O teleférico para a cachoeira

Jairo Marques

Nas três cidades da Serra Gaúcha com mais apelo turístico, Gramado, Canela e Nova Petrópolis, o conceito de acessibilidade já é bastante difundido e aplicado.

São regras rampas de acesso (as de Gramado são ruins, mas as de Canela são amplas e exemplares), vários locais possuem piso tátil, é comum encontrar banheiros acessíveis e pessoas com deficiência são bem recebidas.

Claro que ainda há construções com improvisações nada adequadas e pontos sem acesso, mas é importante registrar que um movimento inclusivo já existe.

Algo que muito me chamou a atenção e me deixou mais contente que vendedor de pastel em dia de feira foi o Teleférico do Caracol, uma instalação novinha que permite aos turistas que vão até a cidade de Canela apreciarem beeeem do alto as belezas da serra e o desbunde de uma cachoeira de 130 metros de queda.

foto 4 (2)

Fui até o local bem ressabiado e sem grandes expectativas. Normalmente, essas instalações alegam questões de segurança apartar os quebrados da brincadeira.

Qual não foi minha surpresa ao saber que todo o complexo era “malacabado friendly” 🙂 … A empresa que explora o serviço investiu R$ 15 milhões para que todos pudessem desfrutar de um passeio mega blaster gostosão!

Saquem um videozinho que a patroa fez comigo lá no altão, todo no desfrute …. 😉

O valor da entrada é salgado: R$ 35 (deficientes pagam meia 🙂 ), o que inclui subir e descer o quanto quiser nas três estações do teleférico, estacionamento (há vagas inclusivas), passeio por uma pequena trilha ecológica e apreciar de um ângulo privilegiado a cachoeira.

estacionamento

Os bondinhos são novos, seguros e acomodam tranquilamente uma cadeira de rodas. Quando uma pessoa com mobilidade reduzida quer entrar no equipamento, os técnicos param os motores e auxiliam no embarque, tudo “bem xuxu”.

foto 4 (1)

É possível acomodar uma rampa na entrada dos bondinhos, caso seja necessário. Em uma das estações, há banheiros acessíveis, lanchonetes e lojas de bugigangas.

Na primeira estação, os visitantes já conseguem ver a cachoeira (de longe!) e podem relaxar em uma trilha (com piso super de boa para todos) cheia de árvores, bichos e plantas.

foto 3 (2)

No ponto de maior interesse das pessoas, a terceira estação, que leva para uma visão ‘maraviwonderful’ da cachoeira do Caracol, mais uma surpresa bacanuda: para quem não se dá bem como as escadas, há um elevador que transporta até o deck de observação.

foto 1 (3)

foto 5 (1)

O espaço é amplo, seguro e proporciona uma experiência visual e sensorial (com o vento, o cheiro, o barulho da água) incríveis e para todos!

foto 2 (2)

O ônibus turístico que leva até o teleférico e a outros parques também é acessível. Então, qualquer pessoa pode aproveitar o passeio. Como não sou de ferro, na saída, passei em uma adega que faz experimentação de vinhos… para dar uma esquentada! kkkkkkk

Comentários

  1. Olá, Jairo. Fico feliz em saber que alguns empreendedores tem esse cuidado em propiciar lazer e conforto a pessoas com limitação física. (como diz vc – aos “mal-acabados”). Um abraço.

  2. Já tinha vontade de conhecer as Serras Gaúchas, depois desse post vou me organizar e colocar o brutinho na estrada e sentar a puá pras bandas do sul, parabéns pela viagem, um abraço e um beijo na 1ª dama.

    1. Zé, é uma viagem super gostosa… E eu nem falei sobre os bons vinhos, as cervejas artesanais hummmm…. kkkkkk…. abrasssss

  3. Oi Jairo!

    Que bom saber que teve boas surpresas nas férias.

    Já estive várias vezes nessas cidades, muito lindo e gostoso. Investiram bastante de uns 5 anos pra cá. Só acho que deveriam investir um pouco mais no centro de Porto Alegre.

  4. Oi, Jairo! Tenho acompanhado seu blog e não só me informado, mas me divertido muito com suas abordagens sobre inclusão. Talvez tenha me ligado mais por ser mãe de um autista lindo, o Vinícius, de seis anos, e ter minha mãe enfrentando dificuldades de mobilidade por conta da obesidade. Continue tratando de temas importantes como estes de maneira leve, pois a cobrança de responsabilidades com bom humor talvez facilite o alcance dos direitos de cidadania. Forte abraço!

    1. Simone, são relatos como o seu que me fortalecem e me reafirmam o caminho! Muuuuito obrigado por sua leitura e por seu carinho.. tamojuntos! Bjos

  5. Muito bom, que grata surpresa algo com esse nível de cuidado hein presidente??
    Por um átimo de segundo, achei que vc estava na Suíça.

  6. Gostei da sua viagem, temos que ir onde queremos, sabendo que poderemos encontrar dificuldades, e quando a coisa flui é muito bom e tem que ser compartilhada.

Comments are closed.