Quando tudo dá certo
Meu povo, o tio tá vivo! 😉 … Semana passada tive de resolver várias questões dentro do meu trabalho fora do blog e a cuca estava muito quente para conseguir vir escrevinhar para ‘ceitudo’.
Quem me acompanha pelos Facebook já sabe que, a partir de hoje passo a exercer outra função dentro do jornal. Deixo o meu cargo de muuuuitos anos (chefia de reportagem) e volto a minhas origens, de repórter.
“Aí, tio, mas o que acontece agora, heim? A gente vai ficar sem o blog?!”
Nada, meu povo. Eu sempre quis deixar minhas responsabilidades vaaaaarias na chefia para, justamente, poder ter mais liberdade para blogar, para desenvolver minhas colunas impressas (amanhã teeeem!!!), para participar de dezenas de eventos sobre ‘malacabados’ que sou convidado.
Como repórter, vou poder também, entre outras coisas, atuar em assuntos de acessibilidade, urbanismo, cidadania e outros assuntos que envolvam o povo ‘dificiente’ seja fisicamente, sensorialmente ou da cachola!
Tô mais animado do que vigem em noite de núpcias… conto com vocês nessa nova fase!
********
Ontem (domingo, 20), fui comer umas pelancas com a minha deusa em uma churras. Como eu tô economizando calorias durante a semana, aproveito o final de semana para dar uma equilibrada… 😀
Acho que já contei isso, mas vá lá… como o povo cadeirante labuta muito, ainda, em encontrar lugares plenamente acessíveis, a gente se acostuma a ir seeeempre aos meus picos que nos recebam bem ou que tenham condições “oqueis” de ir e vir.
No meu caso, gostava de ir sempre a uma ‘xurras’ chamada South Place, no bairro do Brooklin, que tinha condições bacaninhas para receber um ser do mundo paralelo… 😉
Pois eles mudaram de endereço (para bem próximo ao antigo) e fui lá ver o que rolava…
E qual não foi a minha surpresa ao notar que, dessa vez, eles capricharam na acessibilidade fizeram um restaurante quuuuaaaase perfeitão! (faltou sinalização em braile, infelizmente).
Mas, avançaram um bocado: Logo que chegamos, apesar da fila graaande, nos deram, como é de direito, a prioridade de atendimento e ganhamos uma mesa bacanuda. Nos corredores, nada de aperto!
A mesa, por sinal, vejam nessa fota abaixo, permite que a cadeira se disponha bem em baixo dela, sem apertos, com ótimo posicionamento.
O que mais curti na nova xurras, contudo, foi a parte do bufê. Zente, isso é beeeem raro de acontecer: a disposição do rango estava baixa, em uma altura super possível para quem é anão ou cadeirante possa se servir de boa!
Geralmente, os restaurantes que tem lá o seu “self service” colocam a comida bem no altão. Aí a gente vai pegando sem nem saber o que é…. 🙂
Depois de me empanturrar de bifão, toca ir pro banheiro pra desenroscar o boi dos dentes, né? Então, toca o Jairão pro banheiro.
Tudo quaaaase nota dez, novamente! Porta largona, barra de apoio removível, espaço razoável de namobra! A falha? Um erro bastante comum: a válvula de descarga não é a ideal. Um tetrão com menos força teria dificuldades em acionar o trem.
A pia achei bacana, assim como a disposição do trem que solta fio dental, o ‘detergente’ de boca, a altura da torneira…
Enfim, ‘zimininos’, fico bem feliz quando isso acontece: um lugar muda para melhor, tenta atender a diversidade de maneira mais completa, evolui!
Acho que os órgãos de fiscalização também estão mais em cima de resultados, mas nada, nada aconteceria de fato, se a gente não mostrasse o que tem mostrado: força de mobilização!
Em tempo: Zente, o blog agora tem uma grande novidade nos comentários. Quando vocês palpitam no post que coloco no Facebook, com referência ao post do blog, os coments também vão aparecer aqui na janelinha de baixo! Legal, né?!
Beijos nas crianças!!! Amanhã tem coluna na Folha!!!
Qu� tipo de site usas? wordpress o joomla? me encanta el dise�o, por favor responde cuando puedas, gracias y un saludo.he puesto en mi site un link a tu blog. Mi pagina web tiene un PR de 3.saludetes!
WordPress!
Oi Jairo, vc já me “conhece”….já te escrevi à respeito das alturas das mesas de consultas nos hospitais, e vc ….lógico, publicou ….vc é dez
Mais me tire uma dúvida cruel: porque colocam barras Atrás do vaso sanitário????
Beijos, meninão!
