Criança lá em casa

Folha

No próximo domingo, Dia da Criança, terei menino ou menina meus lá em casa. É, a mulher engravidou e somos pura dúvida, puro mimimi e pura graça de pais frescos já há algumas semanas.

Dá calafrios imaginar que, em um futuro breve, o bagageiro da Kombi terá de comportar a cadeira de rodas do papai e o carrinho do bebê, e que, em dias de garoa, a mamãe vai enlouquecer na árdua missão de dividir a proteção de um guarda-chuva para três.

O berço não poderá ser desses convencionais, pois, sentado, retirar o cagãozinho e levá-lo para o alívio do lencinho suave e da pomada perfumada ficará difícil para mim. Ainda estudamos a ergonomia da banheira e do trocador.

Já está decidido que compraremos um daqueles cangurus que os modernos usam para fazer caminhadas enquanto ninam seus rebentos. Para nós, será uma forma tranquila para mamãe empurrar suas conquistas de sentimentos, com o papai guardando o pequeno no peito.

Meu maior projeto paterno será tentar ensinar meu filho a mergulhar nas possibilidades da diversidade humana. Vamos jogar bola ou brincar de casinha à nossa maneira, mas gritaremos gol ou cantaremos “borboletinha” a cada momento em que recebermos o abraço de um velho, do primo pretinho e dos amigos lelés, cor-de-rosa e diferentões, que, em nosso mundo, sempre serão bem-vindos.

Mamãe e eu não pretendemos que nosso bebê cresça com ideias fixas de ser médico de cabeça, empresário de sucesso, atleta milionário ou celebridade. O que nos importa é que ele tenha a chance de conhecer várias possibilidades de viver bem, de trabalhar pelo bem, de cantar músicas boas em tardes cinzentas e de oferecer sorrisos e apoio a quem necessitar.

É inebriante a perspectiva de quem nunca andou ensinar a dar os primeiros passinhos, de quem nunca correu incentivar a respirar fundo, de quem nunca foi o rei do baile embalar para sacudir o corpo até as pernas não mais aguentarem, mas quero estar pronto também para meditar com um carinha zen, com uma garota alternativa.

Desejamos que nosso feito de amor mais sublime possa degustar manga lambrecando as mãos, que dê risadas rasgadas com bolha de sabão e que seja o líder da turma do “deixa disso” quando surgir qualquer manifestação de guerra, a não ser que ela seja de beijos no vovô ou de papel crepom, daquelas que todos ganham com a diversão.

É claro que um pai mal-acabado como eu fica torcendo para que a cria não herde o seu nariz grande e que venha dos céus inteiramente revisada, mas sinto, junto com a mamãe, a sensação de entender a chance de vir ao mundo como uma dádiva. Poderá tanto ser feliz ao ver o brilho das luzes da torre Eiffel como uma lua nova pela fresta da janela.

Venha para nos ajudar a sermos melhores, meu filho. Venha para nos ensinar mais sobre doação e gratidão. Venha para nos roubar o sono e para nos brindar com sonhos de um verão com castelos de areia e de edredom como cabaninha no inverno.

Nenhum pensamento de dificuldade ou medo nos interessa agora, porque você ainda é um pedacinho de gente que merece apenas água boa, luz e carinho para vir ao mundo berrando e dançando “Macarena”, do jeito que a mamãe gosta, ou mais quietinho, com a mãozinha no queixo, para o orgulho do papai. O que nos importa é te amar.

Comentários

  1. Puxa vida, Jairo, estou muito feliz por vc e Thais. E que texto lindo!

    Todas as bênçãos de luz envolvam vcs três! Um bebê gerado com tanto amor já chega no planeta Terra com todas as chances de ser feliz!

    Grande beijo!

  2. Gostei muito seu blog hoje Jairo. Ansiosissimo para conhecer voce e seu “menino ou menina” novo(a). Eu já sei que você ‘vai ser um pai maravilhoso.

  3. Que notícia maravilhosa. Parabéns para vocês. Seu filho ou filha será um ser humano maravilhoso(a). Porque tenho certeza que vocês como pessoas íntegras e esclarecidas que são, terão muito amor e exemplos a dar. Que traga as maiores alegrias a todos ao seu redor. Abraço.

