Cadeirantes fajutos
Pipocam nas redes sociais imagens de supostos larápios que compraram ingressos para Copa se passando por pessoas com deficiências e tendo o direito de ficar em lugares com visão bacana dos estádios.
Os flagrantes mostram os supostos cadeirantes fajutos em pé, o que demonstraria que eles não precisariam daqueles espaços, que são falsários, aproveitadores, crápulas e tudo mais.
Já li até que a polícia vai investigar as imagens do que estão sendo considerados “milagres do Mundial”. Bem, antes de descascar a melancia nessas pessoas, é preciso fazer algumas considerações:
– Nem toda pessoa que precisa de uma cadeira de rodas está totalmente impossibilitada de ficar em pé. Há deficiências que não permitem a marcha, por exemplo, e a pessoa tem a cadeira como um suporte.
– Pessoas em recuperação de um pé quebrado, de uma perna em frangalhos podem fazer uso de cadeiras de rodas e podem ficar em pé.
– Pessoas com órteses que dão sustentação aos membros inferiores podem usar cadeiras de rodas e podem também ficar em pé.
“Tio Jairim, cê bebeu todas na festa junina, né?”
Sim, mesmo com todas essas considerações preciso admitir que haja reais aproveitadores na turma, por mais que me doa “as partes” imaginar o seguinte roteiro:
Primeiro, a pessoa mentiu uma condição física para comprar o ingresso, depois, ela deu um jeito de arrumar uma cadeira de rodas, em seguida, ela passou por uma revista e pelos olhares dos fiscais numa boa para manter a sua mentira…
É possível tudo isso?
É triste imaginar que sim. É triste, a partir de agora, uma pessoa com uma necessidade legítima de um lugar com características diferentes seja olhada torto devido à ação nojenta de gente indigna de receber o título de “civilizada”.
Quando se grita pelos flagrantes desrespeitos aos direitos do povo “malacabado” está se externando a discussão de ampliar a visibilidade e as informações sobre as diferenças.
Os cadeirantes fajutos são fruto de uma sociedade que dá as costas para pressionar com vigor por mais educação, por mais respeito à diversidade, por mais cidadania.
Todas as vezes que eu preciso provar que sou do time dos quebrados, me apoquento, fico #xatiado e considero o fim do mundo. Seria desnecessário medidas assim, caso o ser humano fosse um tiquinho menos egoísta, tivesse mais consciência sobre demandas dos outros.
Mais do que a polícia descobrir se esses torcedores desonraram milhares de pessoas com deficiência e a Justiça condená-las por falsidade ideológica (seria isso, amigos juristas?), é chance de todos os brasileiros refletirem sobre a carência de contato e conhecimento básico em relação às diferenças físicas.
Aos cadeirantes, também fica a reflexão de que a percepção de que “não se usa” a vaga determinada, o ingresso reservado, o emprego da cota está ganhando terreno e fomentando, cada vez mais, o oportunismo.
Dessa maneira, temos de enfrentar com o “carão” e com a coragem todas as flagrantes adversidades desse país para que larápios não se achem no direito de nos atropelar.. mais uma vez.
Se for verdade… (se), estas pessoas são sim deficiente, da mente, do coração, da moral, são como nossos políticos, deficientes da caráter.
tenho quase 60 anos qdo tinha 16 anos ouvia-se muito que este seria o pais do futuro estou aguardando ate hoje e o que vi ate hoje foi o retrocesso do ser humano ,desonestidade declarada,faltade amor ao proximo,falta de educaçaõ de `familia´e governamental onde alem de passar de ano sem aprender tiraraõ a materia EDUCAÇAÔ MORAL E CIVICA
Na fan-page do Sérgio Mallandro, junto a um pedido de desculpas deste por não saber que cadeirantes, em alguns casos, podem ficar em pé, há um comentário de um homem que se diz de determinada associação de deficientes do Rio de Janeiro, afirmando que a mulher se chama Adriana e que teria sequelas físicas sofridas após um acidente de carro, o que lhe daria direito a ocupar o assento. Se for verdade (e não digo que há certeza que seja), caímos em mais um caso de julgamentos e xingamentos onde o réu foi condenado sem a devida análise dos fatos. De qualquer modo, sempre há casos de salafrários onde os xingamentos podem ser reaproveitados…
deficiência que possibilite ficar de pe é uma coisa,pular e vibrar na ponta dos pés é picaretagem mesmo.