Marcia, porque elas auxiliam o movimento de transferência da cadeira para o vaso!!! Beijos
Parabéns Jairoooo…. E olha agora sinto ainda mais firmeza nas materias sobre acessibilidade, eu gosto muitoo de passear sair e por isso conheço as dificudades dos “malacabados”, ontem mesmo vi um cobrador de buzão, bater boca com um fiscal da socican no terminal capelinha zona sul pq não queria deixar eu entrar o onibus.
hummmmm… isso ainda existe? Um cara como esse tinha de ser demitido na hora…. aff
Jairo,
Sucesso na nova fase, excelente retorno.
Bjos para vc e primeira dama.
Conceição
Ôh, querida… obrigado pelo carinho!!! Beijosss
Fala Jairão !!! Só de saber que neste novo cargo vc terá mais tempo para conviver conosco já me deixa mais feliz. Terá os fins de semana mais livres? Quanto ao restaurante, também sinto que eles estão se preocupando mais em nos atender melhor. O gerente de um deles, no começo da Av. dos Bandeirantes me disse claramente que além de terem que se enquadrar às Leis, eles já sabem que a gente trabalha, ganha uns trocos e depois gasta em laser e eles estão de olho no nosso dindin. Abraço e sucesso.
Japa, ter os finais de semana livres, acho eu, não será possível nessa encarnação ahahahhahaha… grande abraço
Jairo, libere o endereço do dito restaurante. Esta sua leitora é uma representante do Sindicato dos Pintores e Pintoras de Rodapé. Por isso, tenho uma tremenda dificuldade em restaurantes com balcão alto. Muitas vezes pego a comida sem ver a sua aparência e na maioria deles os molhos e condimentos para temperar a salada estão tão altos que tenho que pedir ajuda. O apetite vai embora e a vontade de voltar também! Abs. Paula.
Paulinha, pelo nome do restaurante vc acha facinho! Mas fica na avenida Roque Petrone Jr. Bjoss
Como todo mundo sabe, vida de repórter não é fácil! E é justamente por isso que esta função tem tudo a ver com você, com o excelente trabalho de inclusão que você tem feito nestes anos. Enfim, põe o bloco na rua, tio, que gente está aqui querendo acompanhar o resultado!
Boa sorte e bom trabalho!
Bjs
Uhrúúúú….. beijos, querida… obrigado pela força
Oi Jairo! Que bom q vc está vivo! Muita sorte em seu novo cargo. Tomara q dê tempo para cobrir eventos de defs. Qto ao restaurante, q bom eles estarem interessados nos acessos para malacabados. Mas ainda falta muito, né? bjs
Muuuuuuuuito, Su… bjosss
Bão Jairo! Começo sendo repetitiva, sorte na sua nova empreitada! Não tenho a menor dúvida do sucessão que vai ser.Quanto ao regabofe, não entendo muito desse problema de acessibilidade, massss, depois que conheci você, passei a botar reparo nessas coisas, e pelas fotos que vi, inclusive do banheiro(aliás, achei o máximo tirar foto no banheiro)rsrsrs, percebi que as coisas estão mudando para melhor não é???. Beijos..e amanhã tô ligadinha na sua coluna
Oba!
Mas este menino tá demaisda conta!!!!
Parabéns tio por mais uma conquista, você merece e é tão bom fazer o que gostamos, não é mesmo?
Agora nem precisei ver as fotos da churrascaria, ai que diliciaaaa! Olha só, fica fazendo vontade, fica. RSRSRSRRS.
O príncipe iria passar mal lá, viu?! kkkkkkk bjosss
Cara, sucesso nessa nova fase de sua vida profissional. Sei que vai ser igualmente vencedora.
No quesito ‘restaurante de casa nova’, comigo aconteceu o oposto. Desde que minha filha, hoje com 28 anos de idade, tinha dois ou três, frequentamos um certo restaurante aqui de Goiânia, o que faz de minha família aquilo que chamam de cliente VIP. Já me disseram que essa é a sigla para violento, ignorante e perigoso, mas não acredito muito.
Pois bem: meu filho aniversariou dia 16 e resolvemos utilizar isso como desculpa para estrear a casa nova do outrora restaurante preferido. Saí de lá profundamente irritado e decepcionado. A qualidade da comida continua ótima, o atendimento continua ótimo, mas deixei um bilhete para o dono (que não se encontrava lá no momento) com a seguinte pergunta: como você gasta os tubos para fazer esta nova casa, onde saltam aos olhos investimentos com decoração e materiais de primeiríssima qualidade, e se esquece que existem pessoas com dificuldades de locomoção, que precisam de uma rampa ou elevador para acessar o andar superior e de um banheiro adaptado para a hora do aperto?
