Cadeirantes fajutos
Pipocam nas redes sociais imagens de supostos larápios que compraram ingressos para Copa se passando por pessoas com deficiências e tendo o direito de ficar em lugares com visão bacana dos estádios.
Os flagrantes mostram os supostos cadeirantes fajutos em pé, o que demonstraria que eles não precisariam daqueles espaços, que são falsários, aproveitadores, crápulas e tudo mais.
Já li até que a polícia vai investigar as imagens do que estão sendo considerados “milagres do Mundial”. Bem, antes de descascar a melancia nessas pessoas, é preciso fazer algumas considerações:
– Nem toda pessoa que precisa de uma cadeira de rodas está totalmente impossibilitada de ficar em pé. Há deficiências que não permitem a marcha, por exemplo, e a pessoa tem a cadeira como um suporte.
– Pessoas em recuperação de um pé quebrado, de uma perna em frangalhos podem fazer uso de cadeiras de rodas e podem ficar em pé.
– Pessoas com órteses que dão sustentação aos membros inferiores podem usar cadeiras de rodas e podem também ficar em pé.
“Tio Jairim, cê bebeu todas na festa junina, né?”
Sim, mesmo com todas essas considerações preciso admitir que haja reais aproveitadores na turma, por mais que me doa “as partes” imaginar o seguinte roteiro:
Primeiro, a pessoa mentiu uma condição física para comprar o ingresso, depois, ela deu um jeito de arrumar uma cadeira de rodas, em seguida, ela passou por uma revista e pelos olhares dos fiscais numa boa para manter a sua mentira…
É possível tudo isso?
É triste imaginar que sim. É triste, a partir de agora, uma pessoa com uma necessidade legítima de um lugar com características diferentes seja olhada torto devido à ação nojenta de gente indigna de receber o título de “civilizada”.
Quando se grita pelos flagrantes desrespeitos aos direitos do povo “malacabado” está se externando a discussão de ampliar a visibilidade e as informações sobre as diferenças.
Os cadeirantes fajutos são fruto de uma sociedade que dá as costas para pressionar com vigor por mais educação, por mais respeito à diversidade, por mais cidadania.
Todas as vezes que eu preciso provar que sou do time dos quebrados, me apoquento, fico #xatiado e considero o fim do mundo. Seria desnecessário medidas assim, caso o ser humano fosse um tiquinho menos egoísta, tivesse mais consciência sobre demandas dos outros.
Mais do que a polícia descobrir se esses torcedores desonraram milhares de pessoas com deficiência e a Justiça condená-las por falsidade ideológica (seria isso, amigos juristas?), é chance de todos os brasileiros refletirem sobre a carência de contato e conhecimento básico em relação às diferenças físicas.
Aos cadeirantes, também fica a reflexão de que a percepção de que “não se usa” a vaga determinada, o ingresso reservado, o emprego da cota está ganhando terreno e fomentando, cada vez mais, o oportunismo.
Dessa maneira, temos de enfrentar com o “carão” e com a coragem todas as flagrantes adversidades desse país para que larápios não se achem no direito de nos atropelar.. mais uma vez.
Ja presenciei um rapaz estacionar em vaga para defeciente,chamei atençao,ele me mandou para aquele lugar
Ja presenciei no Super mercado um rapaz,estacionar num lugar para defecientes,chamei atençao;ele me mandou tomar no CU
É lamentável ver tanta gente falando o que não sabe a respeito de um tema que desconhece. Sou deficiente físico e tenho problemas de mobilidade. Faço uso de órtese para poder dirigir e caminhar, mas não faço uso da cadeira de rodas. É uma opção minha! Mas se o fizesse, seria simplesmente para melhorar a qualidade de vida. Tentei comprar ingressos para a copa, porém além de os lugares não serem tão privilegiados, como são nos estádios brasileiros, no que se trata de assentos para deficientes. Não consegui adquirir, porém existe uma burocracia sem fim. Para retirar o ingresso é necessário apresentar documentação que comprove a condição de deficiente. Laudos oficiais, comprovantes, etc. Simplesmente informar que é deficiente e ir ao estádio é um tanto quanto acreditar no bicho-papão. Está no regulamento da FIFA, que fere a legislação. Veja todo deficiente na cidade de São Paulo, tem direito a adentrar no estádio gratuitamente, no estado de São Paulo em locais públicos que cobrem entrada, como nos parques estaduais. O problema de falar de algo que não conhece, simplesmente mancha que já está desassistido. Porque não chamaram o fiscal da FIFA para verificar o ingresso / condição? Isso é recalque. Não faço a menor questão de utilizar um direito, e acho extremamente vergonhoso alguém ficar com inveja, ou achar que um deficiente, que não é cadeirante, está usurpando um direito ou tendo privilégio diante da maioria. Isso não é crítica, é inveja. Aliás, tenho direito a vaga especial, desconto em impostos, descontos na compra de veículos, etc. Quem tiver interessado e se Deus permitisse, eu trocaria todos os benefícios pela vida que eu teria antes. Ficaria em fila por 10 horas sem reclamar!!!