E você conseguiu ver que estão “pulando e vibrando” apenas por fotos? Parabéns, Troféu Joinha pra você! Tá melhor do que aqueles que conseguem ver a bandeira americana tremulando, também através de uma fotografia.
Mediunidade lvl over 9000
Troféu joinha é ótemo kkkkk…
Pois é. É o que o cara merece. Isso pq eu tô sendo educado.. hehe
(Só esqueci de falar que o caso da bandeira é lá na Lua. 🙂 )
Ótimo texto.
Opa!
Olha, Jairo, não sei de cada um desses casos das fotos que estão circulando em redes sociais. Mas eu não duvido e nem me espanto que tenha falsos cadeirantes indo a estádios a fim de obter os melhores lugares.
Como cadeirante temporária, por conta de uma doença, cansei de ver gente fingindo lesões para furar filas e obter privilégios. E como habitueé de hospitais, cansei de ver falsos cadeirantes, ‘muletantes’ e ‘bengalantes’ tentando filar atestados médicos. É triste, revoltante, mas trata-se de mais uma faceta do país da vantagem e do jeitinho.
Bia, infelizmente, eu tb não duvido
Ué, não seria tudo culpa do PT???
Ser cadeirante não implica necessariamente em não poder ficar de pé, um caso pode ser diferente de outro.
Independente do resultado, temos certeza que no Brasil a mania de levar vantagem em tudo é “normal”. Para mau educados e sem respeito às leis, sem educação. Civilidade 0 (zero).
é, enquanto os turistas dão exemplo recolhendo o lixo, nós brasileiros damos o exemplo ao contrário… é lamentável
Como o uso do bco prioritário do metrô/ônibus. onde jovens usam p/ jogar video-games no cel.!!.. fazer a maquiagem. isto é o BRAZIL !! BRAZIL!!!.. Não sei porque o espanto///#IMPUNIDADE e CONSCIÊNCIA.. O que é ISSO ?????
No Brasil, por incrível que pareça, os únicos lugares que eu conheço, onde se respeitam as vagas de deficientes e idosos são os puteiros, porque lá tem um leão de chácara para ditar a lei e a ordem das ZBMs. Lá tem alguém que manda e é obedecido. Diferente dessa vergonha que o Brasil está se transformando.
kkkkkkkkkkkkkk é cada uma… valeu, José….
essa foto me lembrou uma vez que fui ao cinemarck.
os locais destinados aos deficientes sao proximos onde gosto de sentar.
o cinema estava cheio, meu assento era no canto, la no alto, lugar bem ruizinho, depois que começou o filme percebi que o local destinado aos pdc e acompanhante estava vazio, oq fiz? me sentei la. a fila destinada aos mesmos continuou vazia por todo o filme.
sendo assim, sou um miserável de um filho da puta que me aproveitei do lugar de um deficiente?
mania de brasileiro quando um fala mal todo mundo vem logo em seguida falando mal tb.
povo sem senso crítico.
Mario, e tenho certeza que, caso uma pessoa que precisasse do lugar chegasse, vc iria ceder a vaga tranquilamente, não?!
Tem questão que é pura deficiência, de caráter…
Creio que, face a repercussão destas fotos na mídia, fossem estes dois realmente deficientes, já teriam vindo à público se defender. Eu que no início tinha a mesma impressão de muitos que o julgamento havia sido apressado, cada vez mais creio que estes dois são realmente ‘malandros’ que se aproveitaram da vaga de deficientes para assistir a partida.
Pode ser… pode não ser.
