Ainda não acabou…
Pelas principais ruas (straBe) de Berlim, eu me deparava com um outdoor emocionante. Nele havia uma imagem exposta, que divido com vocês mais para baixo, simboliza um espírito que, infelizmente, aqui no Brasil ainda estamos looooonge de conquistar.
A capital alemã tem um clima de inclusão muito forte. Como a cidade é plana, ‘zambetar’ por todos os cantos é relativamente fácil e, evidentemente, há condições urbanas suficientes.
Há rampas, sinais sonoros, informações em braile, pisos táteis, elevadores em todos os cantos (menos para acessar o primeiro andar da famosa torre de TV da Alexanderplatz) e o transporte público oferece acesso (alguns trens do metrô, contudo, têm degraus altos e é preciso pedir ajuda).
Mas, foi mesmo o tal outdoor (que era beeeeem grande) que me convenceu que o país tenta embutir nas pessoas uma visão que ainda engatinhamos aqui no Brasil: que as pessoas podem ter as suas diferenças, mas que buscam viver de forma semelhante, atrás de sonhos, conquistas, amores, felicidade, realizações e… Ouro!
A tradução da frase que consta nessa foto que achei linda, repito, espalhada em várias partes da cidade, é mais ou menos assim: “Dois atletas e um mesmo alvo”. Traz dois atletas que foram classificados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres no tiro com arco.
Sensacional, não é mesmo? Na hora do incentivo para o sucesso, para a representação do país, não esqueceram que temos duas grandes competições: uma que terminou ontem (12) e outra que começa daqui a pouquinho, no dia 29.
A Alemanha ficou em 6º lugar nos jogos dos “normais” torço para que tenha sucesso também nos jogos dos “malacabados”.
Para o Brasil, fica a lição dos germânicos que fazem questão de colocar seus atletas no mesmo patamar. O sonho de medalhar, de ver nosso país no ponto mais alto das conquistas ainda não acabou, pois temos uma das melhores seleções de atletas paralímpicos do planeta.
Neste ano, para a minha alegria, e como não dizer, dos meus leitores, vou acompanhar nossos representantes do “mundo paralelo’ bem de pertinho.
Embarco para Londres nos próximos dias e vou fazer o máximo para informá-los do que rolará por lá. Ficarei do começo até o final das competições e tentarei ter um olhar atento não só para acessos, inclusão como para o potencial dos atletas, históricas das diferenças e exemplo de um país que, pelo que tudo indica, vai promover a maior e melhor Paralímpíada de todas…
Sorte para o nosso Brasil, sil, sil, sil!!!
Isso, conta tudo pra nós. Aposto que iremos muito melhor que nas Olimpíadas, pena que NINGUEM FALA ISSO! Os Brasileiros só querem notícias para se sentirem mal e se humilhar. Se souberem como os para dão um show quase sempre, ficarão tristes porque é notícia boa. Aaafe!!!
beijos e ao infinito e além! Posta aí que vou feicebookar para o pessoal ver tb 😀
Deixa a gente começar a ganhar e a bombar que vai virar notícia loguinho!!! ahahahahah.. bjosss
Sobre o texto…
Desculpa me empolguei e nem parabenizei pela excelente pelo matéria e realmente a Alemanha agrega infinitamente mais que no Brasil, nas ruas, trens, inibus em qq predio tem acesso, rampa, estacionamente( sim…todos respeitam e policiam quer ousa dar de esperto)… espaco especial em show, concertos. Acho que vou me empolgar mais ainda e postar um guia de restaurante, teatros, bares, disco que o acesso é mais facil…
Fique à vontade, dona Pipoca (adorei o nome ahahhahah), qto mais informação, melhor!
Näo vi todos os comentarios, mas aqui está o video dessa campanha, é de canal de esporte. Fico arrepiada cada vez que vejo.
onde????
Meu amigo querido, primeiro quero parabenizar pelas reportagens de suas viagens. Da próxima vez me convida, vou adorar passear com vcs.
Estou muito feliz por vc ir aos jogos paraolímpicos, vc é a pessoa mais indicada para estar lá e acompanhar tudo de pertinho.
Afinal em 2016 os malacabados do mundo inteiro estarão aqui. E vc será pessoa chave para também recebê-los.
Só fico triste por não poder ir junto.
Boa sorte, boas reportagens e leve o nosso abraço aos malacabados do mundo inteiro.
Avise que nós os receberemos com muito carinho e alegria.Bjos.
Que carinho gostoooooso!
Poxa, adorei !!!
Conte tudo!!!
Obaaa!!!!
Sorte para o nosso Brasil…
Táááá!!! Vou fazer o máximo!!! Bjoss
É
bom que a situação tenha mudado para compensar tantos deficientes e velhos e judeus que Hitller matou ; acreditando que os alemães eram a raça perfeita!!
uia
Tio, achei chique no “urrrrrtimo”essa viagem com cobertura direta!! Sobre a Alemanha… bateu uma invejinha, coisa mais feia né… Mas depois pensei: O que é Alemanha para nós que em breve dominaremos o mundo?? Hahaha, sonhar ñ custa nd!! Beijocas!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… amei…
Adorei esta notícia Jairo. Esperamos muito sucesso para as paraolimpiadas.
