Regina Casé esquentou de vez

Jairo Marques

Vou me atrever a dizer que o programa “Esquenta”, tocado pela Regina Casé, na “Grobo”, foi uma das maiores exibições positivas de gente “quebrada” da televisão brasileira.

Por mais de duas horas, um povão sem perna, sem braço, cadeirante, cegão, gente pequena e gente prejudicada total das partes ocuparam um espaço nobre da programação mais assistida do país.

E Regina Casé detonou. Pouca gente consegue ser tão espontânea diante de tanta diversidade humana. Geralmente, a reação é ficar com receio, é medir palavras, é fazer cara de dó. O que vi foi uma bagunceira, uma felicidade e uma multidão de informações.

Rapidinho já havia pelas “internets” uma bobagem de alguém criticando uma “gafe” da apresentadora ao brincar com quem não tinha braço… pelamor, a pessoa que escreveu a notinha é quem deveria botar a cara dentro de um buraco e ficar lá durante um mês, de tanta desinformação…

 

O programa contou com uma entrevista com a presidente Dilma, que não falou nada demais e só aproveitou o espaço para pagar de boazinha, mas não acho que isso tenha tirado o brilho do espetáculo.

Falou-se de tudo no “Esquenta”: das possibilidades de vida de um “malacabado”, de seus potenciais, de seus perrengues, de suas demandas. Isso tudo num ambiente absolutamente misturado, uma ‘coididoido’, como se diria lá em Minas… kkkkkkkkkk

Houve também uma abordagem inteligente sobre precauções para que se evite engrossar mais a fila dos quebrados, falou-se a respeito de direitos, de possibilidades. Claramente, a produção sabia do que estava falando…

Assistindo aqueles debates todos, refleti, mais uma vez, sobre o tamanho da força da organização das pessoas. E o avanço das demandas dos ‘estropiados’ vem justamente de gritos incansáveis de quem não anda, não vê, não ouve e nem nada!

Felizmente, o processo de “dominação do mundo” para que ele se torne mais justo e inclusivo a todos continua esquentando…. e bora tocar mais fogo nisso!

* Imagem do Google Imagens

Comentários

  1. Jairo, meu querido. Obrigado por ser o porta voz de muitos…no meu caso, literalmente…kkkkk. Vimos o programa e gostamos muito. Nos sentimos acolhidos e não tratados como coitadinhos. Quem fala ou escreve isso, é tão desinformado e preconceituoso que não percebe nada além de seu próprio umbigo. Mas enfim…o que quero é te parabenizar pelo olhar atento e bem humorado que sempre nos encanta. valeu amigão!!! Saudade, Rui e Fátima

  2. Gosto da Regina Casé, de seu jeito povão e debochado, mas não assisto ao ‘Esquenta’ por achá-lo excessivamente pasteurizado e quase sempre chato, apesar de ter Guel Arraes no corpo de diretores. Então, parece que desta vez perdi muito. Assisti ao trecho que o site da Globo me permitiu, que é o mesmo que rolou no Facebook, e o pouco que vi me fez gostar ainda mais dela e um pouquinho do programa. Fiquei imaginando o alcance que teve, considerando a audiência cativa da emissora e o horário em que foi veiculado. Pelos comentários (tirando os nazistas de sempre, fazer o que né?), percebo que valeu muito ter participado de tantas passeatas, brigado um tantico na justiça, cobrado atitude das pessoas nas ruas. Se a gente for fazer um balanço de poucos anos pra cá, mesmo com algumas reservas será inevitável concluir que houve avanços muito significativos e importantes nos quesitos acessibilidade, inclusão e respeito pelo ser humano. É bom lembrar que a Regina Casé é apenas a apresentadora, ou seja, se a direção não quisesse não teria havido o programa. Então, é mais um motivo para comemorar: o povão do andar de cima está olhando com mais carinho pro lado de cá.

  3. gostei muito do esquenta não pude assistir no dia então assisti na net não me lembro da “gafe “do rapaz sem braço acho que foi tudo tão natural e auto astral não percebi
    sobre a Dilma sinceramente achei legal acho que a regina tem uma habilidade de entrevistar politicos sem além de qualquer quertão partidaria já foram no programa dela Lula ,Dilma ,FHC e Marina Silva.
    abraços

  4. Oi, Jairo!

    Eu vi o programa e sua análise em torno da Regina Casé é a mesma que a minha. Pelo menos, a sua análise é contrária ao da maioria, que não tem conhecimento sobre o que se passa na vida de uma pessoa com deficiência e acha que pode opinar em tudo (mesmo sem saber de nada).