Jairo, eu já vi um milagre em um vôo Miami – São Paulo. A sra. entrou no avião em uma cadeira de rodas, e junto com ela a filha e o genro. Na saída ela foi uma das primeiras a sair andando. Enquanto isso eu, meu marido e meu filho cadeirante tivemos que esperar todos descerem, colocarem o elevador, etc. etc. etc. É, nem sempre é legal ser cadeirante., né? Todos querem a vaga, mas ninguém viver se4ntado na cadeira.
Rosa, aproveitadores existem, sim. Abs
E a moda agora é colocar adesivo de deficiente no carro para poder estacionar nos shoppings e vagas nas ruas.
Isso é o fim do mundo… Mas lembrando que apenas o selo não garante o direito ao estacionamento! Um abraço
ISSO É O MILAGRE QUE A COPA ESTA OPERANDO, DEIXE OS PASTORES DAS IGREJAS VEREM ISSO, VAI SER A MAIOR GUERRA CONTRA A FIFA.
Muitos desses oportunistas são os mesmos que “caem de pau” nos políticos e suas falcatruas (de todo tipo), como se seus atos prá levar vantagem em tudo, não fossem também uma forma de corrupção.
Supondo que sejam fajutos esses cadeirantes, eu não vejo diferença nenhuma de qdo uma pessoa “normal” estaciona seu carro numa vaga destinada a deficientes (ou idosos), isso sempre acontece nesse país e a impunidade impera, qdo muito recebem uma multa – leve. Por que haveria de ser diferente na copa? A consciência e o respeito devem existir no dia a dia.
É triste a situação porém eu mesmo ja flagrei varias e varias vezes pessoas parando seus carros em lugares reservados e não são nada especiais….tirei foto, bati boca…e ouço apenas uma longa risada…
fazendo com que não acreditemos em mais ninguém.
acredito que seria melhor levar um atestado, afinal ninguém é obrigado a saber a verdade…e quem não tem nada a temer..pq não provar?
Isso ai meu querido Jairo… Tudo se resume a educação. O Brasil é o melhor pais das Américas em legislação para a pessoa com deficiencia, mas na prática vemos o desrespeito tanto pelo governo como pela maioria da sociedade. Estamos vivendo num país resultado da falta de educação e cultura. Na europa não precisa de legislação porque há respeito, educação, por exemplo basta voce colocar o pé ou a cadeira na faixa de pedestre que os carros imediatamente param para dar passagem, como tambem se ve o respeito as vagas reservadas. Será que um dia chegaremos lá.? Abraços.
Acho que daqui uns 20 anos, Gugu. Eu acho que essa discussão, no futuro, será vista como absurda, uma vez que jamais alguém cogitará que pessoas usam o direito de deficientes sem razão de tê-los. Abrasss
Isto tudo, nada mais é do o reflexo do maior problema do Brasil. IMPUNIDADE. Uma justiça que precisa de cadeira de roda, pois não faz nada, e todo mundo neste “paizinho” sem vergonha, tentando e muitos conseguindo, levar vantagem em tudo, pois as falcatruas que se fazem, resultam em nada.
Alexandre falou tudo amigo, se houvesse punição severa ninguem tentaria, mas aqui é a terra da putaria, só se ferra quem é pobre, os ricos podem tudo, se voce observar o pessoal das cadeiras de rodas não tem cara de pobre não e se realmente fossem cadeirantes teriam cadeiras elétricas, cadeia nestes vagabundos, se a pessoa quebrou o pé e precisa da cadeira, com certeza na época em que ela comprou o ingresso o pézinho tava bom ainda.
ALTO LÁ!!! DEVERIA SER DO CONHECIMENTO DO BLOGUISTA E DEFICIENTE MAL INFORMADO QUE HÁ INÚMEROS CADEIRANTES QUE CONSEGUEM SE PÔR EM PÉ, AUXILIAM AO ENTRAR E SAIR DO CARRO, NO BANHEIRO, MAS QUE NÃO CONSEGUEM ANDAR… CADA CASO É UM CASO, NENHUMA DEFICIÊNCIA É IGUAL A OUTRA…. E DIGO MAIS: O MULETANTE, O CEGO, O SURDO, O MUDO, OS PCs, SÍNDROME DE DOWN, ENTRE MUITOS OUTROS, SÃO TODOS PcD E ANDAM… E TÊM OS MESMOS DIREITOS DOS CADEIRANTES – COMO EU – QUE NÃO CONSEGUEM FICAR EM PÉ… QUER MAIS? AS PcD TÊM DIREITO A UM ACOMPANHANTE QUE LHES PRESTE ASSISTÊNCIA… NÃO JULGUEMOS PELA SUPERFICIALIDADE DE UM INSTANTÂNEO FOTOGRÁFICO.