Espero sempre notícias de vc
Boa viagem
Ahhhh, Fabi, tomara que eu leve sorte pros atletas, né?! bjoss
Oi Jairo! Gostei de suas histórias nas andanças pela Holanda e Alemanha. Gostei tb. q vc. irá a Londres cobrir as paraolimpiadas. Qto as propagandas de tv., 2 bancos mostram atletas paraolimpicos em suas propagandas e a Sadia mudou de atleta na sua propaganda. Antes era o Cielo, mas depois trocou pelo atleta q ganhou ouro nas argolas. Voltando às paraolimpiadas, a Sport Tv irá transmití-la ao vivo. Eles já estavam fazendo as chamadas. Qto as Olimpiadas normais, na abertura vi 2 ou 3 cadeirantezinhas no coral infantil e no encerramento um coral de surdos cantaram o Imagine de John Lenon em Linguagem de sinais. Aliás, a Inglaterra foi qm adotou primeiro o basquete de cadeirantes em StokMndervile (não sei se escreve assim) e qm começou foi o príncipe Charles. Bjs Suely
Show de informações, Su!!! Obrigado e beijosss
Suely, apenas uma correção, a Sadia trocou o Diego Hipolito pelo Zaneti.
Jairo, boa viagem e bom trabalho. Daqui ficaremos aguardando suas matérias, sempre interessantes e bem escritas. Abraços!
Farei o meu melhor, Lili!!!
Inveja mata, Jairão? Porque esta notícia da sua ida a Londres para curtir (e trabalhar, claro!) durante toda a Olimpíada me deixou com o ponteiro da inveja lá em cima no vermelho… Aproveite ao máximo. Sei que você o fará com seu talento jornalístico e a bandeira da causa dos deficentes em punho. Aguardaremos suas matérias com grande expectativa. Abraço!
Ahhh, seu dotô!!! Vc deve conhecer a Zoropas com lupa, né?! Mas admito que essa viagem deverá ser muito bacana!!! Grande abraço
Ficamos feliz por voce fazer essa cobertura Jairo. E nos mantenha sim sempre infomados dos padrões de acessibilidade e inclusão dos outros paises, afinal assim podemos cobrar mais e assim quem sabe o Brasil saia do engatinhamento e passe aos primeiros passos ais acelerados. E quanto aos nossos campeões que vão nos representar estaremos aqui ligadinhos e na torcida.
Vai ser tããão bonito, né?!
Os nossos atletas “normais” ja fzem muito quase sem incentivo ( só lembram deles na época das olimpiadas bem dizer), mas torço em dobro pelos paratletas, porque além de não contarem com com incetivo$ e afins, não contam nem com o prestígio da maioria das pessoas, e no entanto, se formos comparar, saem-se beeem melhor dos que os “normais” e espero que se repita este ano! Abraço!
Eu tb!!
Jairo, que legal você vai a Londres para acompanhar a Paraolimpíada! Me leva junto? rs
beijos
No meu coração vai tooooodo mundo ahahhahaah.. bjosss
Naaaaada disso, quero mesmo embarcar de malas e cuias, kkkkk. tiooooooo parabéns! que você vá e ajude os nossos atletas a trazer muitos ouros!!!!!
Tenho vários amigos que embarcarão, inclusive um fisioterapeuta que é cego e trabalha para o comitê fazendo as massagens nos estrupiados, ahahahahaha.
Beijinhos e ficaremos de novo com sardadess!!!!
Eu queria uma medalha pra miiiim… será que eles me dão? Tipo, o cara mais bonito?! aahahahahahha.. bjossss
RSRSRSSRSRSRS, que modesto este meu amigo. Acho que você corre grandes riscos de ganhar uma medalha desta, rsrsrs, mas com certeza a de inteligência, competência e maraviwandeful está totalmente garantida!!!!! Beijo!
Fala mais, ju?! ahahhahahhahahahahhahaah
Jairão, que legal que vc vai acompanhar as Paraolimpiadas de pertinho, fico feliz em saber que seremos tão bem representados, adorei os posts anteriores e ja estou programando minha proxima viagem a europa, a Holanda e a Alemanha estão entre as mais cotadas no nosso próximo roteiro, parabéns e boa viagem, saudades e um abração a vc e a patroa.
O seu apoio é fundamental, Zé! Vc vai adorar os dois países… vai na fé!!! (e fique mais tempo na Alemanha, onde tem muuuito mais atrações!) Abrass
É isso!
Jairão, acredito muito no poder do esporte…nem tanto o esporte de alto redimento..acredito no esporte lazer…ele aproxima e nos torna mais “iguais”.
Boa viagem, aproveite e espero que nos traga histórias ainda mais fantásticas!!
Eu acredito no esporte como mecanismo global de benefícios ao homem!!! Abrasss
Que alegria saber que o tio vai “cobrir” as Paralimpíadas e contar tudinho para nós!! Conhecer os bastidores pelo seu olhar vai ser tudo de bom!
