Um “malacabado” no caminho de Santiago

Jairo Marques

Dia após dia recebo relatos de pessoas com deficiência, que nesta humilde página são os “malacabados”, quebrando fronteiras inimagináveis daquilo que se pensa possível para suas realidades.

“Ixi, tio, a frase acima ficou meio complexa. Explicaí, nego?”

É simples, já há cegos em complexos cargos que exigem muita leitura, há surdos criando formas ninjas de se comunicarem, há “quebrados” escalando montanhas, há paralisados cerebrais, downs e tchuberubes em geral ganhando títulos acadêmicos.

Eu me recuso a achar que essa movimentação toda trata-se de “exemplos de superação”. Não é… é gente, são humanos, são cidadãos berrando aos quatro cantos do mundo que é tudo é possível quando se compreende, respeita-se e apoia-se a diversidade!

Esse rodamoinho de realizações tende a ganhar cada vez mais velocidade, pois com a visibilidade de um, outro se anima a fazer também, o que é fantástico para a inclusão, para a conquista de mais espaço social, de mais cidadania.

Pois bem, dentro desses casos “maraviwonderful” de quebra dos anteparos dessa Matrix em que fomos enfiados (os leitores antigos devem estar com “xodades do termo! Kkkkk), sim, um mundo paralelo onde tudo é “supostamente diferente”, há um que preciso rasgar o verbo por aqui.

Um amigo, um leitor e um cabra da peste de São José dos Campos, um “rapaizim” todo comprometido das partes, mais conhecido como Evandro Bonocchi, vai ser o primeiro cadeirante do Brasil sil sil a fazer o “Caminho de Santiago de Compostela”! Aêêêê

Na imagem, Evandro com a “famiage’: Em seu colo, o filho Domênico, e ao lado, a mulher, Fabíola

Evandrão (para saber mais sobre a vida dele, clica no bozo ) viaja no finalzinho de agosto e vai usar uma handbike (aquelas bicicletas para ‘dificientes’) em sua jornada, programada para durar 18 dias … (ai que preguiiiça 😀 )

Esse ‘menino bão’ diz que treina, em média, 35 quilômetros de pedaladas por dia e está mais preparado que aquela moça “Anita” para fazer o percurso que, no total, tem quase 800 quilômetros (ai que preguiiiça 2 😯 ).

Agora, saquem só que “belezera”: Vai ser possível acompanhar online, pelo site de um dos patrocinadores da jornada, por onde o meninão estará zanzando! Anotem aí o endereço www.panoramarastreamento.com.br

Na imagem, Evandro em sua bike. No detalhe, o rastreador que vai permitir saber por onde ele irá ‘zanzar’

Caso o bicho peque e ele fique cansadinho ou tenha algum imprevisto, ele poderá acionar um “botão de pânico” (uuuuia) que vai mandar um alarme para a empresa e, assim, mandar um pessoal para resgatar a equipe.

Toda a aventura vai ser acompanhada por treinadores, fotógrafo e ‘tudibão’.

Evandrão, em sua handbike, juntamente com a equipe que irá acompanhá-lo ao longo do caminho

Agora, o maaaais legal!

Com exclusividade, esse blog irá dar “pílulas” da viagem do Evandrão! Ao longo do intrigante e espiritual caminho, ele vai enviar fotos, pequenos relatos e chorar para a mãe que tá cansadinho… kkkkkkkkkkkkkk

“Sonho em fazer esse caminho há 17 anos… por algum tempo pensei que não seria mais possível, mas, graças a Deus, só perdi os movimentos das pernas… não a teimosia 😎 ! Poder realizar algo que tanto sonhei, tem um sabor indescritível e um valor imensurável!”

Boa viagem, queridão! Por aqui, “nóistudo” vamos ficar de olho!!!

Comentários

  1. Adorei a notícia, vou acompanhar essa proeza para tomar coragem de um dia fazer esse caminho (agora terei que arrumar outra desculpa para a preguiça rsss).
    Parabéns Evandro, estarei torcendo.

  2. Você ainda chama o Evandro de Bob? Coididoido esse caminho de Santiago, só topo fazer de moto ou teco-teco. Na pior das hipóteses, de parapente com o Augusto (ei, Gugu, que tal?). Tô na torcida para que não seja necessário apertar o tal “botãozinho de pânico” e tudo transcorra bem até o fim. Só uma dúvida: o Evandro e o Josimar vão de handbike, certo? E os pobres andantes, como vão acompanhar os malucos? De bike? A pé, acho impossível fazer esse monte de quilômetros por dia. Grande abraço e curtam tudo!

  3. Parabéns ao Evandro. Um malacabado com imensa força para enfrentar as dificuldades que foram postas em seu caminho. Além de vencer suas próprias dificuldades ele mostra aos outros com os mesmos problemas que tudo é possível. Parabéns ao Evandro por sonhar. Parabéns Josimar por embarcar no sonho e transforma-lo em seu também. Parabéns a todos os participantes.

  4. parabéns pro Evandro, os outros da equipe, os familiares e patrocinadores de todos os envolvidos, fiquei super feliz com essa notícia, que aventura mais mariwonderful. Sequóia e eu vamos torcer por todos daqui de casa e acompanhar a viagem. Beijo Jairim, saudades.

    1. Paula, algumas regras a gente questiona, pela minha experiência, por não ter acesso a informação do tooodo… eu mesmo já questionei várias, mas, com o tempo, fui vendo que tudo faz sentido.. mas podemos retomar o assunto aqui, sim.. bjos

  5. Com muito orgulho vou fazer parte dessa equipe.
    Eu, Miltinho, Grazi, André, Pimenta e os dois malacabados vamos fazer a Espanha tremer!!!
    Com certeza esse caminho não será mais o mesmo depois da nossa passagem por lá!
    Avante Handgrinos!!
    Abraço Jairo.