Decreto 3298 / 99 que promulga a convenção da Guatelama! Isso mesmo, existe uma convenção internacional para a garantia dos direitos dos deficientes, e a definição legal de deficiência:
Art. 4o É considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias:
I – deficiência física – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;
II – deficiência auditiva – perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis na forma seguinte:
a) de 25 a 40 decibéis (db) – surdez leve;
b) de 41 a 55 db – surdez moderada;
c) de 56 a 70 db – surdez acentuada;
d) de 71 a 90 db – surdez severa;
e) acima de 91 db – surdez profunda; e
f) anacusia;
III – deficiência visual – acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações;
I – deficiência física – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)
II – deficiência auditiva – perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)
III – deficiência visual – cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)
IV – deficiência mental – funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:
a) comunicação;
b) cuidado pessoal;
c) habilidades sociais;
d) utilização da comunidade;
d) utilização dos recursos da comunidade; (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004)
e) saúde e segurança;
f) habilidades acadêmicas;
g) lazer; e
h) trabalho;
V – deficiência múltipla – associação de duas ou mais deficiência
Antes de escrever uma matéria ou de fazer comentários, é melhor estudar o assunto e pelo menos verificar os requisitos mínimos para utilizar o local destinado ao deficiente em qualquer lugar.
Antigamente, comprovávamos o óbvio pra evitar constrangimentos maiores.
Agora, somos colocados à disposição pra um linchamento prévio nas redes sociais por uma gente medíocre, obtusa e mal educada que sempre espera sair alguma matéria sensacionalista na TV pra se ”informar” a nosso respeito.
Não é à toa que a atração principal do brasileiro são as novelas com pseudo-atores tentando interpretar textos tão pobres quanto uma redação escrita por um moleque na quinta série
Creio que precisamos ter calma ao jugar apenas pelo primeiro plano, lembram da jovem senhora que foi brutalmente espancada e morta por populares que suspeitaram que ela era a mulher da foto de uma outra que cometera crimes contra crianças. Sei que nosso pais ainda tem muito a aprender sobre cidadania, mas não juguemos precipitadamente. vamos permitir o direito a defesa. É meu sincero ponderar.
É importante a denúncia para que se chegue a verdade e esclareça, se forem inocentes não têm nada a temer ou esconder.
Se for flagrante, não há o que se averiguar… que se desça o sarrafo!!!
PESSOAS QUE ESTÃO COM UMA PERNA QUEBRADA E QUE PRECISA USAR UMA CADEIRA DE RODAS,,ELA NÃO É CONSIDERADA DEFICIENTE.
Concordo com você Izamar. Nun universo em que todo mundo quer dar opiniões, muitas vezes a precipitação leva as pessoas a tirarem conclusões equivocadas sobre uma simples foto. Realmente não se pode concluir o todo somente pela observação de um parte ou uma foto!!!
Não precisa ir muito longe, basta ir num supermercado, seja ele qual for, que em um dia de pagamento qualquer que você verá as vagas de deficientes ocupadas por pessoas absolutamente normais e capacitadas. Mesmo em dias vazios ainda tem alguns que com dezenas de vagas disponíveis ainda fazem questão de parar em vagas para deficiente. Sou deficiente porém posso me locomover perfeitamente e nunca parei em vagas reservadas. Esse é o povo que quer cobrar o governo mas que no final das contas faria o mesmo se estivesse lá.
Cadeirante é quem faz uso contínuo de uma cadeira de rodas e não o que faz de modo esporádico.
Independentemente da situação, isso é lamentável, mas essas pessoas ainda terão o que é de direito a elas……Certamente!!!!!!
Não, não é.
Exatamente isso. Se você quebrar o pé não se torna um portador de necessidades especiais, é ridículo pensar assim, da mesma maneira que se tua mulher engravidar não terá direito a vaga de cadeirante.
Copio o texto do Murilo daqui de baixo:
“Art. 2º Considera-se deficiência toda restrição física, intelectual ou sensorial, de
natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais
atividades essenciais da vida diária e/ou atividades remuneradas, causada ou agravada pelo
ambiente econômico e social, dificultando sua inclusão social…”
Cadeirante é aquele tem a NECESSIDADE dela, mesmo que temporariamente.
