Até você, chef?

Jairo Marques

Meu povo, todo o mundo já está careca de saber que impera no Brasil uma farra em relação ao uso das vagas reservadas por lei a pessoas com deficiências e idosos. O embate entre quem precisa e tem o direito de parar sua charanga nos espaços delimitados com o povo folgado, anticidadão e que “não repara” que está passando os outros para trás é diário.

A gravidade desta questão, ignorada totalmente pelas autoridades de trânsito quando se trata de vagas em estacionamentos de locais privados, como se lá fosse terra de ninguém, é intensificada quando gente que influencia gente, gente com mais conhecimento, gente com status de bom moço também ajuda a passar a mão na bunda dos “malacabados”.

Uma leitora fiel do blog fez o flagrante do carrão importado abaixo, usando sem razão e sem direito uma vaga reservada, no último domingo (14), em um supermercado de bacanas, na avenida Heitor Penteado, na zona oeste de São Paulo.

Carro do chef Atala estacionado irregularmente em uma vaga de pessoa com deficiência

Carro do chef Atala estacionado irregularmente em uma vaga de pessoa com deficiência

O dono do carro é o badalado, estrelado e flambado chef internacional Alex Atala, que justificou aquilo que metade da humanidade justifica quando é pega de calças curtas: “num vi aquela marca ziiiigaaaante e aquele azulão no chão”.

A questão não é fazer nenhuma caça às bruxas, mas personalidades, a meu ver, precisam ter cuidado redobrado em sua relação a ações de cidadania. Grande reconhecimento, grande peso social, afinal, na hora de fazer comercial de margarina dando o aval de seu ‘bom gosto’ aos consumidores e ganhando um belo cachê, ser cidadão bacana conta muitos pontos.

Ou, como diria Stan Lee, o tiozinho que criou o homem-aranha, “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.

Chef  Atala posando para foto em um de seus restaurantes // Karime Xavier-Folhapress
Chef Atala posando para foto em um de seus restaurantes // Karime Xavier-Folhapress

Atala estava acompanhado de um garoto quando estacionou em um espaço beeeem sinalizado. Mais chato ainda os pequenos tendem a aprender com o comportamento dos adultos… aff…

Bem, abaixo, a nota oficial que o chef divulgou, por meio de sua assessoria de imprensa, ao blog. Já tive a “honra” de ir a um dos restaurantes dele e, pelo menos, quase tudo era acessível (faltava cardápio em braile), agora, “di certeza”, a labuta dos “quebrados” tende a ganhar um grande aliado!

“Lamento muito o ocorrido. No domingo, fui ao mercado para deixar o lixo reciclado e, como o estacionamento estava vazio, me distraí e acabei parando de maneira inadequada na vaga, pois era a mais próxima do depósito de lixo.”

Comentários

  1. A portaria 1210 da vigilancia sanitaria do municipio de sp proibi o uso de barba, então este senhor também desrespeita as leis sanitarias

  2. Agora ja sei porque nunca fui com a cara e a comida deste Atala. Alias, voces notaram que niguem mais cobre a cabeca com p… Alguma? Sera que deles ( e delas) nai cai cabelo & outras coisas na gororoba ?
    Ora, tenham do!!!!!!!!

  3. Gente, é que depois que ele trocou as bolas até no sorteio da Copa, ele se considera um deficiente. Só pode ser. Mas enfim NÃO TEM DESCULPA, foi erro, ele mereceu ser flagrado e botado sob o holofote. Isso não se faz. Tenho direito à vagas e filas prioritárias e me causa revolta profunda esse tipo de gente “distraída” que se acha no direito de “não perceber” um sinal tão evidente. E me causa enorme espanto tanta gente achando isso tão normal e defendendo o chef. Gente que deve ter vestido a carapuça e de vez em quando também se “distrai”. País de distraídos, né? O Atalinha adora ir caçar elefante na África, não venham me dizer que é uma pessoa politicamente correta e que foi um mero deslize.

  4. Falta de respeito, independente de ser figura publica ou não. Está cansando nosso descaso com a cidadania. Não pode e pronto!! Não tem essa de “foi só um minutinho” “vou roubar só um pouquinho?” Pelo amor né? Ótima reportagem Sr. Jairo Marques. Tem que denunciar mesmo! Parabéns

  5. O interessante é que sempre tem alguem defendendo o cara, seja por que é famoso, ou por isso, ou por aquilo…. tenho mais de 60 anos e posso dizer aqui que, pelo menos até hoje, não obstante os muitos erros que cometemos na vida, jamais estacionei em local a mim vedado, seja por mera distração ou outra coisa, isso não é desculpa, ou melhor, é desculpa esfarrapada.

Comments are closed.