Vila do Parapan em Toronto tem diversidade até nas construções
O povo ‘malacabado’ tomou de Toronto, no Canadá, nesta semana, com a proximidade do início dos Jogos Parapan-Americanos, que vão ser disputados por 41 países a partir de sexta-feira (7).
Nesta quarta-feira (05), os jornalistas puderam fazer uma visita ao local que está abrigando cerca de 1.600 atletas, sendo que a delegação brasileira é a maior delas! Aeeee
Como não poderia deixar de ser, a vila é totalmente projetada com desenho universal, ou seja, é preparada para receber pessoas com as mais diferentes necessidades físicas ou sensoriais, embora essa seja a propaganda, senti falta de piso tátil para a orientação dos “zimininos” cegos por lá.
O que chama bastante atenção na vila canadense, que custou quase R$ 2,5 bilhões e conta com 270 unidades acessíveis para pessoas com deficiência, é a diversidade dos formatos das construções, numa mistura arquitetônica e urbanística bem interessante.
Ao mesmo tempo que conservou construções antigas, a vila abriga prédios mais enxutos e com baixo custo, que serão destinados a pessoas de baixa renda, e prédios com sacadas e mais espaçosos, que vão ser vendidos.
O grupo brasileiro, com 270 competidores, está hospedado em uma construção muito bem localizada, próxima ao local das refeições (com comida de várias partes do mundo), de uma academia completa (incluindo uma piscina) e dos pontos de saída da vila, que fica bem próxima à zona comercial de Toronto.
Atualmente, uma exposição do mobiliário destinado aos paraatletas estão em exibição na vila. São 837 camas acessíveis, com altura de 50 cm do chão, para facilitar a transferência de cadeirantes. Há também armários mais baixos, móveis de fácil remoção, acesso à internet e tudo belezinha…
Testei diversas rampas e calçadas da vila e tudo me pareceu muito bom. Quase não há trechos de aclime e declives importantes no local, não há paralelepípedos e as rampas de travessia possuem inclinação suave…
A vila também abriga um banco, lojas, lanchonetes e até um salão de beleza.. ui!
Volto a qualquer hora com mais infos e curiosidades do Parapan 2015!
Obrigada por nos mostrar tudo da vila Jairo.
Parabéns pelo dia dos pais !
Uhruuuu
A vila do Brasil sem dúvida não vai se tornar um elefante branco como alguns estádios da copa, resta saber quem serão os herdeiros.