa Civil, explorar de maneira pejorativa sua deficiência –em algum nível a condição é um fato –é praticar preconceito, travestido de pilhéria inocente.

Ter nove dedos não influencia de maneira determinante a personalidade de ninguém, assim como usar uma cadeira de rodas, ser surdo ou babar pelo canto da boca. Ser bandido, ser carola, ser justiceiro ou ser probo são aspectos do “serumano” construídos com elementos de vida diversos e que independem de condições corporais ou dos sentidos.

Uma vez que se tolera o xingamento e o ódio a Lula aliados a um mindinho ausente, de alguma maneira, respinga-se a agressividade a todos os cidadãos explicitamente honestos, trabalhadores e batalhadores que perderam partes do esqueleto para acidentes, doenças ou fatalidades.

Como todo brasileiro, torço para que seja trilhado o caminho da Justiça e para que o país seja palco futuro de dias verdes, amarelos e vermelhos de confetes jogados sobre glórias e conquistas, não de embates enfadonhos e agressivos. Mas, até lá, que sejam pelo menos guardadas as foices e bicos afiados que dilaceram honras e hombridades.

Comentários

  1. Fala Princeso!
    Muito bem! Entendi o alerta contido no texto, você está certo, mas lendo alguns comentários fica claro que:
    1 – ainda temos muitas pessoas que não conseguem ler e entender um texto com alguns parágrafos; e/ou
    2 – ainda temos muitas pessoas para as quais na política, assim como no futebol, vale o fanatismo cego que não aceita ver os erros do grupo que defende.
    Lamentemos o fanatismo e o ódio que nos impedem de ir além das avaliações superficiais e nos prendem a estereótipos a muito ultrapassados.
    Beijo “nocês treis”.

    1. Ah, mas eu insisto! O meu texto tem ZERO de conteúdo político puro, mas, infelizmente, ele foi levado por alguns para o chiqueiro atual.. uma pena, mas faz parte! Abrasssss

      1. De fato, não vi conteúdo político. O que eu quis dizer foi que o fanatismo fez com que outros vissem e saíssem destilando todo ódio. Dias difíceis!

      2. querido, ler você é sempre um prazer.E os comentários, cá pra nós, apesar do tom agressivo de alguns, até que são cômicos. E a imaginação das pessoas Jairim, coisa impressionante! Veja você minha ignorância: hoje “aprendi” aqui nos comentários que o Lula, quando comandava os metalúrgicos, era pau mandado das montadoras…. Dia desses também “aprendi” que tem muitos americanos que acreditam que o Obama é na verdade um gay disfarçado e que a esposa dele é na verdade um homem que usa roupas femininas. E as filhas foram “compradas” sei lá aonde… ha ha ha, fala a verdade, não é pra rir?

  2. A Suely e 90% do povo brasileiro que sai às ruas clamando pelo impeachment de uma pessoa que não soube honrar o cargo de Presidente da República, e o usou e usa de forma partidária, entendemos perfeitamente a mensagem que o autor quis passar: faz uma defesa velada ao Bandido Luís Inácio Lula Ladrão da Silva. Essa é a verdade, por mais que os adoradores da Facção Criminosa PT tentem achar que somos todos idiotas, e não apenas eles próprios.

  3. Há muito a vida me moldou a ver pessoas, não deficiências. A ver obras e avaliar seu valor incluindo um quesito a mais, a dificuldade enfrentada para realizá-la. Vejo as pessoas pelo coração, pela alma, pelo sorriso que preenche meu dia e o faz valer a pena. Falta uma perna? Baba? Puxa cachorro? É uma cyborg linda como a Lak? Ora, eu teria que expulsar a grande maioria de amigos que tenho se achasse que esses detalhes pessoais de alguma forma constituíssem empecilhos para uma relação saudável.