O outdoor de Berlim mostra que para eles não existe “inclusão”. As pessoas apenas não são excluídas.
Boa viagem, meu querido! Thaís também vai?
Que tudo corra bem!
Beijocas
Dessa vez o tio vai sozinho, querida…. e vou fazer de tuuuudo para fazer o melhor!!! Bjosss
Show como sempre suas postagens! Eu acredito que o Btasil chega la! Tô na torcida das Paraolimpiadas, e tb torço pelo seu sucesso sempre! Bjão pra vc e pra Tá.
O Brasil tem grandes chances de ser o campeão!!!!
Que boa notícia!!!
Jairo Marques acompanhando de pertinho os nossos jovens paraolímpicos! Estarei na torcida, juntamente com meus alunos! Sucesso, Jairin!!Leve com você a nossa emoção e os desejos de muitas vitórias para os nossos atletas!!!E comprove, por favor, que são dois atletas com o mesmo alvo!!!!!! Beijooooooooooo!
Que boniiiiito, Mimi… vou tá lá, juntinho do povo, e vibrando por conquistas!!! Bjosss
Longe de mim criticar a inclusão alemã, tá? Mas soube que lá, crianças surdas (sinalizadas, oralizadas, bilingues, implantadas, tanto faz) sempre são envidadas pra colégios internos especiais de surdos, ficando completamente segregadas (e separadas da família). Soube disso por uma mãe de implantado, que tem uma amiga tb mãe de implantado, que mora na Alemanha.
Acho que, nem mesmo lá, é perfeito não.
Magina eu, aos 10 anos, quando perdi a audição e já oralizada e alfabetizada, ter sido enviada pra um colegio interno para viver só com surdos. Brabo..
Enfim, foi o que eu soube, não sei se é verdade.
Beijinhos
Hummmmm…. o que sei é que na Alemanhã tem “educação especial”… mas não tenho detalhes….preciso me aprofundar!! Bjoss
Pois é, na educação, eles segregam… Pessoas com deficiência física e deficiência intelectual são, sim, segregados.
Por isso não me mudo para Berlim enquanto a Sofia não terminar o ensino médio…Depois, ninguém me segura hahaha
Jura que a Fernsehturm não tem acesso ao primeiro andar? Fui lá e não reparei, estou chocada!!!
Mas e aquelas calçadas, ai o que são as calçadas de Berlim. Adorei o outdoor, a mensagem e tudo mais e sabe por que isso é importante? Porque o atleta não vive depende de patrocínio, depende de reconhecimento. E o atleta paralímpico também, naturalmente.
E eu raramente vejo por aqui campanhas de marketing com atletas paralímpicos. Isso, além de injusto, desestimula, porque reflete diretamente na renda.
È por isso que eu fico revoltada em ver todas as marcas escolhendo o Neymar como garoto-propaganda. O pessoal poderia variar, criar uma imagem de superação, uma campanha baseada em outros atletas, com outros valores.
Mas claro, isso depende de nós também, enquanto a gente só audiência para Neymar e cia, os outros atletas nunca vão ser símbolo de nada.
Boa viagem procê! Não conheço Londres e consegui o direito de tirar o passaporte da Sofia (ah, a Justiça tarda mas não falha!) Agora o mundo nos aguarda!!!
Nooooosssa, quais são os planos, heim? E num muda, não! O Brasil precisa de vc.. bjosss
Não se preocupe, o juiz nos autorizou a viajar o mundo, mas enquanto ela não tiver 18 anos, vamos viver por aqui mesmo hahahaha.
Eu deixei que ela escolhesse o destino da nossa primeira viagem internacional e ela está super em dúvida entre a Disney e a Itália.
(Confesso que eu estou fazendo uma pressão pela Disney, que eu não conheço e ficaria melhor eu ir com uma criança né, hahhahaha). Quando formos para Europa, penso nuns 30 dias, mas depois te conto o roteiro, que vai incluir, certamente, a Suíça, a região dos Lagos na Itália (é lindo e acessível) e o Sul da Alemanha, com seus castelos e rotas de contos de fadas!
Para isso, claro, preciso ralar muito!
Mais uma vez, boa viagem, estaremos muito bem representados. Seus olhos serão os olhos de todos os seus leitores, em Londres. Nós, orgulhosos, estaremos aqui acompanhando cada linha na folha, no blog, em todo lugar.
E espero que você volte a tempo da passeata, no Rio (23/09!). Eu, a Sofia e a Lak estaremos lá!
Beijos
Phyna, só digo isso… kkkkkkk
Muito legal isso. Me lembrei que li, não me lembro onde…. Um arqueiro que esta muito distante do alvo, posiciona seu arco bem inclinado para poder atingi-lo. Boas paraolimpíadas pra voces e muito sucesso para nossos atletas.
Na Olimpíada, o vencedor foi um arqueiro quase cego! E ele bateu, inclusive, o recorde mundial… abrasss
Relata tudo para nós. Geralmente a equipe de malacabados tem mais sucesso do que a outra. Boa viagem.
Vou fazer o máximo!!! Abrasss