  4. Oi Jairo parabéns papai um filho é uma dádiva e como já ouvi uma vez é o amor em forma de criança que você e sua esposa curtam essa nova experiência com a serenidade de viver cada dia a e cada momento por que educar alguém e tentar ajudada-lo a conhecer e a viver nesse mundo é um enorme projeto de amor.Toda felicidade pra você e sua família
    abraços

  5. Fique tranquilo amigo, o nosso instinto maternal ou paternal aflora com uma força tão grande, que de repente nos pegamos fazendo coisas com nossos pequerruchos, que nem nós mesmos imaginaríamos, com a maior boa vontade… A minha experiência já vem desde Julho de 1986, quando tive certeza da minha gravidez e na época eu usava órteses bilaterais e muletas canadenses… Deu tudo certo!!! Trabalhei até dia 13 de abril, sendo que minha filha nasceu no dia 21 de abril e ainda fui pra maternidade andando com todo o barrigão… Um pedaço iluminado da minha vida !!! Hoje minha já está uma mulher linda aos 27 anos… Meu projeto agora é ser vovó…rsrsrs… Parabéns e curtam muito esse momento inesquecível !!! Felicidades!!! Bjos

  6. Jairo, esse texto deveria ser impresso e emoldurado, é lindo demais, retratou tudo que um pai e uma mãe devem querer para um filho e com toda a liberdade para ele ser o que quiser, simplesmente emocionante.

  7. Estou tão emocionada tio. Adorei a notícia de vocês para o dia das crianças. Parabéns pra a vc e Thaís.
    Bjs

  8. Que lindo cara, parabéns! Só um comentário: todos os pais tem esses pensamentos maravilhosos sobre seus filhos, sobre serem no futuro pessoas felizes, realizadas, generosas, zen, alternativas. Ou até mesmo, que sejam aquilo que os pais não foram – ninguém escapa muito disso. Mas o que acontece com todos e vai acontecer com vc é: ele/a vai ser o que quiser, o que for programado para existir, do jeito dele/a, único, por mais que vc faça, ame, mostre. Vc vai perceber que ele/a nasce com sua personalidade e sua influência será cada vez menor, como foi com seus pais. A única coisa que podemos fazer para os filhos é amá-los, sem esperar muito em troca. O resto eles vão fazer por si mesmos, quer gostemos ou não.

    1. Lili, obrigado! Recomendo que vc leia a minha coluna anterior: “Os filhos que a gente (não) quer. Um abraço

  9. Parabéns para vocês, pais novinhos em folha! Sei que todos os pais ficam na maior aflição quando está para vir o 1º filho (a).Imagino vocês. Mas vai dar tudo certo, as coisas irão se arranjando no devido tempo. Curtam muito esse filho que irá enriquecer as sua vidas e já vejo acara de felicidade que você está, Jairo. Fico muito contente com essa imagem. E não tenho dúvidas de que vocês dois, Thaís e você, irão ser bons pais. Parabbéns novamente e bjs nos dois ou será nos três, de agora em diante?

  10. Jairo e Thais
    parabéns pela maravilhosa realização. Certeza que é um sonho antigo dos dois, que finalmente ganhou forma… Não sei de quantas semanas estão, mas que seja uma forma linda, mesmo que herde o nariz do Jairo hihihihi
    Desejo, claro, que o bebê tenha saúde, isso é de praxe. Mas, mais importante que isso – porque destino a gente não tem como prever ou garantir – desejo que o bebê herde a força inabalável de vocês dois. Que ele tenha a garra e persistência de ir atrás dos sonhos dele, que seja louquinho o suficiente para acreditar que pode mudar o mundo, igual vocês! E, sobretudo, que herde o talento para embalar o mundo através das letras singelas de uma escrita bem feita! Que o fruto caia bem pertinho da árvore hehe
    Parabéns, mais uma vez!
    beijinhos sonoros,
    Lak

    1. Bonito demais, Lak! Obrigado!! Nossas árvores são frondosas, com galhos bem grandes para amparar o nosso filho onde quer que ele caia! Bjos

  11. Putz ñ poderia ficar sem comentar isso. Que felicidade meu brother que fiquei por vcs. Eu to com uns sobrinhos netos bebes aqui é muito bom criança em casa.Parabéns pra vcs meu amigo.