Paulo, vc não leu o texto antes de comentar…
Boa!!!!! Saber ler é uma coisa, agora compreender o que esta escrito é outra.
ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO IMPRECISA VAI NA CONTRA-MÃO DAS CONQUISTAS HISTÓRICAS DAS PcD… INCENTIVA O DESRESPEITO ÀS VAGAS PRIVATIVAS, ENTRE OUTROS DIREITOS VIOLENTADOS TODOS OS DIAS, POIS ESTIGMATIZA A PcD COMO GENTE DESONESTA… ACADÊMICO DE JORNALISMO, QUE SOU, NA UFMS APRENDI: APURA-SE PRIMEIRO; DEPOIS DE INTEGRALIZADA A INFORMAÇÃO, PUBLICA-SE… E O BLOG NÃO TEM TIDO ESSE CUIDADO.
Paulo, sua leitura continua torta. Fico com vergonha porque tb fiz jornalismo na UFMS e me entristece saber que estão admitindo pessoas com analfabetismo funcional.
Sinceramente, o povo tem uma preguiça para ler e quando dá ataque, só fala M.
O texto, está ótimo e muito bem explicado.
Logo que vi a foto, no Facebook, achei um absurdo, me irritei e tal. Mas lendo os comentários antes de falar asneira, vi que realmente existe lógica. Algumas pessoas tem deficiência temporária e outras, problema de locomoção. Visto que meu pai, tb é assim. Ele não anda em mercado, porque não consegue ficar muito tempo em pé. Ele toma banho sentado, mas dirige, trabalha, dependendo do dia, ele até consegue andar por uns 10 minutinhos e contanto que não tenha escadas, nem rampas….e nem por isso, é deficiente, mas se tivesse que ir a um jogo, com certeza, teria que ser numa cadeira de rodas. Então, engoli minha indignação e concordei, que apesar de sabermos que existem espertinhos, NÃO PODEMOS GENERALIZAR. Belo texto!
Obrigado, Bruna!
Os comentaristas de internet são impressionantes.
Esse aí claramente leu o titulo e já se pôs a apontar uma metralhadora a todos.
Provavelmente o Paulo era um dos cadeirantes ou a esposa dele…
Deveria te pedir desculpas pois não leu mesmo…
Jairo, mais uma prova de deficiência. A pessoa sabe ler mas é incapaz de usar tão inteligência antes de expor uma opinião. Gostei muito do texto e também acho que cada caso é um caso.
Obrigado, Alex
Jair, é impressionante como os títulos das matérias já formam a opinião das pessoas, que não se dão ao trabalho de ler o conteúdo.
Ao ler os comentários aqui, a impressão que dá é que a intencionalidade de um título de boa fé pode ser um tiro no pé, dada a intenção de informar.
Pois é, Victor, mas isso não pode desencorajar quem escreve, não é mesmo? Abraço
PESSOA DEFICIENTE, SIM… INFORMAÇÃO DEFICIENTE, NÃO!!!
É, Paulo… Nós, brasileiros, temos mais defeitos para enumerar. Um deles é tecer comentários e fazer julgamentos sem ter base para isso.
A base que faltou para você foi NÃO LER O TEXTO…
relevem, ele nao leu se quer o primeiro paragrafo.
mal informado é você, Paulo!!
Nossa, demais isso. O cara nem se presta a ler o texto e ainda quer xingar.
Vai te esconder rapaz.
Vamos Ler a matéria inteira, refletir e depois comentar para não falar asneiras….
Gente, esse aí tomou muita água que passarinho não bebe…
Paulo patético…
Você ficou com preguiça de ler o texto todo? volte e leia novamente antes de abrir a boca! ok?
