A bengala do Lula
Independentemente da sua identidade político-partidária (seja lá que ‘diaxo’ represente isso nos dias atuais), é de se reconhecer que o ex-presidente Lula se tornou um dos homens mais importantes do mundo devido, sobretudo, suas duas gestões à frente do cargo mais elevado da administração do Brasil, sil, sil.
E as mudanças na imagem de Lula, nos últimos meses, devido ao tratamento de um câncer, causam, no mínimo, uma estranheza na gente. Em mim, tem causado um misto de tristeza com reflexão sobre a condição humana, a fragilidade humana.
Ele perdeu a barba, característica do ‘visu’ mais marcante que lhe rendeu o ‘escolacho’ de “sapo barbudo”. 😀 . Depois apareceu mais magro, depois bem mais magro, frágil, bem longe da típica imagem firme e poderosa de habitualmente.
Ontem (03), mais uma vez, Lula veio a público e, de novo, apresentou uma ‘novidade’ em sua visual. Usava uma bengala e era amparado devido a um problema na perna.
Pois bem. O que isso tem a ver com esse blog, né, não?
Em primeiro lugar, a bengala de apoio do ex-presidente traz consigo o reforço de um discurso que muuuitas pessoas que batalham por um mundo que respeite e entenda as diferenças tem na ponta da língua: ambientes acessíveis atendem a todos em algum momento da vida.
Lula não foi, em seus oito anos de poder, um presidente comprometido com as pessoas com deficiência. Tinha e tem um quê assistencialista e uma visão um pouco passada sobre o tema. Não fez nenhuma política pública específica para o público ‘malacabado’ nem um discurso marcante que ajudasse a firmar a onda que o Brasil vive de inclusão.
Contudo, foi um governante com forte ação social entre os mais pobres, camada onde ainda está parte importante do povo que não anda, não vê, não escuta ou é lascada de “um tudo”. Então, tem meu respeito.
De maneira nenhuma estou dizendo que “vibrei” com a imagem capengante do símbolo máximo do petismo. Mas quando alguém tão representativo está com mobilidade reduzida, mesmo temporariamente, causa minimamente um desconforto a quem mantém estruturas de exclusão, provoca o debate da inclusão e lembra a todos que ninguém está imune às adversidades.
Claro, não é algo automático e o ‘serumano’ demora muito para se tocar em relação a demandas que não são de seu próprio umbigo, mas a fotografia de Lula precisando de um objeto de apoio (poderia ser uma muleta, uma cadeira de rodas, um aparelho auditivo também) girou o planeta.
Um dos homens que vai marcar a história da humanidade (não tenha dúvidas disso, olhe os fatos históricos do país) teve problemas de locomoção e precisou, mesmo que minimamente, de acessibilidade (ou alguém acha que ele subiria vários degraus? que se arriscaria em uma calçada esburacada, que não acharia ‘maraviwonderful’ uma barrinha de apoio no banheiro?).
Desejo sinceramente a melhora do ex-presidente Lula. Desejo que ele recupere logo o vozeirão (atualmente ele tá usando muito os sinais… sinais ou a escrita, sacam?), o vigor de batalhar por seus ideais, a força que o fez se tornar um grande líder nacional.
Mas dentro do revés que enfrenta, Lula acaba por, inconscientemente e forçadamente, quiçá somente por alguns dias, participar de um grito que é cada vez mais potente: o da necessidade de mudar a dura realidade de conviver em sociedade com uma deficiência física, sensorial ou intelectual.
Lula é um “animal político”, e como tal enxerga o que no momento (ou futuramente) lhe trará (ou a seu partido) mais benefícios políticos. Ele, como tantos outros políticos, sempre ignorou redondamente a existência de nós, deficientes físicos. E mais, ignorou totalmente a existência de brasileiros doentes, que idosos ou não, aposentaram-se com benefícios acima de um salário mínimo, e hoje amargam perdas que chegam a 80%!! Para Lula, e agora Dilma, aposentados por invalidez não existem, não fazem uso de medicamentos caros, equipamentos caros, serviços caros, planos de saúde caros. Jogaram os aposentados por invalidez, que recebem acima do piso, na vala comum dos que inexistem na previdência social, e os relegaram a sufocar com os custos cada vez mais altos de suas necessidade ESSENCIAIS, sem as quais morrem!!! Isto é que é preconceito contra brasileiros deficientes físicos: existem brasileiros que recebem acima do piso, e que hoje são aposentados por invalidez, pois suas deficiências, adquiridas ou de nascença, forçou-os à aposentadoria compulsória, cujas aposentadorias são há anos reajustadas muito aquém do que deveriam ser (pelo governo do Lula, e agora da Dilma), e que estão paulatinamente empobrecendo e não conseguindo mais custear suas necessidades essenciais!! O governo do PT os IGNORA!!!
