O rascunho

Jairo Marques

A primeira vez que aconteceu, eu nem me entendia direito por gente. Era um tico de pessoa e estava no colo da minha mãe, todo serelepe.

 “Nossa, mas esse menino é um exemplo de vida, assim, desse jeito!”

 Olhei para os lados procurando o tal menino e demorei um cadinho para entender que o “exemplo” era mesmo eu… Exemplo de quê, Gzuis?!

De lá para cá, foram centenas de vezes. E é assim com a maioria das pessoas ‘malacabadas’ deste país: Somos considerados exemplos pelo simples fato de estar vivo.

Entendo o argumento comum: é tão difícil para se manter nessa terra e fazer isso sendo prejudicado das vistas, dos ‘zovidos’, do esqueleto ou do geraaaaal se torna algo, realmente, digno de inspiração.

Acontece que eu adoraria ser admirado por razões além de meus cambitos finos, minha coluna torna e por encarar a rua montado em um cavalo ‘relinchante’ de rodas!

Imagino que todos os meus coleguinhas deste mundo paralelo de quem tem uma deficiência tenham o mesmo pensamento: conquistar respeito pelo seu trabalho, pelo seu talento, por algo bom que você tenha feito ou contribuído para o mundo.

Hoje eu completo 38 anos e, mesmo depois de tanta água que já passou pela porteira da minha existência, ainda me considero um “rascunho”.

Bolo “dilícia” que o galerê me preparou… a idade nas velas está errada…. tô fazendo 20 e poucos… ahahhaha

Um rascunho cheio de erros, ideias que ainda precisam ser completadas, pensamento ainda a serem trabalhados.

Mesmo assim, para a minha completa felicidade, um grupo de gente ‘doida’ insiste que eu tenha em mãos em lampião que joga alguma luz em caminhos cheios de pedregulhos.

Eu, com cara de surpresa total, ao chegar na festa que fizeram todinha escondida de mim!

 E qual não foi minha surpresa, neste último sábado (3 de novembro), quando dezenas desses “zimininos” se organizaram quietiiiiinhos e me deram um presente incrível, para eu ficar “me achando” 😯 por pelo menos uns… uns…. dezzzzz minutos… 😀

 

O meu amigo Zé Maria levou os badulaques… na imagem, meu chapeu em forma de caneca de choppe, óculos fashion e as bexigas que formam meu nominho…

Leitores-amigos de várias partes do país e de São Paulo preparam para mim uma grande festa, tudo na surdina, ‘pracabá’ com esse ‘minino bão’ lá de “Trelagoa”.

Quando vi toda a armação feita, explodi em pensamentos sobre mim mesmo e me enchi de coraçõezinhos para aquelas pessoas tão profundamente queridas, tão dedicadas a troco de… NAAAADA além de sensações humanas das mais profundas e verdadeiras.

Minha própria fogueirinha ahahahaha

E vendo aquelas pessoas todas sorrindo para mim, cheias de acessórios malucos pelo corpo, abertas para abraços apertados e dizendo: “Tio, tamo tudo feliz de estarmos aqui no seu níver”, dei uma pirada…

Várias crianças cadeirantinhas, outras inteirinhas, com brilhos absurdos saltando da alma. Me deram aconchegos deliciosos como se dizendo: “Tamujunto”…  que exemplo…

Pura alegria das meninas…

 

A cara da felicidade…

Esse cara é demais

De repente, mais para o fundo do boteco onde foi armada a balada surpresa, gente que saiu de Goiás (com a família toda), de Marília (com metade da família), do interior de Minas (com o casamento fresco, do interior de São Paulo… do… do Paraguay… smile: …

 

Felicidade pra mais de metro
Só eu olhando para a câmera, mas ficou tããão legal!

