Jairo Marques

Assim como você

 -

Jairo Marques, que é cadeirante, aborda aspectos da vida de pessoas com deficiência e de cidadania. Aqui, você encontra histórias de gente que, apesar de diferenças físicas, sensoriais, intelectuais ou de idade, vive de forma plena.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Aplicativo leva vida e emoção para “carinhas” da internet e amplia entendimento para cegos

Por Jairo Marques

Todas as semanas recebo dezenas de sugestões para a divulgação de aplicativos que supostamente foram criados para dar um up na vida do povo ‘malacabado’. Descarto muitos deles pela falta de sentido prático das ferramentas, pela falta de uma afinidade real com a necessidade das pessoas com deficiência.

Mas eis que surge algo que me chamou muito a atenção: um plugin que transforma em som as famosas “carinhas” da internet, os chamados emoticons. Esses que estão espalhados por todos os cantos deste blog! 😉

A intenção do aplicativo é “traduzir” a emoção ou a mensagem contida no desenho para pessoas cegas. Atualmente, leitores de tela usados pelas pessoas com deficiência visual fazem apenas a interpretação seca da figura: “bolinha amarela em forma de um sorriso”, por exemplo.

Agora, o “emoti souds”, que pode ser instalado em qualquer computador que tenha o software de leitura NVDA, vai transformar a experiência das “carinhas” em um efeito sonoro bacanudo.

Saquem só um filme produzido para a divulgação do projeto, que é tocado pela Artplan e pela TIM.

Na minha experiência como leitor, de fato, os emoticons não são meras figuras bonitinhas. Eles podem conter um complemento de uma ideia, uma representação visual de um sentimento, uma maneira de “refrescar” ou chamar a atenção para um trecho da leitura.

Para baixar o novo plugin que interpretar os sons de 68 carinhas, basta clicar em emoti soud ou  bozo!  bozo… É gratuito!

Blogs da Folha

Versão impressa

Publicidade
Publicidade
Publicidade