Jairo Marques

Assim como você

 -

Jairo Marques, que é cadeirante, aborda aspectos da vida de pessoas com deficiência e de cidadania. Aqui, você encontra histórias de gente que, apesar de diferenças físicas, sensoriais, intelectuais ou de idade, vive de forma plena.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Por que existe desconforto ou até medo de interagir com pessoas com deficiência?

Pesquisa divulgada pelo jornal inglês “The Independent” me deixou mais arrepiado do que o cabelo da Ana Maria Braga. A sondagem indicou que um em cada quatro britânicos evita conversar com pessoas com deficiência alegando “medo de ofender”, por “sentir-se desconfortável” ou por “não saber o que falar”. O reflexo direto do levantamento está na outra ponta,(…)

Ouvir crianças pode conter o ímpeto raivoso que torna a vida de gente grande uma chatice

Ouvir uma criança com atenção, tentando subtrair dela suas angústias, suas vontades e suas dores é função bem mais desafiadora e de emprego de muita energia do que erguer a voz e falar por ela, do que emitir por ela opiniões ou desagrados. Para escutar bem um pequeno, é necessário aprimorar sensações e manifestações que(…)

A velha na janela

Era apenas uma viagenzinha despretensiosa pelo interior mineiro, mas a imagem daquela senhora na janela, com o rosto já derretido pelo tempo, com as mãos aconchegando o queixo e com o olhar em um profundo nada ficou em minhas recordações. Uma mistura de sensação de solidão com um desgosto pela vagareza dos dias, do passar(…)

Imagem de carro bloqueado em vaga de pessoa com deficiência em shopping é “fake news”

Milhares de pessoas estão compartilhando uma foto de um carro “véio” indevidamente parado em uma vaga de pessoas com deficiência em um shopping de Campinas (SP), com as rodas travadas. Pela onda “internética”, a administração do centro comercial “fez Justiça” e colocou uma tranca nas rodas do veículo estacionado irregularmente, mas isso não é verdade.(…)

Datafolha inédito revela a percepção dos brasileiros sobre a presença de cadeirantes na mídia

O que era uma mera percepção, embora legítima, de grupos de pessoas com deficiência e seus expoentes, agora, está comprovado em inédita pesquisa nacional: cadeirantes aparecem pouco e mal retratados na mídia brasileira. A conclusão é de levantamento feito pelo Datafolha, instituto ligado à Folha, em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e(…)

Blogs da Folha

Versão impressa

Publicidade
Publicidade
Publicidade