Tirinhas
“Zente”, tudo certim? Dei sumidinha básica, né? É que tava comemorando do Dia da Criança!
Mas vamos que vamos. Meu povo, felizmente, as iniciativas bacanas que envolvem a questão da inclusão das pessoas com deficiência não param de aparecer no país. Por todos os cantos, há pessoa pensando em novas maneiras de divulgar uma nova mentalidade, uma nova forma de encarar o povo que não anda, não vê, não enxerga e nem nada…. aff hahahahahah
Na semana passada, ‘perezempe’, um museu aqui de São Paulo passou a botar à disposição dos cegões e daqueles que pensam que enxergam 😉 uma série de objetos que simulam fungos, bactérias, vírus… Quem não leu, basta clicar no bozo!
Pois bem, eu adoro divulgar iniciativas inéditas, que procurem envolver o público ao mesmo tempo em que transmitem uma mensagem. E é isso que um grupo de garotos lá de Curitiba está fazendo com um projeto chamado “SuperNormais”… A ideia do “galerê” é transmitir mensagens sobre o universo dos “malacabados” com um pouco de humor, um pouco de ironia, um pouco de veia crítica!
Os carinhas que estão por trás dos quadrinhos são Manoel Negraes, Mirella Prosdócimo, Rafael Bonfim e Rafael Camargo. Dentre eles, tem de tudo: ‘ziminino’ com baixa visual, com o esqueleto avariado…
A pegada desses quadrinhos é bem mais provocativa, digamos assim, do que tudo o que já vi. Por isso mesmo, acho que os desenhos têm um grande potencial de discussão.
Para entendê-los de uma maneira mais completa, é preciso ter um bocadinho de informação sobre a realidade das pessoas ‘malacabadas’, juntá-las com questões diversas do país, das pessoas e refletir sobre as mensagens…
Um componente importante de crítica política e social também esta presente nos trabalhos desse grupo, que desejo muita sorte!
Eu gostei! Hoje publico algumas…. mais para a frente, publico outras!
Gostei muito do seu blog e das suas críticas feitas aos candidatos em plenas eleições.
Infelizmente, poucos candidatos no nosso país se importam com a acessibilidade do cadeirante. Abraços.
Muito bacana as tirinhas! Só tem um ‘porém’. Creio que o objetivo das forças que lutam pela dignidade das pessoas com deficiência não seja pregar uma igualdade sem fundamento, mas sim uma diversidade que convive respeitosamente, onde a riqueza da diferença amplie o leque de possibilidades e soluções para os problemas que ainda teremos de enfrentar, todos juntos, sem exceção, no futuro.
Maycon, mas vc achou que as figuras pregam algo independente? Não entendi plenamente seu ponto de vista… abrass
Procevê né, tio, uma idéia aparentemente simples e ao mesmo tempo porreta. Você classificou a pegada dos quadrinhos como reacionária. Não seria revolucionária? Ou você teria utilizado o termo no sentido de motivadora de reação?
Dúvidas à parte, longa vida a essa garotada (não sei a idade deles, mas me refiro ao espírito) e seu belo e instigante trabalho. Se me permitirem um plágio do bem, gostaria de reproduzir alguns quadrinhos de quando em quando lá no meu cafofo. Acho que meus dois ou três leitores vão gostar.
Tio, o Billy me disse que a passeata de SP vai ocorrer dia 01/12. Tá confirmado, né? Já comprei passagem e paguei hotel.
Beijão, galera!
Negão, pode reproduzir, sim! Sobre a passeata, eu não tive informação sobre datas, ainda…. a palavra pode dar dupla interpretação.. vc tem razão.. vou mudar! Abrasss
Cara, quem sou eu, foi só uma duvida. Porém, ao mesmo tempo em que fico todo metido ao alterar um texto seu (sem querer, mas alterei), aumenta minha admiração por você, pela demonstração de humildade e abertura (ui!!!) a eventuais críticas.
Sobre os quadrinhos, é claro que será dado o devido crédito.
Obrigado, meu rei!
A brobósito, tem post novo lá no cafofo.
Negão, quando as pessoas falam com educação, quando elas querem contribuir para que algo seja melhor, é preciso ser inteligente para acabar sugestões, para aprender, não é mesmo? Agora, eu admito que tenho pavil curto com gente que já vem xingando, já vem querendo dançar o baile sem saber nem qualé a banda ahahahhaha… abração
Os Supernormais são “super”!!! Muito sucesso pra eles! As tirinhas são o máximo!
Que legal, obrigada Jairo!!!
Que bom que vc esta curtindo nossas tirinhas!!!
Manda mais!!! 😉
Merecido sucesso a todos! É incrivel ver que a sindrome do “coitadismo” que assola a população brasileira passa longe dessa turma… Realmente um trabalho sensacional!
Coitadismo é uma praga!!!! Abrass
Sucesso aos SuperNormais…. este trio é SuperLegal !!!!
Ééééé!!!
Cara, que trabalho porreta! Eles estão de parabéns. Me faz lembrar uma um conceito que sempre uso. Ver o mundo a 1,20m de altura te dá outras perspectivas da realidade.
Abs
Ótima frase!
Grande Jairo. Agradecemos o apoio!
Somente uma consideração, somos todos de Curitiba, ok? Abraço
Boa, Rafa!! Grande abraço