Sem mais.
Aqui é o Brasil gente… são os aproveitadores que nunca tiveram educação e que se aproveitam da lei que nunca é cumprida. Basta ver as vagas de carros para deficientes em supermercados e shoppings, todas ocupadas pro estes crápulas.
“Art. 2º Considera-se deficiência toda restrição física, intelectual ou sensorial, de
natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais
atividades essenciais da vida diária e/ou atividades remuneradas, causada ou agravada pelo
ambiente econômico e social, dificultando sua inclusão social…”
Cadeirante é aquele tem a NECESSIDADE dela, mesmo que temporariamente.
Engano seu!
Você pode ser, temporariamente um cadeirante! Por dia, meses e anos! Depende do caso e da necessidade! Tente andar com lesão grave em ambos os membros inferiores, sem lesão na coluna que verá!
Isso é só um reflexo de uma sociedade hipócrita e egoísta. Infelizmente é cultural. O famoso Jeitinho Brasileiro. O pior é que o exemplo de deve vir de cima. Acredito que a justiça, no Brasil, é cega, surda, muda e atualmente vive em estado de coma, pelo menos para os ricos e poderosos … Tenho nojo disso, mas, como sou brasileiro, não desisto nunca …
MUITO BOA A SUA RESPOSTA É DESSE JEITO MESMO.
Qual a novidade? No bairro onde moro, tenho que desviar de bicicletas que insistem em ficar nas calçadas, as pessoas imaginam que o acesso nas esquinas é para bicicletas e não portadores de necessidades especiais. Outro dia passei em frente a uma loja que lavava a calçada com mangueira (agua SP, volume morto) e na esquina haviam 4 PM’s duas mulheres e dois homens, falei sobre o ocorrido e me falaram isto é com a PREFEITURA! Gastamos mais com políticos que educação e saúde juntos; temos o que merecemos…e vândalos são os que querem mudar tudo isso!!!?
Sou portadora de um tipo de Reumatismo raro,crônico,degenerativo e generalizado nas articulações com dificuldade grave para deambular.Mas preciso tb ficar em pé de vez em quando,por causa de problemas circulatórios.Ando com bengala para apoio e cadeira de rodas para longas distâncias.Tenho todos os documentos de portadora de deficiência física e imagino se fosse eu na foto.Estariam fazendo uma má impressão da situação.Mas pelo outro lado,sofremos com a falta de respeito dos outros por infringirem as leis no nosso pais. É uma situação complicada de avaliação.Deveria ser investigado pela polícia e punir se caso fosse uma infração contra ao estatuto do deficiente. O certo é usar o bom censo e a educação. Fica a dica.
Muito obrigado por seu relato, Glaryanne
A cadeirante nessa imagem é a moça (vejam a cadeira preta onde ela se encontra).
Quando se faz esse tipo de projeto é preciso prever o espaço para o cadeirante parar com a cadeira de rodas e é preciso que a cadeira ao lado seja reservada para um acompanhante. Ou seja: em um projeto ficam reservados 2 lugares.
O rapaz dessa imagem provavelmente está na cadeira própria para quem está acompanhando um cadeirante. A moça está na cadeira de rodas e ele na cadeira do acompanhante.
Não estou defendendo nem julgando, apenas queria fazer essa colocação referente a acessibilidade.
Assim como em um estacionamento: é necessário perder 4 vagas comuns para cada vaga destinada ao deficiente.
Em auditórios ficam reservados 2 lugares: cadeirante + acompanhante.
o que está sendo colocado em questão é a atitude da compra do ingresso, podendo se beneficiar de um problema de saúde inexistente, e não a quantidade de lugares ocupados, e pela foto a mulher não apresenta sinais visíveis de problemas físicos.
Do mesmo jeito que as pessoas ficam indignadas com essa foto sem saber da real situação, conheço gente que usa desse tipo de artifício. Se passam por deficientes para furar a fila, para ter locais melhores para estacionar etc, etc. Essas pessoas que se passam por deficientes chegam ao absurdo de colocar adesivos de cadeirantes no próprio carro. Triste essa manobra que burla e toma o lugar de quem realmente necessita.
Isso não é nada … no meu bairro em BH, ficam duas garotas alugando um menina de colo na porta do banco do brasil do bairro planalto por R$5,00 pra que não tá com tempo pra fila . Uma recebe o dinheiro e a outra entra na agencia com o cliente “isperrrrto” com a criança no colo.