    Em um dos comentários, eu percebi que você quis dizer que você não tem um posicionamento pessoal a respeito da presidente Dilma. Com todo o respeito, isso não cola não! 😀

    Você tem um posicionamento político claro a respeito da Presidenta e isso é natural, como qualquer pessoa tem. Nenhum ser humano é imparcial, graças a Deus. Tome cuidado ao dizer que não tem posicionamento político pessoal. Todo mundo tem, inclusive eu.

    Abs.

    1. Rose, o meu posicionamento é sempre sentado ahahahahahah…. esse blog já aplaudiu iniciativas e já vaiou… meu comprometimento é com a informação… um abraço

  5. Wow! This could be one particular of the most helpful blogs We’ve ever arrive across on this subject. Basically Fantastic. I am also a specialist in this topic so I can understand your effort.

  6. Entendo que os diferentes devam ser respeitados , ter seus direitos reconhecidos pelo poder público merecendo atenção e políticas públicas nesse sentido. O que reprovo é a exibição dessas anomalias de tal maneira que possam parecer vantagens. Não se pode negar que os detentores de deficiencias tem suas vidas dificultadas por inúmeros fatores de um mundo projetado para as pessoas que se encaixam nos padrões universalmente aceitos como normais. Trabalhemos pois em favor dos deficientes físicos sem expo-los a passarela do ridículo.

    1. Nossa que comentário mais preconceituoso Juvencio! só faltou vc dizer que os deficientes devem ficar escondidinhos em casa pq ninguém gosta de ver gente assim.
      Ninguém foi no programa exibir suas “anomalias”, as pessoas foram mostrar que é possível ser feliz e positivo, mesmo tendo alguma deficiencia.
      Gente como vc pensa que o deficiente pra não ser “ridiculo” tem que ficar trancafiado em casa, sentindo pena de si mesmo, achanda que não tem direito de ter uma vida plena como qualquer outra pessoa.

  7. e dificel espera para ter agum programa que enterte todoas as classe sociais….simplesmente regina e tudo de bom com o esquente,duro e aguentar didi e os caras de pau antes dela , a grade da globo deveria tirar do ar essa bobeira toda e dar mais tempo pra regina se divertir e divertir o brasil ….o esquenta vem que vem com tudo isso e muito bom …

  8. Fiquei feliz com seu texto e sua analise sobre o Esquenta, penso dessa maneira também e achei genial como a Regina levou o programam, sou super fã da Regina Casé em qualquer programa que ela faça, justamente pelo jeito simples e direto que ela expoe seus temas.
    Bjs, Luciana

  9. A presidenta Dilma abrilhantou ainda mais esse programa genial da Casé, adorei a referência à rampa do Planalto (Regina lançou a campanha para que todas do país tenham a mesma dimensão rs) e o bom humor quanto à expressão “ajuntar”.

    Só não gostei da exibição fragmentada, acabei perdendo uns pedaços, melhor seria se tivesse exibido num bloco só (se não me engano com o presidente Lula foi assim).

  10. Que pena que perdi.. só vi o final da entrevista da Dilma e um povo como vc diz “cadeirante, sem braço, sem perna” se divertindo..mas gostei do pouco que vi.Tb achei legal terem levado a sério,se informado,passado informações a esse respeito em um programa que atinge um público de vizinhos,primos,professores,mães,malacabados que muitas vezes desconhecem direitos,desconhecem possibilidades devido à falta de instrução,de informação,etc. Boa semana abraço!

  11. Desculpe, Dilma foi ao programa por que foi convidada e não “pra dar uma de boazinha” Foi também por que o maravilhoso empreendimento conta com total apoio do governo federal. E os que comentaram isso como gafe do programa mostra que os 9 % que não gostam da Presidente estáo presentes em todo lugar.

  12. Tenho certeza que a “gafe” da Regina foi comentada por gente movida pelo ódio, só porque no programa teve entrevista com a Dilma. Não vi o programa todo…mas isso que dizem ser gafe é uma maneira natural e brincalhona de admitir que existem deficiências…

  13. Assisti o programa e lembrei de você. Estava só esperando você falar sobre o tema abordado no programa e eu fiquei encantada com tudo.

  14. Discordo em parte. Achei a participação da presidente Dilma muito boa. Cuidado, para que posicionamentos políticos pessoais não o impeçam de ver as coisas com a clareza necessária para fazer uma crítica isenta.

    1. Maisa, não tenho posicionamentos políticos pessoais… tenho crítica sobre todas as ações políticas… um abraço

  15. Achei bem bom … Mostrou o Sarah, falou da diversidade em vários sentidos e ainda de quebra fez a Dilmão a pessoa mais generosa do mundo (só que não)…. Enfim achei a discussão importante durante o almoço de domingo! Bjo

Comments are closed.