    Eu me afastei um pouco da única rede social que frequentava exatamente por conta do desconforto que algumas postagens me causavam, notadamente envoltas em preconceito ou discurso de ódio. E muita ignorância também.
    Vejo que um pouco dessa ignorância acabou descambando aqui, por meio de alguns comentários feitos por pessoas com sérios problemas de interpretação de texto. Em momento algum você defendeu o Lula (aliás, pelo contrário), mas mesmo assim rolou o velho discurso do ‘quanto o PT está te pagando?’.

    Descobri, por meio do comentário de outro iluminado, que você é um cara com frustrações, preconceituoso e que gosta de ter amigos ladrões. Interessante que este último declara nunca ter lido nenhum comentário racista ou preconceituoso acerca da falta de um dedo no Lula. Será que só eu me cansei de ler a expressão “nove dedos” no Facebook ou camisetas com a estampa de uma mão embebida em petróleo faltando um dedo nas manifestações da Paulista, algumas com inscrição dizendo que se ele tivesse dez dedos roubaria ainda mais?

    Corrija-me se estiver errado, mas entendi seu texto como uma denúncia sobre o diabinho interior de alguns que, na falta de argumentos minimamente inteligentes, no auge das discussões apela para agressões voltadas para o que considera os pontos fracos do ‘inimigo’. Assim, feito briga de menino, surgem impropérios como ‘balofo(a)’, ‘vaca’, ‘aleijado’, ‘nove dedos’, ‘tampinha’, ‘bonequinho de piche’, dentre outros menos cotados.

    Também me pareceu que você quis dizer que detalhes físicos não determinam caráter.

    Caso eu tenha entendido tudo errado, por favor me avise para eu me matricular no curso intensivo de interpretação de texto que sugeri à talvez futura coleguinha Suely.

    1. Vc foi brilhante, como sempre, meu amigo. Posso estar maluco, mas não há uma linha neste texto que faça uma defesa pessoal ao ex-presidente.

  4. Pois bem la nos anos 40 teve o ladrão mais comentado de são paulo, que tinha e era codinome de 7 dedos, e o ladrão meneguette, é so procurar na pagina policial da época, agora tem 9 dedos e os que tem 10 dedos tambem, não é ser preconceituoso, e sim estes larapios dos petralhas , PT , como esta na constituição, ser banido, e esta comprovado, que partido ladrão tem de ser distituido.

  5. Porque ninguém faz piadinhas com a situação de Stephen Hawking?

    Sabe porque? Porque as piadas são feitas para denegrir que merece ser denegrido.

    Este sujeito metalúrgico entrou no sindicato para fazer politicagem e trabalhar a serviço das montadoras, recebendo dinheiro das mesmas para mobilizar greves e permitir que houvesse demissões com justa causa, Ele retirava o dele por fora.

  6. Jairo Marques e Robson, parabéns pela coerência e profundas e sábias considerações.
    Abraços.

  7. A deficiência física ou não, nada tem a ver com caráter. Caráter está ligado a pessoa nas suas atitudes no dia a dia, as vezes se ouve que vem de berço nem sempre o avô a avó o pai a mãe irmãos e irmãs tios e tias são decentes e o filho ou filha não tem caráter.
    Creio que o desvio de conduta está mais no convívio principalmente quem é do meio politico, sindicalismo, religioso etc, etc salvadores da pátria dos oprimidos e fracassados aparece todo dia a e historia nos ensina temos que ler. Como dizem quem não lê acredita no que ouve, e o pessoal tem falado muita bobagem veja o discurso dos políticos.

  8. Até onde é possível verificar o Lula é destro. As possibilidades de um destro perder o dedo mindinho da mão esquerda eu diria que está em menos de 1% e o sistema adotado pelo INSS para indenização por “acidente de trabalho” creio que não faz menção a tais diferenças, portanto, acredito que o acidente não é lá muito crível. Quanto ao uso de comentaristas escreverem sobre o “nove dedos” já está consagrado na descrição de Lula e em nada se aplica aos portadores de deficiências. Em tempo, fico imaginando o que o príncipe herdeiro do trono do Japão deve ter pensado durante a sua visita ao Brasil sobre a falta do dedo, pois, no Japão a ausência de tal dedo fica restrito aos membros da Yakuza, que falharam em “seus trabalhos” e precisam se auto mutilar como penitência e pedido de perdão ao grupo.