Quanta besteira . O lugar ta livre e qualquer um que esteja dentro e o lugar vazio senta . Grande coisa. Coisa de quem nunca foi a um estádio e fica na internet falando porcaria.Sai da internet e viva a vida.
Realmente, é muita besteira.
Falta muita leitura séria para esse povo! O texto é bem claro, mas parece que poucos o leram além da superfície!
Por causa merdas que pensam como você o país esta desse jeito!
Ahhhh, agora sim você explicou tudo. O padrão Fifa previa lugares livres para cadeirantes e ainda exigia que as cadeiras de rodas fossem deixadas lá para aqueles que esquecessem as suas em casa. Ah, vá te catar né. Tem ser muito alienado ou fazer parte deles pra uma pessoa querer defender esses larápios.
Roberto, saia do estádio e vá para escola ou para casa aprender um pouco de boas maneiras. E Jairo….. Você ainda concorda que seu texto é besteira ? Não entendi!!!!
Seu pensamento continua sendo egoísta e de espertalhona, e do tipo que se acha no direito de tudo, como tomar as vagas dos estacionamentos destinados a idosos e deficientes como se não estivesse transgredindo nada, inclusive uma lei. Nosso povo continua sendo vítima dos corruptos cidadãos que elegem corruptos para governar a nação. Vamos nos educar, não é uma questão de julgar, mas de sabermos que o povo brasileiro realmente é capaz de cometer tantos atos falhos como este da foto achando que está sendo superior aos demais semelhantes. Fica a dica à todos, eduquemos nossos filhos, ensinemos a respeitar o outro e seus direitos.
Viver a vida atropelando o direito dos outros? Viver assim não dá!
E O QUE VC ESTA FAZENDO NA INTERNETE TMB? CRITICA QUE AS PESSOAS NÃO TEM O QUE FAZER EU ACHO QUE VC TMB NÃO TEM O QUE FAZER !
PESSOAS QUE ESTÃO COM UMA PERNA QUEBRADA E QUE PRECISA USAR UMA CADEIRA DE RODAS,,ELA NÃO É CONSIDERADA DEFICIENTE.
Não gostei nenhum pouco do comentário referir aos deficientes físicos como “mal-acabados”, sou deficiente e não sou “malacabado”, trabalho, tenho esposa, uma filha e para minha sociedade tenho limitação apenas, e mesmo assim faço meu melhor e por isso, muitos me consideram um exemplo a seguir, se fosse um “malacabado” não estaria na sociedade assim como estou, na posição que estou.
O julgamento daquele que narra o fato foi infeliz e peço que ele se desculpe comigo que sou deficiente.
Sobre o caso da falsidade ideológica daqueles que estão utilizando as poltronas, Deus é Justo e se estiverem aproveitando da situação o julgamento certamente virá para eles, além da vergonha que passaram com sua imagem sendo exposta. Nós habitamos no país do jeitinho, infelizmente é a cultura local, não pretendo condená-los e nem ao povo do Brasil, mas a cultura precisa ser completamente mudada, tanto para os que se aproveitam, quanto para os que se indignam com a situação, porque naquele momento, bastava ir até um segurança e denunciar o caso, ali mesmo estariam apurando e resolvendo se realmente é ou não é direito ocupar aquela vaga, pelo que dizem, nos estádios a segurança é rígida e não faltam profissionais para resolver isso rapidamente.
Vou ficar devendo ficar de joelhos, viu, Rodrigo?!
Sutil… 😀
Concordo com o Deus é justo; Salaam Aleikum…
***Rodrigo faço de suas palavras as minhas, não sou deficiente, mais independente, o respeito cabe em qualquer lugar, “malacado” talvez tenha sido o termo que ele acho de se inspirar em seu próprios pensamentos…acho sim que vc merece um pedido de desculpas, vc não é diferente de ninguém, como todos merece o mesmo respeito…***
Mimimi
Eu tentei comprar 4 jogos da copa com mobilidade reduzida, no meu caso tive paralisia infantil e ando com 2 bengalas canadense, imagine as fraudes no meu tipo de ingresso cuja interpretação pode ser muito abrangente só penso em fraude gigante pois a fifa não cuida disto com o rigor necessário, fazer o que né….. na verdade é questão de educação estas mesmas pessoas que dão este tipo de golpe usam as vagas para cadeirantes ” so um pouquinho ” questão de educação mesmo
Ricardo, ótima a sua contribuição! Obrigado
Não posso julgar essas pessoas,mas já vi uma mulher de muletas na fila de um banco,e logo depois a encontrei no supermercado sem as muletas.E ai?Acreditar em quem?