Nunca me arrependi tanto de um dia ter ajudado a eleger Lula!!!
O fato é que o Lula não fez nada em prol da pessoa com deficiência durante esses oito anos,e o outro fato é, como são chatas pessoas fanáticas viu.
Abraços Jairão!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. valeu o apoio, negão!
Oi Tio, cheguei muito tarde pra dar a minha opiniao? Gostaria, humildimente, de levantar dois pontos que me parecem faltar nesta discucao. Primeiramente, RESPONSABILIDADE, deveria ser de toda a pessoa, independentimente da sua posicao e em todos os amptos de sua vida, agir com responsabilidade. Seja na hora de expressar a sua opiniao, ate, no caso de ser um ex presidente como o Lula, que como tal, esta vulneravel as nossas observacoes e opinioes. Nenhum de nos queremos ser vistos como coitados ou abusados pela media. Mas vamos lembrar que com uma posicao tao unica de ex presidente, de carreira publica e pricipalmente politica, no Brasil, alem de todas as regalias, que nos sabemos existir, a responsabilidade TAMBEM faz parte. Se nossos politicos conhecessem essa palavra um pouco mais a fundo, nosso Brasil seria um pais muito melhor, assim como, se alguns leitores deste blog, conhececem responsabilidade, nao teria tanta polemica diante desta materia.
Segundo ponto e mais importante, toda pessoa deveria nascer com SIMPATIA pelo outro, simpatia no senso de se colocar no lugar do proximo e conseguir enxergar, todos os porens que essa pessoa possa ter ou enfrentar no dia a dia. Se todos nos, politicos ou nao, tivessemos essa visao, talves nos nao tivessemos que ter entao, politicos ou pessoas responsaveis. Pense bem……
Uaaaaau…. muito obrigado pela participação, querida! Beijoss
Jairo,
O “Molusco” já era deficiente muito antes de usar bengala. Não se esqueça que ele não tinha o dedo mindinho de uma das mãos…
Brincadeiras à parte, a doença de Lula serve para fazer com que muitas pessoas que se julgam onipotentes, inatingíveis, se deem conta de que ninguém está livre de precisar algum dia de uma bengala, de uma cadeira de rodas, de um aparelho auditivo etc.
Deus queira que sirva para ajudar a conscientizar as pessoas – e , principalmente, os arquitetos – a respeito da necessidade de mobiliário urbano acessível.
Valeu, Edu! Grande abraço
Apesar de discordar de alguns de seus comentários pessoais a respeito do personagem do tema de sua fala, vou buscar direcionar o meu ao problema levantado por você. Acessos e atendimento a pessoas portadores de deficiência. Especificamente na minha área que é a educação, e atuando nas escolas públicas do estado de São Paulo. Já que aqui a 17 anos o estado é administrado por um partido só, deveriam atender aos que neste estado, o mais rico da Federação, procuram este serviço. Indico ao referido jornalista, se assim seu chefe o deixar, sair em campo para verificar em loco o que vem sendo denunciado, a anos, pelos que atuam com os referidos seres humanos portadores de deficiência. Veja se as condições mínimas atendem o mínimo do desejado. Constatará que falácias e uso de imagens de retórica, simplesmente não alteram a realidade vivida. Culpar um, ou tentar imputar a este ou aquele a responsabilidade de não ter respondido frente a um problema que é de todos, não me parece o caminho dos homens e mulheres que realmente querem ver a mudanças necessárias para um BRASIL DE TODOS.
Obrigado, Ricardo… me desculpe se te parecer arrogante, mas acho que, como vc é professor, é quase uma obrigação minha te alertar para que revise o uso do verbo haver… Um abraço
Coloquei a discussão na hora do almoço hj rs E concluímos que o Lula fez mto pela inclusão sim, mas na prática a coisa é beeem diferente. A teoria é linda !!! Principalmente na área da Educação, que é onde atuo. Para onde encaminhar um aluno que precisa de um tratamento psicológico/psiquiátrico, fonoaudiológico, neurológico, de fisioterapia, de terapia ocupacional, ou simplesmente um pediatra ou ortopedista, sem precisar ficar na fila por meses ?? Ou até mesmo nem ter uma fila pra enfrentar por não existir nenhum desses profissionais a disposição num Posto de Saúde próximo ?? Complicado. Lula e toda a classe A da sociedade tem acesso a bons profissionais e hospitais no momento em que precisarem. Sem espera.
É o que sempre digo: fácil falar da fome com a barriga cheia. Mas passar fome com a gente, ninguém quer !!
Bjo meu Amigo
Beijo, querida!