Eliana diz que às vezes eu sou radical, pode até não ter sido o início do fim de um relacionamento cliente-empresário de 25 anos como falei na hora do sangue nos zóio, mas seguramente não voltarei lá com a mesma frequência. A não ser que tomem alguma atitude para consertar.
Você falou em órgãos de fiscalização. Existe isso aí em Sampa?
Existe sim, negão. As obras ou novas inaugurações precisam ter acessibilidade para conseguir, supostamente, o alvará de funcionamento… como a cidade é imensa, nem sempre isso funciona como deveria, não é? Abrasss
Por aqui a única arma que temos é o Tribunal de Contas do Estado-TCE ou o congênere dos municípios-TCM, que não aprovam as contas dos gestores quando da prestação de contas de obras públicas que não atendem à lei. Já é alguma coisa, né?
Sobre meu comentário, faltou dizer que o restaurante, que ficou com ares luxuosos, também não dispõe de piso táctil nem cardápio em braille. Cardápio com as fotos dos pratos, como sugeriu a Lak, é pura utopia.
Acabo de ler sua coluna na Folha. Sobre o episódio do Alexandre Pires, pensei o mesmo que você escreveu, mas noto que há uma horda de chatos exagerados que costumam, sim, ver fantasmas ao meio dia e fazem escândalos por causa disso(como foi o caso do Alexandre Pires, dentre outros).
Até para economizar bala e não banalizar a reação, o ideal é apontar a artilharia pesada para o que realmente constitui manifestação de preconceito, falta de respeito ou abertura de portas para ocorrencias de bullying e outros males modernos que, infelizmente, vêm se juntar ao que já existe para encher o saco de quem já tem que enfrentar tanta coisa no dia-a-dia.
Tamojunto.
A gente tá super pensando igual… lindo, né?! kkkkkk… abrass
Fala, Jairo! Te desejo boa sorte na nova editoria! Acho que lá você poderá fazer uma cobertura sistemática de temas relevantes para o povo da “matrix”, o que será bom para o jornal, para nós e para a sociedade. São Paulo é um paraíso gastronômico… Não conhecia essa churrascaria, South Place, parece um ótimo lugar. A gente aqui adora comer uma carne também. Às vezes, vamos ao Laço de Ouro, que dá para ir a pé de casa, mas lá a acessibilidade não é boa – para entrar no restaurante, como tem escadas, os funcionários trazem uma rampa meio improvisada, e não dá para entrar no banheiro. Mas a carne é bem preparada. Em eventos especiais, vamos ao Prazeres da Carne ou Bassi, que, aí sim, têm ótima acessibilidade para o cadeirante (mas não sei se tem para a pessoa cega ou surda), e a comida é excelente. E, às vezes, como neste último sábado, compramos frango com batatas no Braseiro, o que é delicioso. Um abração
Leozim, vou pedir umas dicas gastronomicas pra vc…. tudo indicou parece ótimo!!! Abraço
Muito bom Jairo,mas como diz voce,temos que continuar fazendo trabalho de formiguinha,desistir jamais,queremos mais gente passeando,comendo um churras legal sem ser apenas em casa,rsss,bjs e vamos as reportagens by Jairo Marques
Uhrúúúú… será que dou conta?!
Oi Jairo, que boa novidade essa mudança no serviço. Agora sim, vamos poder denunciar tudo que está nos atrapalhando. Vai ser ótimo.
Tomara que eu seja útil, Betinha!! bjoss
Boas vibrações para essa nova fase… mas, cá entre nós, a comida estava boooooa… hahahahahahahaha
Tava ótema!
Jairovisk, as vezes, algumas mudanças podem parecer negativas aos olhos dos leigos, mas a gente sabe as escolhas que faz, o propósito delas e, quase sempre, elas nos acrescentam muito.
Achei show o restaurante. Não sofro falta de acessibilidade pra comer, mas sei que surdos que não dominam a lingua portuguesa escrita tem dificuldade com cardápio. E, mais ainda, pra pedir comida, porque nem todos conseguem verbalizar um mínimo. Um amigo sinalizante contou que o sonho deles é um cardápio com foto de todos os pratos, pra eles apontarem o que querem hehe
Beijinhos
Puxa… interessante demais isso…. é da série “eu nunca tinha pensado nisso”, mas faz todo o sentido, né? Beijossss
oi sobrinho bom dia, como disse la no face – sucesso, pois você merece mais e mais a cada dia. Quanto a churras, gostei da dica, é perto da mamis e ela tá me pedindo para ir, mas são tantos estratagemas que eu ainda nã me acostumei a sair com ela, mas vou levá-la. beijos e uma linda semana a todos.
Depois me diz o que achou, Renatinha!!! Bjosss
Endreço , preço e qualidade da carne ( a assada é claro ) Abração, Johnny.
Isso é só buscar nos google ahahhahahah… abrasss