Espero que se esse rapaz, tem algum deficienocia mesma que temporaria, processe
esse blogueiro. Irresponsavel e preconceituoso.
da mesma forma que esta julgando esse casal pela aparencia, certamente vc ana por esse Brasil fazendo outros prejulgamentos.
Preconceito. conceito criado prematuramente.
Cara, tu é lesado? Você leu o texto? É facil sentar atras de um PC e sair apontando dedoe pedindo processos pra este e aquele, a moda agora é pedir processo pra tudo, tem de averiguar sim, pois existem mesmo pessoas malandras, e se você se sentiu tanto talvez já tenha feito, ou é um dos flagrados e ta com medo de aparecer.
Lesado e tu quem esta ai publicando foto
de pessoas que voce nao conhece. Se fosse
um profissional que merecesse algum credito, voce teria primeiro investigado e nao publicado
fotos de quem voce nao conhece .
Lesado e tu , idiota que publica coisas na base do achismo.
E como teu padrinho disse que o hino da sua Dilma e da elite brancfa,
Sai por este Brasil , assista algum show do Rappa que vera que elite e essa.
Idiota e voce,o prisunha do LULA e a sua DUNDAO. va fazer companhia a ela cara.
Sim sou mais um fajuto, fiz uma cirurgia da coluna e as vezes faco uso desses lugares.
Tu e um idiota cara
“Djavan” tomou água de chuca também. Só assim pra explicar tamanha imbecilidade.
Ou aprendeu a usar a internet hoje cedo.
São as únicas explicações.
Bicho, essa expressão é de chorar pelado no asfalto quente kkkkkkkkkkkk
vou copiar sua foto e pubicar como CADEIRANTE FAJUTO,
E abaixo explico que vc escreveu um artigo com esse titulo.
Aprende a ler e interpretar o texto para depois exalar sua ira raivosa de elite branca!
Aprende a ser profissional, voce publica a foto de um casal, e poe o titulo de Cadeirante fajuto. esta e a mensagem que o publico pega.
Espero que esse casal, veja esta foto
e abra um bom processo pra voce aprender a ser profissional.
Idiota
Djavan, vou te dar uma conselho de graça: procure orientação médica, é sério, você não está bem. Isso não é uma ofensa, juro.
curiosamente,sou sim parte daquela elite branca que homenageou a Dilma, Sou pobre,negro, e tenho aguns probleminhas,coisas bobas da vida. Ma sou sim
parte daquela elite, nao estou no Brasil, mas
acredite , eu consegui me colocar dentro do estadio naquele momento.
E com tristeza profunda que vejo os brasileiros tentando exibir sabedoria e
por interesses dos mais insignificantes darem alimento ao separatismo, na tentativa de ofender alguem, estao proporcionando para que uma coisa tao
nociva se instale no cerno da alma desta nacao.
E simplesmente um absurdo a falta de profissionalismo da midia.
Talvez esse rapaz tenha simplesmente passado por alguma cirurgia, e simplesmente
estege como deficeiente temporario, com seu
devido atestado medico. Talvez esse Rapas estege apenas acompanhando e mulher
que me parece esta comemorando alguma coisa com um braco so, o outro pode estar engessado ou na tipoia. Enfim inumeras situacoes podem estar acontecendo.
Agora me vem aqui o Blogueiro com prejulgamento dizendo que sao deficientes fajuto. E como o LULA, culpando a elite
quando o hino da Dilma vem sem cantado
nos shows do RAPPA.
Djavan, vc não leu o texto…
Sabe, depois que vi esta suposta polêmica, fiquei muito indignada. Pois os julgamentos são terriveis, são agressões verbais, pessoas que não tem idéia do que um diagnostico que impossibilita a pessoa de dar longas caminhadas, de subir rampas, de subir degraus, de correr… pessoas que deve preservar sua musculatura, e para isso é necessario sim o uso de uma cadeira de rodas, para facilitar a mobilidade, pelo menos na arena Pernambuco, não chega carros nos dias de jogos, no caso é necessario sim, utilizar uma cadeira de rodas, mais isso não quer dizer que a pessoa não fique de pé, e não ande. As vagas são para deficiêntes. Eu mesmo tenho um diagnostico de distrofia muscular, e ja passei por muitos julgamentos, agressões verbais. Desde de quando um deficiênte tem que andar com uma placa com informações de seu diagnostico? A pior coisa do mundo é vc ser portador de uma doença rara, e as pessoas falarem para você: ” você não tem nada! tão bonita! Ta fazendo o que no lugar preferencial?” Deixem a investigação funcionar pois vcs podem ta fazendo um mal julgamento pela aparência.