    Espero que não use sua deficiência para atacar a sociedade sobre as diferenças, pois, ao contrário de ajudar, está mostrando um ranço discriminatório ou você quer ser visto como o pobre coitadinho?

    1. Tetsuo, obrigado por seu comentário. Sobre como “quero ser visto”, deixo o legado do meu trabalho para que vc, com sua sapiência oriental tão profunda, faça sua análise. Um abraço

  9. Desculpe-me, mas discordo totalmente. Pedir a prisão do nove dedos não dá a entender jamais que alguém de nove dedos seja mau caráter. É necessário um esforço descomunal para se chegar a esse raciocínio nada brilhante.
    Ao se pedir a prisão do nove dedos tenta-se somente substituir o nome Lula pela característica física que lhe é peculiar e nada mais.

  10. Quem defende bandido, é cumplice, simples assim, independente de quantos dedos esse tem. Se que queria defender o ponto de vista, que é justo, por que não usou a Mara Gabrilli ao inves do meliante? Ela é inteligente, culta, simples e educada, tudo ao contrario do “citado”. Ela não saqueou o pais, não pregou o nos contra eles, não fugiu da policia, não se escondeu atras de foro privilegiado e não criminalizou e jogou toda culpa do desemprego num juiz. Enfim, a unica coisa que ela não se pode atribuir a ela é o banditismo daquele que vc defende e induz leitores a ter pena.

  11. gostaria q tdos pensassem q Lula é sim pretencioso….foi ministro antes de ser presidente. ..ñ nunca quis ser menos q presidente . ladrão arrogante q acha q manda e todos têm q obedecer…cadeia p ele é pouco…sem dedo ou ñ merece ser preso ele e a Corga toda do pt. ..quem tá no governo são eles..não adianta falar dos outros partidos. ..

  12. É verdade , a oposição sempre foi calhorda e corruptos ,mas o governo atual na Pessoa do Sr. Inácio Lula da Silva , saiu pelo Brasil afora fazendo campanha , e nesta empreitada realizada nos quatros cantos do Brasil esse mesmo senhor prometeu mudanças , falou em combater a corrupção ,falou em realizar as reformas tão esperadas ,a política ,a penal e a tributaria ,e o que eu vi realmente foi um governo apático e cometendo os mesmos erros dos governos anteriores. Eu votei neste senhor acreditando em melhorias no Pais. Mas foi so decepção e mentiras .

  13. Concordo com o seu posicionamento Jairo Marques e, sobre o título “PRENDAM AQUELE MISERÁVEL SEM DEDO” não venho aqui para dissertar sobre ele pois você já o fez maravilhosamente, venho expor meu repúdio a qualquer forma de preconceito e externar meu sentimento em meio a tudo que estamos vivenciando e, que não é novidade. Estamos cansados de ver tudo isso desde o passado e que sempre foi velado!

    Vejo tudo isso como apelativos argumentos fanáticos e preconceituosos de pessoas que não têm bom senso e, tão pouco, estão preocupadas com o principal resultado que desejamos. Como já disse Jairo, não me refiro a você ou ao seu texto como fanático e preconceituoso, mas sim ao título!

    Queremos um país livre de corruptos e não de intitulados de com estudo ou não, com dedo ou não. Existem tantos letrados, formados, eruditos, perseguidos políticos cuja moral e decência nunca fizeram parte de suas vidas e se há algo a ser esclarecido pela “Justiça Cega”, sem dúvida ela deverá ser cega para todos com envolvimento nesta e nas bandalheira passadas. Mas, porque apenas um servindo de bode expiatório. Cadê esses outros?