Ficou nervoso sem ler o texto.
Pq não lê o texto antes de comentar, seu animal… O Autor disse isso tudo isso, na realidade penso q o intuito do post foi mais pra conscientizar acerca disso… Brasileiro é preguiçoso mesmo!
É BEM ISSO, PERDE TEMPO ESCREVENDO O QUE NAO DEVIA. SE LESSE PRIMEIRO A REPORTAGEM TERIA ECONOMIZADO ABOBRINHAS.
Cara, para de ser ignorante, aprenda a ler o texto antes de ficar julgando !
Antes de falar abobrinha, leia o texto!
Paulo o texto começa exatamente explicando que essa possibilidade existe, você leu?
Leia o texto, preste atenção, use o cérebro que tem…
Amigo! Releia o texto ou quer que desenhe?
Mas ele citou as pessoas que usufruem de cadeira de rodas e mesmo assim conseguem se levantar!!!
Como é que o cara faz comentário sem ler a notícia?? Tadinho do Tio Jairim se esforçou tanto pra escrever tudo isso e os caras nem leem antes de criticá-lo. kkkkkkkkkkkkkk
Num é fácil, não, viu, Murilo… abrasss
Paulo Marques, aprenda primeiro a interpretar um texto para depois se ver na condição de criticá-lo.
Esse tipo de comentário é bem típico. A pessoa não lê, mas já tem uma opinião. Sugiro que se coloque o título em letra normal e o resto do texto em negrito, pois as pessoas só leem o que está destacado rsrs
É uma boa dica!
Antes de gritar, leia o texto. Deve estar envergonhado né.
“Leitor de título” spotted…
Ler a matéria antes de comentar geralmente é uma boa ideia.
Bem, era de se esperar coisas desse tipo, se já existe a invasão dos falsos cadeirantes em outros espaços como em vagas de estacionamento. Nem duvido que pessoas desse naipe sejam aquelas que enchem a boca para reclamar do desmandos do país, dos impostos, etc. O castigo ideal para um ser desses: obrigar a andar de cadeiras de rodas por um mês inteiro em qualquer grande cidade do Brasil.
Orienta a “boneca” ir pedir direitos de cadeirante e realizar percurso com as rodas no Bairro do Grajaú SP.
Concordo plenamente!!!!! É uma punição um tanto quanto branda e que com certeza vai fazê-lo refletir na próxima…..
Realmente essas pessoas que se passam por deficientes apenas para levar alguma vantagem devem ser punidas exemplarmente. Não só pelo fato de fingir o que não é, mas principalmente por tirar um direito de um cidadão que realmente precisa, como o portador de necessidades especiais.
Outro dia no shopping vi uns moleques descendo de um carro que acabaram de estacionar na vaga de deficientes e ainda rindo e dizendo: ” O mundo é dos espertos”.
Aposto que esses “espertos” hipócritas reclamam, xingam com toda a raiva do mundo um político corrupto e desonesto. E o que eles são???
Mas tem alguma punição para picaretas, aposto que a próxima aparição da gata será na revista Playboy, kkk #é a cara do brasil.
Um exemplo…
https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10403705_659168150831244_5444914751646083182_n.jpg
O POVINHO VAGABUNDO MEU DEUS,PEGAR UMA ENXADA NÃO QUER, IMAGINE SE UMA PESSOA DESSA TIVER QUE TRABALHAR UM DIA AI COISA FICA FEIA,SEM TER NADA JA ESTA ASSIM.KKKKKK.
Uma vez um deficiente me disse….eu nao preciso toda hora mostrar a minha deficiência, que em varios casos pode nao ser aparente. As pessoas usam proteses e podem nao estar a mostra. É preciso cuidado ao julgar, e com o que se publica e comenta por uma foto.
Exatamente
Cautela , porque eu sou amputada uso prótese de bermuda e mesmo assim por várias vezes que entro na fila preferencial de banco ou mercado , as pessoas me fazem passar constrangimento ,só depois que olham bem para minha perna percebem, mais antes me chamam de oportunista .