Desculpa Djvan, não entendi seu comentário.
quando você diz:
“que me parece esta comemorando alguma coisa com um braco so, o outro pode estar engessado ou na tipoia”, então entendo que quando alguem quebra um braço precisa de cadeira de rodas para se locomover, até hoje eu imaginava na pior dass hipoteses uma muleta, agora cadeira de rodas por um braço quabrado é estranho não?”
Cara deixa de ser imbecil, o lugar e para que esta portando uma deficiencia, que seje na cadeira de roda, que seje Na muleta, que seje em uma cadeira comum carregada por 2 pessoas. que seje um recem operado de vizicula. ahhhh cara nao sou medico legal
para ficar aqui a te ensinar o que e deficiencia nao.
Djavan; Você disse que não sabe se não. Mas também não tem certeza que sim. Quer saber? Quando é assim. Deixa vir do coração.
kkkkkkkkkk muito boa
“Eu levo a sério mas você disfarça, insiste em 0 x 0 e eu quero 1×1”
Djvan, vc leu o texto? Vc entendeu que certas pessoas estão fraudando um direito legítimo dos PNE, para auto benefício?
Ou vc fez a mesma coisa.
Cara por que vagabundo esta fraudando, voce vai publicar a foto de um casal com uma chamada dessa?
Djavan, seja bem-vindo à Internet. Só uma dica, a história dos gatos bonsai é falsa, ok?
cara voce com o estilo do filosofo russo,
Dr, thomaz Dibrusso
Nossa, como você é inteligentão, fazendo trocadilhos que crianças do pré-primário fazem.
Parabéns. Só que não.
Djvan, infeliz foi sua análise.
Como bem observou o Jairo, você não deve ter lido o texto todo.
O autor está levantando a bandeira do benefício da dúvida em prol do casal da foto.
Pior do que o Brasil só o brasileiro mesmo.
Djavan, hoje está um dia frio. Arranje um bom lugar para ler um livro e deixe o blog em paz.
Ate que em fim um comentario com uma amostra de educacao.
Meu caro, voce e que nao entendeu o que estou a contestar. Nao concordo e com o autor
publicar a foto do casal.. com o titulo de
CADEIRANTES FAJUTOS. para depois explicar.
E o mesmo que publicar uma foto sua,
sob uma chamada de O ASSALTANTE DE SP, e depois esplicar que voce alega ter visto alguem com as caracteristicas do assaltante procurado.
acho que mais infeliz esta sendo voce,
o casal ate a publicacao desta foto, nao precisava do beneficio da duvida.
Que português macabro heim Djavan??
Cara voce na sua imbecilidade votou em um governo ladrao que me negou escola pelos ultimos 12 anos .,e ainda tem a cara de pau de falar de meu portugues?
Edna, você tem muito o que polemizar com o djavan, mas partir para esse tipo de argumento é erudição da ignorância.
Ao invés de escrever em algum comentário vá estudar um pouco!!!! ou vá dormir…
Djavan…você não leu o texto…. ou leu e não compreendeu. Fiquei com dúvidas sobre o teu entendimento, mas não fiquei com dúvidas sobre uma coisa: Você fugiu da escola ou matou muitas aulas de português !!!
Quem nao entendeu foi voce.
O projeto de jornalista publica a foto de um casal que ele nao conhece, faz uma chamada desta. e depois ver exibir suas opinioes.
O que marca e o CASAL FAJUTO, que se reconhecido em algum lugar, sera visto como tal.
Vou Pegar uma foto sua e publicar com o titulo LADRAO DE JOIAS
DEPOIS EXPLICOU ALGUMA PASSAGEM CURIOSO QUE ACONTECEU COM VOCE.
Isto estaria certo pra voce?
Carlos, sem apelar para a ignorância dos arrogantes, por favor. Você e os demais aqui que apelam para essa linha conseguem ser piores.
Djavan Roberto
Deficiente é o seu português, e a sua falta de interpretação do texto do blogueiro…. Povo gosta de dar lição e falar o que não sabe (ou não interpreta direito) “tá louco”…
Sim to louco
vou publicar sua foto com o titulo de
O ESTRUPADOR
depois vou explicar que vc viu alguem que parece com o criminoso procurado.
Djavan, que você não sabe escrever eu percebi, mas… só uma perguntinha: onde você aprendeu ler?