    Se houver neste país políticos, empresários etc, cidadãos honestos que se disponham a abrir a “caixa preta”, não sobra sequer neste “brasil” um só político, um só empresário, uma só rede de mídias (TV, Rádio, Jornais, Revistas) em quem possamos confiar ou que não esteja metido nesta lama de desonestidade.

    Não podemos mais aceitar que os mesmos políticos, empresários etc, continuem abocanhando o osso como cães ferozes, pois o que não querem é consertar nada, mas sim voltar a mordê-lo…. e, justamente esses que se dizem paladinos querendo condenar, nada mais são aqueles que também no passado vinham abocanhando tudo e estão com dor de cotovelo por não poderem morder tanto quanto antes… ficaram com migalhas!

    Se sair Dilma, sai também Temer e quem assume? Eduardo Cunha? rsrsrsrs Bolsonaro? rsrsrsrs Que moral têm ou quem tem moral para derrubar um governo sendo que são também desonestos ao extremo e estão tão enlameados quanto tantos outros!!! Isso deve ser uma grande piada?

    O TRE deveria sim impugnar a possível “recandidatura” de todos esses parlamentares, vereadores, governadores, prefeitos, políticos viciados no “ramo” para que novos engajem com coragem, seriedade e, sobretudo honestidade. Coisas que não existem ou faltam a todos esses que aí estão…

    A tal da ficha limpa não resolve nada… quem lê essa baboseira? Sabemos quem são esses denominados salvadores do povo, mas o eleitor, aquele que elege sempre os mesmos, acredita nas caras bonitinhas nos programas políticos e nas TVs tendenciosas e nos discursos com promessas levianas que poucos percebemos mas os poucos, infelizmente não são maioria para impedir que sejam reeleitos.

    Será que algum dia seremos realmente uma Nação?

    1. Dizer que o Lula não tem um dedo não é preconceito. Preconceito é julgar algo sem prévio conhecimento. Mas quem não sabe que o Lula não tem um dedo?

    2. Muito oportuno seu comentário Robson, não só pelo título preconceituoso, mas especialmente, pelos desdobramentos dos gravames surgidos com a nova relação de 24 Partidos e mais de 200 agentes [Congressistas] públicos citados como beneficiários por doações de recebimentos da Odebrecht. Isso prova que Congresso Nacional não tem independência e perdeu sua legitimidade.

      No presente está provado que a Lei da Ficha Limpa não funciona e que o Brasil não possui mecanismos preventivos de corrupção, inclusive, para impedir a eleição de políticos profissionais, viciados e sobretudo, corporativistas. Isso segundo o entendimento de muitos brasileiros só ocorrerá com uma ampla reforma Político/Partidária e, Administrativa (para diminuir o tamanho do Estado) e com um eleitorado mais consciente, não os funcionais, comece entender o poder e valor que tem seu voto…

    3. Seu comentário é típico de pessoas que justificam os próprios erros com os erros dos outros. Ou seja, quer justificar os crimes já devidamente investigados, comprovados e condenados pela Justiça Federal com os crimes que outros, porventura, tenham também cometidos, como se isso fosse um salvo-conduto para prática de crimes, como, por exemplo, o Petrolão, o maior esquema criminoso de corrupção da história, cujo idealizador é Luís Inácio Lula Ladrão da Silva e cooptado pela mulher-sapiens como beneficiária direta.

  14. Vejo tudo isso como argumentos fanáticos e preconceituosos de pessoas que não têm bom senso e, tão pouco, estão preocupadas com o principal resultado que desejamos.

    Queremos um país livre de corruptos e não apenas de um ou outro com estudo ou não, com dedo ou não, apanhado, sem dúvida, com envolvimento em toda essa bandalheira, mas servindo de bode expiatório. Cadê os tantos outros? Se Antonio Carlos Magalhães tinha um dossiê que mantinha uma extensa lista de boca fechada, como vai e até onde vai esse dossiê hoje… deve ter crescido exponencialmente!