  12. Cara, chorei! Pra variar suas colocações são ótimas e verdadeiras. Arrebentou e sei que serão os pais ideais para esse bebê.

  13. Que notícia maravilhos….alegrou o meu dia!
    Parabéns Jairão e Thaís…estão embarcando na maior viagem de suas vidas!!

    Estou muito emocionado, de verdade… tenho certeza que essa criança será muito amada por vocês e pelos outros “irmãozinhos, primos ou tios” que visitam seu blog.

    Grande abraço!!

    1. Vou sempre lembrar de um abraço que vc me deu, faz um tempinho, dizendo que ser pai era a melhor coisa do mundo.. tamujunto

  14. Glória a Deus queridos! Pra variar fiquei muito emocionada, que Jesus esteja com vocês todo o tempo! Beijos

  15. mas que surpresa maravilhosa, demais de boa Jairim. Parabéns pra você e a Thaís e os avós babões. Feliz demais com essa notícia. Beijos.

  16. Jairo, parabéns!!!!
    Que este pqno ou pqna traga paz aos corações, alegrias, surpresas, que tire o sono e multiplique os sorrisos.
    Acredito que esta seja a melhor forma de planejar o futuro das crianças, incentivando sua individualidade, que eles sejam o que quiserem e não apenas meros depositários dos sonhos dos pais.
    Ainda não tenho filhos, mas creio que esta é sem dúvida um dos maiores legados que podemos deixar ao mundo.
    Bjo gde

    1. Ariane, temos esse desafio grudado em nossa parece: deixar ele ser o que os sonhos dele o mandarem! Beijos e obrigado!

  17. Queridos fiquei muito feliz com a notícia da chegada de uma criança que sei será uma pessoinha muito iluminada. Pois duas pessoas amadas e do bem, só podem gerar um ser que trará muita luz e alegrias. Muitos beijos.

  18. Parabéns Jairo! A vida a partir de agora tem novo sentido. Nossa continuidade, parte legítima de nós. Filho é benção! Feliz por te ver sendo abençoado desta maneira. Beijo grande e muitas felicidades pra família! Elaine

  19. Que notícia mais maraviwonderful para esta semana da criança!!!
    A divindade começa a se manifestar nas pequenas criaturas para demonstrar sua grandiosidade de um modo humilde, nos lembrando que o maior dos homens um dia também precisou de mãos que o amparassem.
    Esta incumbência, hoje, foi transferida a vocês, que agora passarão a ter a mais bela, gratificante e difícil missão de guiar os passos de mais um futuro grande homem. De mais uma partícula de Deus.
    Sejam muito felizes nesta mais nova e importante fase de suas vidas. Beijos aos três… Parabéns

  20. Ai, Jairo! Chorei litros de alegria por vcs, crianças sempre devem ser festejadas, e pelo texto lindo. Quando ele/ela crescer e ler estas super bem traçadas linhas, vai se sentir imensamente amado/a.
    Parabéns, que seja um ser humano da melhor qualidade!

    1. Mariane, talvez ele nem goste tanto, porque serão outros tempos, mas, sinceramente, o que importa para mim é amar a criatura desde muito cedinho! bjosss

  21. Coisa mais linda do mundo!!!!!!!!!!!!!
    Já vem rodeado de amor!
    Feliz, feliz, feliz demais pelos meus amigos e por esse novo amiguinho da Sofia
    Precisamos povoar o mundo com pessoas melhores.
    Que alegria, meninos! A melhor notícia da semana, do mês, do ano.
    Beijos aos três!

  22. Queridos Parabéns! Que venha cheio de saúde e traga muitas felicidades a vocês! Para revolucionar de vez essa história, chutar o balde, enfiar o pé na jaca, recomendo o documentário brasileiro “O Renascimento do Parto”.

      1. Queridos, que delícia, ontem li a notícia, vim aqui dar os parabéns e uma diquinha (vai se acostumando porque todo mundo dá palpite) e hoje estou pensando no domingo, dia 12, que vocês vão passar a 3 (um ainda na barriga), tão gostoso, na expectativa… Beijos com muito carinho.

  23. Professor!!! Chefe!!! PARABÉNS!!! Que felicidade receber essa notícia por um texto lindo de viver desses!!! Muitas felicidades, bençãos e paciência!! Rs… Abraços!

Comments are closed.