VOU pegar sua foto e publicar
com o titulo de TRAFICANTE DE COCAINA, depois vou explicar que um traficante
te ofereceu alguma coisa e voce nao comprou.
A essencia aqui nao esta nos diacriticos, esta na etica.
a resposta pra vc, que esta ai se sentindo
como a francesa Madame Sentnne Dicuproah, esta na mesma resposta para a sonia.
leia e tire bom proveito.
Infelizmente tem pessoas que fazem isso:
http://blogdosimao.blogosfera.uol.com.br/2014/05/21/vigarista-padrao-fifa/
A lei é abrangente, já que em diversas situações há que se contemplar os vários tipos de deficiência. Mas nem toda deficiência incapacita o cidadão quanto a mobilidade. Deveria, então, prevalecer o bom senso, reservando-se o espaço acessível para os que estejam com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente, ou seja, para os que de fato necessitam.
Exatamente!
BOA TARDE.
PESSOAL EU OLHEI UMAS 6 VEZES ESSA FOTO E NÃO VI NINGUÉM SE APOIANDO EM CORRIMÃO, O RAPAZ ESTA APOIADO NA PRÓPRIA CINTURA, SE ÃO FOSSE NO BRASIL DO JEITINHO EU ACREDITARIA QUE ESTOU ENGANADO, MAS COMO NO BRASIL ESSE TIPO DE COISA É PORQUE O CARA É ESPERTO!!!! BLZ..
eu não consigo dar um passo na frente do outro, mas consigo tomar banho em pé sem me segurar em corrimão. assim que me movo pego o andador…. meu caro essa do corrimão mostra sua inocencia sobre os fatos da vida
São funcionários de prefeituras a receber bolsa qualquer coisa, são pescadores fajutos que nunca pegaram na “vara” a receber seguro defeso, enfim um monte de coisas por aí, tinha que ter a bolsa cadeirante.
Depois de tudo o que o PT nos tem ensinado em várias vertentes, esperamos o quê ?
O PT inventou a corrupção? No Brasil não tem direita e nem esquerda, tem um bando de salafrários que se reúnem para roubar juntos. (Mainardi)
Eu como cadeirante que não fico em pé há 08 anos, e conhecendo os brasileiros há 50 anos, acredito SIM que alguns energúmenos possam estar aproveitando da situação para tirar lugar de TANTAS pessoas que têm o DIREITO de estar lá. Mas é óbvio que existem pessoas com deficiências (PcD) que consegue ficar de pé mas não se locomove, e isso precisa ficar bem claro. É bom lembrar também que há cadeirantes que precisam de acompanhamento 24h, como é caso dos tetraplégicos que necessitam de um cuidador ao lado o tempo todo. Por essas e outras que temos que ter cuidado ao julgar somente a partir de uma foto.
Um esclarecimento inportante, existem 04 tipos de DEFICIÊNCIAS (PcD), FÍSICA, VISUAL, AUDITIVA E INTELECTUAL, podendo elas serem temporárias ou definitivas. Agora, pessoas que têm direito a usufruir de vagas como estacionamento, locais em shows, jogos, etc. são as PcD com DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO, ou seja, esses lugares não são para PcD que se locomovem normalmente, como outro dia vi um rapaz descendo do carro (ele quem estava dirigindo) em uma vaga para PcD que não tinha as mãos, mas se locomovia normalmente, ou seja, essas vagas não são para essas pessoas. Desculpem-me os deficientes visuais e auditivos, essas vagas não são para vocês. Com relação aos deficientes intelectuais a regra é a mesma, tem direito à vaga se tiver dificuldade de locomoção e ponto, não há o que se discutir.
Voltando ao caso das vagas nos estádios, me admira muito as PcD que estão nesses locais “por direito” não se manifestarem. Isso é o Brasil, as pessoas têm medo, vergonha, sei lá o que para tomar uma atitude no local, digo isso porque se vejo uma situação assim faço um escarcéu que é capaz do juiz parar o jogo, na minha frente garanto que não deixaria passar em branco.
Agora pergunto ao autor da foto, você foi dizer para a pessoa que aquele lugar não era dela ou só tirou a foto?
Resumindo, se isso realmente está ocorrendo a culpa é nossa, sendo assim, parem de reclamar e TOMEM UMA ATITUDE!