    Se houver neste país políticos, empresários etc, cidadãos honestos que se disponham a abrir a “caixa preta”, não sobra sequer neste “brasil” um só político, um só empresário, uma só rede de mídias (TV, Rádio, Jornais, Revistas) em quem possamos confiar ou que não esteja metido nesta lama de desonestidade.

    Não podemos mais aceitar que os mesmos políticos, empresários etc, continuem abocanhando o osso como cães ferozes, pois o que não querem é consertar nada, mas sim voltar a mordê-lo…. e, justamente esses que se dizem paladinos querendo condenar, nada mais são aqueles que também no passado vinham abocanhando tudo e estão com dor de cotovelo por não poderem morder tanto quanto antes… ficaram com migalhas!

    Se sair Dilma, sai também Temer e quem assume? Eduardo Cunha? rsrsrsrs Bolsonaro? rsrsrsrs Que moral têm ou quem tem moral para derrubar um governo sendo que são também desonestos ao extremo e estão tão enlameados quanto tantos outros!!! Isso deve ser uma grande piada?

    O TRE deveria sim impugnar a possível “recandidatura” de todos esses parlamentares, vereadores, governadores, prefeitos, políticos viciados no “ramo” para que novos engajem com coragem, seriedade e, sobretudo honestidade. Coisas que não existem ou faltam a todos esses que aí estão…

    A tal da ficha limpa não resolve nada… quem lê essa baboseira? Sabemos quem são esses denominados salvadores do povo, mas o eleitor, aquele que elege sempre os mesmos, acredita nas caras bonitinhas nos programas políticos e nas TVs tendenciosas e nos discursos com promessas levianas que poucos percebemos mas os poucos, infelizmente não são maioria para impedir que sejam reeleitos.

    Será que algum dia seremos realmente uma Nação?

  15. Parabéns, Jairo. Muito bom. Você sempre nos levando a refletir o que se esconde por trás das nossas muitas cascas.

    O mesmo raciocínio se aplica à presidenta da República. Não se está falando se gosta ou não gosta, se merece sair ou ficar.

    O que precisamos perceber é a violência de gênero contida dentro disso, quando se manda tomar no ‘piii’ durante a Copa, quando se faz faixas para seguir nas passeatas chamando de “quenga, vadia, lésbica”, quando se faz adesivo com ela de perna aberta para o tanque de gasolina, quando se fala da sua roupa na posse e quando se parabeniza os filhos pequenos por desenhá-la sendo enforcada. Nunca se viu esse comportamento com presidentes homens. É nessas horas que precisamos parar e rever nossos conceitos, pois algo está muito errado e sequer estamos percebendo que reforçamos as desigualdades.
    Forte abraço.

    1. Rita, excelente!!!!! Mas parece que corremos um risco ao alertar esses estigmas, que nada tem a ver com o embate político de fato. Mas, alguém precisa falar, não é? Um abraço

  16. Em minha opinião o artigo foi muito bem escrito pelo Jairo Marques. O mesmo não tem nada a ver com o desastre econômico e social produzido pelo lider da quadrilha que tomou nosso País de assalto.

    O autor não isenta o Lula de absolutamente nada. Mostra apenas que, além de desnecessários, certos adetivos alimentam erros, hábitos e cacoetes que trazemos de berço.

    1. Não concordo que o autor não isenta Lula. Ele usa de pretexto, suposto preconceito contra deficiências físicas, para defender o indefensável: que Lula é o autor e idealizador da maior corrupção da história. Chamo isso de covardia do autor, que não posta claramente o que pensa, o que seria até direito dele, não a covardia em querer defender um bandido de forma dissimulada.

  17. Recomendo a longa carta aberta de Marcelo Auler ao ministro Eugênio Aragão (http://migre.me/tky5q). Coisa assustadora, para estômagos fortes. Dá uma ideia do nível a que chegou a Polícia Federal nas catacumbas da Lava Jato. E mostra o tipo de interesse sombrio que o ministro enfrentará se quiser de fato moralizar sua pasta.