Todos ali para firmar comigo um pacto de que, se preciso for, são braços quase fortes para uma empreitada de dominar o mundo para ele ser melhor para toooodos… que exemplo…

 No outro canto uma moça cega … e gravidíssima (não me perguntem como cego transa…. 😎 ), outra moça surda, mas que graças a um monte de eletrodos na cabeça tem escutado sons apaixonantes, um povo com paralisia cerebral mais agitado que omelete de um ovo só!!! Poxa vida, quanto exemplo…

 

Dupla mais do que parceira
Tudo gente ‘maraviwonderful’

E os cadeirantes? Empresários, estudantes de grandes universidades, casaizinhos fofos, propagadores de energia, de inspiração e de vontade de ir além… exemplos…

 

Olha que cruzada de pernas desse galã…
Elegância em pessoa
O cara tem estilo, heim?!

E teve a Bete, teve o Robson, teve o Amauri, teve Cybelle, teve a Letícia, teve a Lina, a Fabiana, a Dulce e a meninas, a Denise, a Paulinha, a Dianinha (ai que bolo maraviwonderfull), a Cleide, Lu Dias…. gente que levou, como costuma dizer a Lady Gaga, ajudaram a me criar para o mundo 😮 … Grandes exemplos…

Êh, mulher boniiiita

 

Óculos super potentes
As meninas queridas

Vou seguir firme dizendo que não sou exemplo para ninguém, mas na bagagem da minha história, felizmente, tenho uma coleção extensa de pessoas que guardo pensamentos que me motivam a ser melhor a cada dia, que me lembrar para acordar com vibração de mudar o mundo a cada dia, que me pregam peças inesquecíveis, que compõem um dos diários virtuais, indubitavelmente, mais reais e mais exemplares de todo o Brasil, sil, sil!

 Obrigado, “Zente”!

Comentários

  1. I’ve learn some excellent stuff here. Definitely price bookmarking for revisiting. I surprise how so much effort you set to make this type of great informative web site.

  2. Jairo, mesmo atrasada aqui vão os meus votos de que vc comemore cento e oitenta anos de consciência, felicidade, alegria e muitas realizações. O seu talento e o seu ótimo trabalho já são mais do que reconhecidos. O q acontece é que ainda estamos em uma sociedade preconceituosa q se espanta quando um de nós (da Matrix, como vc sempre escreve) se destaca. Acho que o seu trabalho ajuda a mudar essa mentalidade de que temos que matar um leão por dia para provar q somos capazes. Já cansei de observar olhares e expressões de espanto qdo faço alguma observação ou comentário interessante sobre qualquer coisa e já fiquei furiosa em diversas ocasiões em que pisei na bola e recebi indiretas ou diretas do tipo: “pois é, só podia fazer bobagem mesmo!”. Acontece que, em resposta ao primeiro grupo respondo que o fato de pertencer ao sindicato dos pintores e pintoras de rodapé não impede que eu seja inteligente (afinal, ser tampinha não impede a oxigenação do cérebro, não é mesmo?) e para os sacanas do segundo argumento que perfeito, só mesmo Deus, e que TODO MUNDO erra (matrixiano ou não). Mais uma vez, mil abraços e muito sucesso para vc!!!!!!!!!!

  3. Num primeiro momento tomei um susto, porque ‘tia’ Thaís estava convidando para a festa e eu já com o cartão explodindo por conta da passeata de dezembro. Nunca fui bom de matemática, mas fiz as contas e vi que dava até para levar a madame e o Luquinha. Chamei os dois pra farra, eles toparam na hora e pegamos a kombi voadora. Pelo resumo, parece que foi simples, né? Nananina. Dez dias de ansiedade para um senhor aposentado como eu são verdadeiros alcalóides. A gente conspirando, uns inventando balão, depois tira balão porque a garotada tem alergia, uns confirmando outros não, gente desocupada me botando apelido, enfim, o que eu mais perguntava na nossa janelinha secreta do Facebook era “falta muito pra daqui a pouco?” Acho que essa festa merece entrar para o Guinness, porque nunca antes na história deste País tantas mulheres conseguiram guardar um segredo por tanto tempo. No fim, foi aquela delícia compartilhada contigo, o prazer de rever tanta gente querida e celebrar a vida que foi, afinal de contas, o mote central do encontro daquele bando de malucos. Pena que alguns não puderam ir, lamentei algumas ausências, mas vou guardar para sempre a festa mais louca e encantada de que participei na vida. Ah, e antes que eu me esqueça, parabéns de novo (é hoje ou foi ontem e estou aqui pagando mico?). Beijos, galera!