Não você está errado. No Brasil as Leis Federais nºs 10.048 e 10.098, ambas do ano de 2000, regulamentadas pelo Decreto Federal no 5.296/2004, dispõem sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência física ou VISUAL nos estacionamentos de veículos, definindo inclusive o porte de identificação (outros países como USA tb garantem esse direito aos “deficientes visuais”). Benefícios como o do estacionamento ou no caso do artigo local reservado em eventos inclui não-videntes. Tb dizer que um não-vidente tem facilidade de locomoção é errado. Meu marido é não-vidente e mesmo com o cão-guia não é fácil, como você pensa, andar sozinho…ainda mais em grandes cidades no Brasil ou mesmo no US (onde atualmente moramos).
Eu tenho ingresso, mas tenho dificuldade em subir escadas e caminhadas longas ,fui operada fêmur e estou em recuperação. Caminho normalmente em lugares planos.
Não é meu amigo , mas tenho um amigo que usa protese nas duas pernas , ora se locomove na cadeira de rodas , ora se locomove com as proteses , Dai que ora ele esta em Pe normalmente ora esta de cadeira de rodas , dependendo do seu estado de fadiga.
Existe mais de 90 tipos de deficientes…com cancer,arterosquerose,autista, coluna, etc….e nao precisa ser cego, alejado,cadeirante, se tirar pedaço pedaço do intestino,parte do osso da perna ou mesmo artrite reimatoide, e uma deficiencia e tem ate direito ao cartao Defis…vejam no site da pref sampa quem tem direito e gratuidade nos onibus
E simplesmente um absurdo a falta de profissionalismo da midia.
Talvez esse rapaz tenha simplesmente passado por alguma cirurgia, e simplesmente
estege como deficeiente temporario, com seu
devido atestado medico. Talvez esse Rapas estege apenas acompanhando e mulher
que me parece esta comemorando alguma coisa com um braco so, o outro pode estar engessado ou na tipoia. Enfim inumeras situacoes podem estar acontecendo.
Agora me vem aqui o Blogueiro com prejulgamento dizendo que sao deficientes fajuto. E como o LULA, culpando a elite
quando o hino da Dilma vem sem cantado
nos shows do RAPPA.
Por favor, vá estudar Lìngua Portuguesa, depois venha aqui postar opiniões. Nem escrever você sabe!
Sou da elite branca que seu lula. Lamento pelo portugues, mas e que seu LULA e sua DUNDAO me negaram um escola decente
nos ultimos 12 anos.
Eita bicho burrrrro!
Putz, resisti até o último momento, mas preciso comentar.
Negar escola é demais. É o parasitismo e a auto-piedade tanta que ainda fica 12 anos esperando cair do céu.
Talvez sim eu precise de estudar a lingua portuguesa. Mas certamente tem muita gente
precisando de volta a escola, pois pelo visto
matou aula de etica profissional
Se eu fosse de fato um analfabeto, nao me envergonharia. agora acho vergonha um imbecil nao conseguir captar a mensagem par falta de diacriticos.
thanks for the advice, I will take this into consideration
Minha cara Sonia, eu sou parte daquela elite branca que estava homenageando a sua gloriosa Dilma. Sou pobre, negro e com alguns
probleminhas coisas bobas da vida,mas sou sim parte daquela elite.
Me entristece ver pessoas como voce, gazando de um semi analfabetismo,tentando
criar palco encima da negligencia deste pais
para com seus filhos. Para min e` irrelevante suas tentativas de ofensa, mas
me preocupa os meus irmaos que estao espalhados por todo canto deste brasil. pois
a maioria deles, nao sabe de fato escrever
e certamente serao humilhados por coisas insignificantes como o wisdom que voce exibiu.
cresca ,seja gente
O certo e que voce acumulasse alguma
sabedoria nao estaria tentando se diferenciar
apontando defeitos irrelevantes nos seus irmaos brasileiros.
Cuidado ao descer desse tijolinho, ele e muito baixo e numa ilusao de otica, voce
pode se desequilibrar e cair.
Eu acredito em toda esta sujeirada, pois sofro com transtornos em estacionamentos especiais, onde qualquer um chega e não obedece a sinalização. Simplesmente é uma questão de educação.
É possivel observar o rapaz a direita, apoiando a mão no corrimão e projetando o corpo um pouco para a frente, dando a ideia de que esta apoiando o peso do corpo em um dos corrimões, tipico de alguem que esta com problema nas pernas. O assento que se encontra atras dele é para deficiente. Se ele realmente for, ele esta no local certo. Portanto é possivel que a cadeira ao lado dele seja dele mesmo, e a pessoa na frente sua namorada… pronto resolvido o caso.
Ele NÃO está com a mão sobre o corrimão…
Análises apressadas podem ser injustas para os dois lados da questão, mas deve ser investigado!
O PESSOAL ESTE É O BRASIIIIIL NÃO PODE SER OUTRO