Oi, Jairo, o “Retorno dos Nádios” me deixou chocada! Mas já que apareceram falando em luta, gostaria de lhe dizer q luto faz quase 39 anos para não ser empurrada pra algum gueto da vida e concordo com vc que seria muito bom se Lula usasse a influência que inegavelmente tem em prol de politicas públicas inclusivas, promovendo acessibilidade, etc… Também já lutei contra um câncer e posso dizer que foi mais fácil e levou pouco tempo. De luta entendo bem, não é? Porisso lhe digo que difícil mesmo é viver enfrentando barreiras arquitetônicas e, ao falar nisso, ouvir (ler) essa barbaridade de impropérios que vc recebeu aqui. Pois é, meu amigo, a barreira do preconceito é muito pior do que a arquitetônica. Bjs
Eliane, querida… o que de certa forma me “assustou” foi o tom preconceituoso de alguns comentaristas. Ora, se era para defender um ponto de vista politico-partidário ligado ao ex-presidente, que as pessoas tivessem o mínimo de noção para não ir contra pensamentos defendidos pelo próprio Lula, não é?! Gente raivosa é um saco! Beijosss
Grande Jairo, tive que comparecer para endossar suas palavras e te dizer pra ignorar certos comentários de pessoas que nem de perto tem ciência do que seja nossa luta por melhores condições para todos independente de sua condição social, politica, cultural. O por que do Sr. Lula, simples o cara ficou por oito anos com o “poder” de realmente mudar nossa situação e nada fez frente ao que realmente poderia fazer e isso só nós da matrix temos ciência. Esses infelizes comentários são de pessoas que nem se tocam o que fazem quando vão ao banheiro. por exemplo não vão entender nada do que eu disse porque estão longe da sensibilidade de nossos percalços. Um grande abraço daquele que te admira pela luta e persistência.
Valeu, Gugu! O ponto de vista de quem tem massa crítica e acompanha de perto as discussões é que tem o meu respeito e merecem ser avaliados!! Abrasss
Adorei suas palavras, e concordo, qualquer pessoa em alguma fase da vida pode e provavelmente precisará de acessibilidade, como sempre digo, vamos lutar por amor, e não esperar precisar, ou ter alguém querido precisando para entrar nessa luta!!! Bjuss
Obrigado, querida! Tamujunto
Ficou claro que o objetivo foi atacar o ex Presidente Lula,tentando acusa-lo de não ter se preocupado com as pessoas que tem algum tipo de deficiência durante seu mandato,ora o próprio Lula tem deficiência em uma das mãos,fruto de acidente de Trabalho,quando era menor de idade e dava duro pra sustentar a Mãe e seus irmãos.
Acho lamentavel o Sr se aproveitar deste momento que vive o ex Presidente pra fazer este tipo de ataque COVARDE e sem justificativa,a não ser seu pré-conceito contra o ex Metalúrgico que fez o que o Sr jamais fara!
Que tal o Sr “esquecer”a Bengala do Lula e usar este espaço pra propor algo de positivo em benéficio do Brasil?
Hélio, talvez se vc lesse o post com mais atenção ou se desse o trabalho de viajar pelos outros textos tivesse uma opinião menos tendenciosa… um abraço
Infelizmente devido a baixa formação cultural, a interpretação de textos é um grande e sério problema. Não é mesmo Sr Hélio?
Ixi…
A “inguinorança é que astravanca” este paizinho sr Helio.
Entre no Mobral para aprender e entender o que os outros dizem ou escrevem
Vamos guardar as facas, gente… todo mundo amiiiigo!
Hélio, você deve ser um petista xiita,se tem alguem que aproveitou do momento foi o Sr Luiz Inacio, quem te disse que ele trabalhou alguma vez na vida, ele sempre foi um sindicalista, por acaso você trabalhou com ele ? por isso que esse país não vai para frente mesmo. Cada um tem um Líder que Merece…
Êta imprensa venal, sempre querendo diminuir o Tio Lula.
Não adianta, o brasileiro ama o Lula, com seus erros e acertos.
Quanta a nossa iimprensa, CPI djáááááá!!!!
O povo quer saber quem são os donos de jornais que querem o Brasil só prá eles.
Caro Lamarca gostaria de lembrá-lo que na última eleição mais de 40% dos brasileiros não votaram Na Dilma. Na eleição anterior em que Lula foi vencedor houve segundo turno. Portanto ele não é unanimidade como você acredita, ou seja mais de 40% da população brasileira não gosta dele.
Jairo, fantástio teu post. Adorei. Mas te confesso que o que mais me chamou a atenção nesse post foram os comentários. Quanta gente mal educada e preconceituosa, hein? Tenho pena de gente assim (Leda Márcia, Solange Sad, etc). Coitadas, nem entenderam o que vc quis dizer. Deixa pra lá! E como o preconceito é um problema pra quem tem e educação não se pede (ou vc tem ou vc não tem), quero dizer que admiro tua classe em responder tanta gente ignorante e besta… até nisso vc é competente.
Beijos, querido.