    1. Leleco, ahahahaqhahhahahhahah (essa foi uma das partes mais engraçadas de boa da festa), conhecer seu filho Luquinha foi demais. O menino tem a energia das pessoas que precisamos para o tal projeto ambicioso que vc bem conhece… um sorriso delicioso…. família boa demais da conta…. abrasss

  4. Jairo, parabéns novamente! A festa estava linda e com um astral altíssimo! E falar mais o quê? O pessoal já disse tudo!!
    bjs em vc e na Thais.

  5. Parabéns meu querido Jairo!!!
    É um prazer enorme ter te conhecido e entrado para a combi, onde conheci pessoas maravilhosas…
    Obrigada por nos proporcionar alegria, Emilly voltou radiante com o balão que a Thaís deu não larga por nada rsrsrs…Ela está aqui do meu lado te mandando um beijo enorme…Beijos Jairo e mais uma vez meus parabéns!!!

  6. Parabéns, Jairo!! Vc realmente merece a nossa admiração. Todos nós colhemos o que plantamos e você tem sido um ótimo agricultor, por isso está colhendo a amizade e respeito de tanta gente. Um grande abraço!! Liliana

  7. Jairão, todo esse complô tem somente um nome “1ª Dama Thaís Naldoni”, tudo começou com ela, qdo. ela deu bandeira branca para nós fazermos uma zueira à sua altura, ai a festa começou, foi uma semana agitada e divertida, prepara daqui, prepara dali, e tudo foi se encaixando perfeitamente, uma hora te conto pessoalmente a zueira que foi, teve ate balões a gás querendo fugir do carro pela av do Estado, foi cômico, olhei no retrovisor e lá estava o balão da letra “I” na traseira do meu carro pedindo passagem, mas deu tudo certo, os balões foram salvos e a festa foi um sucesso, amei rever a kombi lotada de novo, parabéns meu amigão e obrigado por ter me dado carona nessa kombi, abração.

    1. Zé, vc é um dos caras mais carismáticos que conheço. Pode acreditar que torço muito para que vc tenha cada vez mais sucesso, pois suas conquistas são sempre de vários… abraço

  8. E vc achando q ia pro ” shopis ” pra pegar aquele cineminha, hein? Mal sabia o q esse povo doido tava armando,né? Como disse a Betinha foi tudo muito legal desde a combinação pelo fb e os preparativos pra sua chegada. Se vc soubesse o q aqueles balões provocou de risos minutos antes de vc chegar, imagine a cena, o Zé Maria penando pra se desvencilhar dos enroscos das fitas dos balões e o Augusto, o Lucio e o Amauri muito amigos da onça, diga-se de passagem, ficavam mandando o Zé te recepcionar na porta daquele jeito mesmo todo enroscado. Se não fosse eu dar um pequeno help…rs!!! Parabéns de novo e tudo de melhor pra vc sempre! Bjos

  9. Aiii já gastei tudo minhas palavras bonitas no feicebuqui… rs Mas pra vc sempre tem uma reserva 😉 Querido, concordo com a Betinha, foi a melhor festa surpresa que eu já fui! Sua cara foi a melhoooor! Me sinto super honrada de fazer parte desse time! Tamujunto!!! Super parabéns e toda felicidade do mundo pra vc e pra patroa! Grande beijo!

    1. Paulinha, eu adoro saber de suas conquistas…. de alguma forma, são de muitos de nós… um beijão, sua linda!

  10. Parabéns tiu! Infelizmente eu não pude ir pq tava na ripa acompanhando o grafiteiro que tava fazendo a ilustra do meu cd (isso, aquelllleeee cd, ainda!) nu mmuro lá em Paris, ops, lá no Pari… Assim que ficar pronto (Agora vai!) vou te mandar uma cópia com a música “Komb véia”mixadíssima! Muita saúde, luz e todo amor que houver nessa vida meu mano…Abs

Comments are closed.