As arenas paraolímpicas
Meu povo, e mais uma vez consigo retirar o blog das cinzas! Mas quem me acompanha na Folha ou nas redes sociais sabe que o tio tá trabalhando mais do que cancela de motel, né? 🙂
Este post é para contar um bocadinho “proceis tudo” sobre as arenas de competições aqui de Londres. A acessibilidade que elas dispõem é algo de outro mundo (para quem está acostumado com os arranjados brasileiros, “oficourse”.)
Algo que tem chamado a atenção de todo mundo por aqui também, além do nível de inclusão, é a quantidade incrível de público. Qualquer jogo em qualquer uma das várias arenas estão lotaaaaados. Os ingleses vêm em peso e torcem, vibram, sofrem e mais, têm orgulho dos para-atletas, o que é bonito demais de ver e de viver.
Em um dos principais locais de jogo, o ExCel, onde rolam o levantamento de peso, vôlei sentado, judô entre outras modalidades, há uma rampa de entrada que poderia deixar os bofes do ‘malacabado’ de fora, mas saquem só como rola…
Acho que dá perceber pela foto que a rampa é “quebrada”, tem vários intervalos de respiro. Assim fica mais seguro e fácil para um cadeirante ou um tiozinho mais frágil vencer a subida.
No ExCel também são emprestadas cadeiras “elétricas” ou manuais para quem precisar. Os acessos para pessoas com deficiência são muito bem sinalizados e sempre posicionados em lugares estratégicos de visão e segurança, um luuuxo.
No parque aquático, também tem acesso garantido. Os elevadores (todos, sem exceção, com informações sonoras e braile nas teclas, pros prejudicados das vistas e com dispositivo de frequência específica para quem usa aparelho auditivo) levam até o nível mais alto da arena onde a visão é “maraviwonder”!!!!
No estádio Olímpico, onde rolou a cerimônia de abertura e acontecem as provas de atletismo, também há acessos facilitados e bem sinalizados para os caminhos dos “estropiados”.
Ah, e para quem tem curiosidade de saber como são os pódios de competições que tenham cadeirantes, tá aí uma fota beeem pertinho de um deles! Saquem só o china todo pimpão!
Meu povo, volto a qualquer hora que der….
Beijo nas crianças!!!!!
Vendo essa estrutura toda…tenho receio de como será o desempenho (em questão de aparato físico) do Rio em 2016.
Mesmo sendo de SP, espero que o Rio saiba oferecer bons serviços.
Eu acho que estrutura vai ter, Fernanda… o mais difícil vai ser mudar a cabeça das pessoas!
Estou adorando as paraolimpíadas.
Nossos atletas estão mostrando para o Brasil e para o mundo que para quem tem garra e força de vontade nada é impossível.
Maior exemplo do que esse não existe tanto para deficientes como aqueles que não tem nada mas sempres estão achando que sempre lhes falta aguma coisa. Parabéns aos nossos representantes.
Que querida! Que bom te ler por aqui!! Bjoss
Tiiiio o c fala anssim pruque não chegou ainda 2016….vc vai tá la tumem e aí cim o c vai vê o que é organizassão, tequinologia e asseçibililade..tá cum inveja dos RJ nénão.com.br???? Bjundas e traiz a cumadre Pippa pá eu já i mostrano pra ela coméqueé aqui….
Vai ser uma beleeeeza!
Realmente, dá gosto de ver o cuidado e a educação dos ingleses.
A Paraolimpíadas está fantástica.Acompanho todos os dias pelo canal SPORTV.
Aliás, uma duvidazinha que fica me amolando toda hora.: Jairo, por que é que alguns narradores e comentaristas dizem Paralímpiadas em vez de Paraolimpíadas? Sabes me dizer? Abraços.
Oi, Ivete… esse é o termo que o Comitê quer adotar no Brasil para se aproximar da palavra em inglês “Paralympic”. A Folha, como vc sabe, decidiu não adotar! bjos
Querido Jairo, estou vendo que voce está vivendo uma verdadeira Maratona aí em Londres. Mas tenho certeza que voce vai voltar com muito mais vontade de viver as aventuras que andou aprontando por aí. Os paraatletas que se cuidem. Um abraço com muita saudade da sempre amiga,Leonor
Uhrúúúú… bjoss
Oi tio, to sumido.. tenho que pedir desculpas, nao tava acessando o blog por medo de por o CPF e assinar sem querer ( nao sou eu que pago né? rs) mas vou corrigir o pobrema. Mas se nao estiver aqui, to no face,twitter e na alma ;). Gostei do post, um sonho termos algo assim aqui ainda mais com apoio da torcida em 2016, mas nao consegui ver o pódio =/. Sobre o apoio da torcida eu tava falando com a familia a respeito hj mais cedo.. sera que os brasileiros vao prestigiar as paraolimpiadas aqui? Diz minha mae que se nao forem por prazer sao capazes de ir “pra nao fazer feio” perante os estrangeiros.. uma visao pessimista mas infelizmente nao duvido =/
Eu ainda não tenho opinião sobre isso, Thiagão… mas torço para que tenhamos um público digno! Abrass
Tio eu reparei nas arenas lotadaças mesmo. Até me veio à cabeça: Será que quem compra o ingresso das Olimpiadas, ganha o da Paralimpíadas ?
É um pacote completo? Eu tenho acompanhado algumas modalidades, e gostado bastante.
Lendo suas observações sobre tanta acessibilidade, não vejo a hora de acontecer por aqui pra ver como vai ser.
Tomara que tenha tanta coisa boa, como vc está vendo por aí.
Bjs e eu tô te acompanhando por aqui
Fabi, não são ganhados, não! É preciso pagar… e foram vendidos 2,5 milhões deles (quase a totalidade)… bjosss
Teremos isso tudo aqui??? Será maravilhoso!
O Brasil fazendo bonito nas Paralimpiadas e os canais de TV abertos não a mínima bola…difícil. Bom trabalho Jairo!Bjo!
Obrigado, querida! 😉
Por aqui, os malditos canais abertos seguem não transmitindo este evento maravilhoso. Ontem, por exemplo, tinha os maiores quimicos do mundo nos canais SBT, Globo e Record. Estou me referindo aqueles que transformam os domingos em merda. Desculpe, mas este que não tem TV a cabo tá revoltado! Medalha de ouro pra sua cobertura, tio Bão!
É um vexame… lamentável..
Show!!!! Tenho muita fé que um dia chegaremos lá!!!! Onde tudo vai ser tão natural, que nem vai se falar no assunto! Acessibilidade para todos, fazendo parte do dia a dia!!!! Bjo grande e obrigada pelas reportagens!!!
Valeu, Cy!!! Bjoss