  6. Oi Jairo! O Evandro irá ficar todo estropiado, além da que ele tem atualmente! Conheci uma pessoa “normal” que fez esse caminho e voltou todo quebrado. Ele o fez à pé. Fora isto, torço para que dê tudo certo com esse teimosão. Bjs.

  7. Oi Jairo! To sumida mas não deixo de te acompanhar rumo à dominação do mundo. Você tem razão, superação não é coisa de iluminados, super-heróis, selecionados pelos deuses… é o que fazemos todos nós, todos os dias, em várias escalas de atuação. Somente os desafios a superar variam =D Bj grande!

  8. Boa dia meu querido… Parabens pela iniciativa de divulgar essa “aventura do cadeirante Evandro.
    Mas acho lamentável que apenas ele seja citado, pois ele não é o cadeirante que esta na jornada. Existe outro o Josimar.
    Caramba essa materia esta muito estranha…Jairo meu querido vamos fazer uma materia completa.. por favor…

    1. Andrea, estranha por quem, meu bem?! A jornada é de um cadeirante, não é?! Excelente e sensacional o apoio que ele terá, mas não vi a necessidade de citar os nomes… se quiser, pode fazer isso nos coments.

        1. Bem Andrea, não existe aqui nenhuma intenção de ocultar o nome de ninguém…criei esse projeto, convidei meus amigos e como vc faz questão vou citá-los,são: Miltinho Miranda, Leandro Bonocchi, Andre Luis Silva, Luis Pimentel, Josimar Sena e Graziela Teixeira, essas são as pessoas que fazem parte da equipe. Acredito que a razão do post seja porque aqui já foi contada a minha história e conversando com o Jairo, surgiu a ideia de fazermos um diário para que outras pessoas acompanhem essa minha tragetória.
          Ok?

          1. Olha Evandro em nenhum momento estou querendo tirar seu credito, mas o dito jornalista foi muito seletivo em afirmar que você seria o unico cadeirante no projeto.

            “Um amigo, um leitor e um cabra da peste de São José dos Campos, um “rapaizim” todo comprometido das partes, mais conhecido como Evandro Bonocchi, vai ser o primeiro cadeirante do Brasil sil sil a fazer o “Caminho de Santiago de Compostela”

            Na verdade você tem todo direito de querer ser a estrela e dono da sua historia, isso quando ela é só sua.

            Você foi e esta sendo injusto com Josimar, tanto que na sua lista ele esta praticamente em ultimo.

            Mas você terá 18 dias para se tornar humilde e la você saberá qual o valor de cada pessoa.

            Final

        2. Andréa

          Gostaria de deixar bem claro que seus comentários não fazem sentido e você está falando sem conhecer a mim ou ao Evandro. Acredito que a mãe do Evandro resumiu muito bem: somos amigos e sou acolhido pela família com muito carinho.

          Este projeto do Caminho de Santiago é um sonho do Evandro. Eu me senti honrado e muito feliz por poder fazer parte e acompanhá-lo. Em nenhum momento me sinto excluído ou diminuído em qualquer matéria ou comentário que estão sendo colocados, pelo contrário, a minha alegria é pela oportunidade de superar mais um desafio, uma oportunidade de como paratleta vencer também está Caminhada.

          Todo projeto foi desenvolvido, preparado e organizado pelo Evandro, não seria justo que eu apenas como convidado para acompanhá-lo viesse a retirar ou diminuir o trabalho e esforço dele. Como amigo, estarei muito feliz acompanhando-o nesta jornada e não quero que nenhum comentário negativo ou depreciativo venha a colocar em dúvida a grande amizade que tenho por ele e por sua família.

          Eu estou envolvido em seus comentários e tenho a dizer que não concordo e não autorizo que você venha a falar em meu nome ou no que você acredita ser em minha defesa, fiquei indignado, pois você está totalmente errada e desconhece os fatos.

          A todos que possam ter lido esta absurda polemica acima, saibam que tenho no meu coração apenas o sentimento de alegria e de satisfação por ter sido convidado para compartilhar este projeto com o Evandro.

          1. Josimar, queridão, faço um desagravo a vc por não ter citado seu nome no post. Eu explico: fiquei na dúvida se vc iria ou não fazer todo o caminho. Todas as infos que eu tinha partiram do Evandro. Jamais achei que vc era “menos” ou mais que alguém. Um abraço

    2. Andréa Oliverr,realmente o Josimar é cadeirante e grande amigo do Evandro (meu filho), a ideia e a organização da expedição é do Evandro, o Josimar aceitou em participar, fazendo parte do grande sonho do Evandro, o fato do Jairo não mencioná-lo não significa que a presença dele (Josimar) seja menos importante…Abraços.

        1. Concordo com a senhora, mas achei injusto não citar o Josimar, pois a superação será de ambos… Pois ele tambem é um cadeirante ira enfrentar as mesmas barreiras e dificuldades.

          Como o proprio Jairo mencionou, ele se reserva o direito de divulgar o nome de quem julgar melhor.

          Creio que o assunto se encerra aqui 🙂

  9. Essa num perco mesmo, mas Jairão uma dúvida: 35 Kilometros por dia x 18 dias perfazem 630 Kilometros e o o restante ?

    1. Opa, vamos lá: ele está treinando 35 km por dia, mas, lá, ele vai ter de bater essa marca, saca?! Ele pretende fazer mais que o dobro disso por dia! Abrasss

Comments are closed.