  18. Puxa saco, você levou quanto do Pt? Quem defende ladrão é o que mesmo? Não estamos interresadas em saber se tem 9 ou 10 dedos. O que se discute, é o dinheiro que ele roubou. Não desvie o assunto com seus recalques.

    1. Ao que parece esta Suely, não entendeu nada do leu e ainda faz comentario babaca do tipo “Puxa saco,vc levou quanto do Pt” este é o tipo de pessoas que nao tendo argumentação agredi verbalmente as pessoas inclusive apontando para deficiencias fisicas etc,

    2. Você tem toda razão Suely, querem desviar o foco, faz parte deste julgamento invertido que reina na cabeça de seus seguidores, onde um investigado pela justiça, já com toneladas de provas e evidências, é considerado inocente, e um juiz que tenta julgá-lo é criminoso. O pior de um país com corruptos, são os cidadãos que os defendem!!

    3. Você já considerou a possibilidade de encarar um cursinho intensivo de interpretação de texto? No mínimo, havendo aproveitamento, poderá livrá-la de micos como o de agora.

    4. Se polítiza Suely…… Defendemos um projeto de inclusão, não exclusão. Esse discurso de qto recebemos do PT, vi em outras épocas, a Casa Grande, com senzalas cheias com tipos iguais a você fazer a mesma coisa. So ganham meia dúzia. Tenho certeza que jamais foi ELITE, uma pobretona com discurso fascista.

  19. Ah, que vontade de dar um beijo mineiro nocê viu! Como isso tem me incomodado,a questão aqui não é a pessoa em si , mas a forma como tem tratado a pessoa com deficiência. Obrigada por falar tão bem essa questão e amenizar minha alma.

    beijo nocê tb Thais … bem mineiramente.

  20. Lula não incomoda pela falta de dedo, mas pela presença de arrogância, deselegância, ignorância e destemperância.

  21. Parabéns! É evidente que explorar um defeito físico de outro ser humano é deplorável, como também são deploráveis os defeitos de caráter, estes porém devem ser bastante evidenciados para que o defeituoso de caráter tenha mesmo vergonha do que fez.
    No caso em questão o que falta como ser humano, cidadão que mereça respeito não é o dedo e sim o caráter e aí não é como na música em voga hoje que diz que é 99% santo e só 1% safado, é 100% safado e mau caráter.

  22. Não é por ter só nove dedos que ele deixou de fazer carreira como sindicalista, fundar um partido e chegar ao posto máximo da nação, mas parece que é fato que isto lhe serviu para uma aposentadoria precoce, ou estou errado?

    1. Novamente vê-se aqui evidenciado o preconceito. O metalúrgico usou o fato de ter um dedo a menos para ter uma aposentadoria precoce, e isso incomoda. O sociólogo professor universitário COM 10 DEDOS se aposentou com exatos 37 anos, mas nunca vi isso incomodar ninguém.

  23. Falou tudo…
    Por mais que tenha bronca do Cerveró, por seu envolvimento em falcatruas não divulgo piadas sobre sua aparência, seu olho fora de alinhamento…isso não tem nada a ver com seu caráter ou safadeza.
    E lembro que desde oinício do PT o Lula era alvo de preconceito por ser de origem nordestina e operário…outra imensa bobagem.

    1. Gostei do seu comentário Sueli, estava lendo o texto e lembrando desses mesmos exemplos que você citou. E Jairim falou tudo mesmo. Pena que tanta gente faltou nas aulas de interpretação de texto, é impressionante a ignorância e o fanatismo. Tá difícil ler notícias do Brasil ultimamente.

  24. Ja que você conhece tanto…por que ele se aposentou sem trabalhar?
    A perda do dedinho foi o motivo da aposentadoria?

  25. Este Sr. Jairo Marques, fez um artigo onde quer mostrar todas as frustações do mesmo. Preconceituoso e gosta de ter amigos ladroes. Não vi, não li nenhum comentário racista, preconceituoso a respeito da falta de dedo do Lula. Uma coisa é roubar e a outra é ter necessidades especiais.

Comments are closed.