Jairo Marques

Assim como você

 -

Jairo Marques, que é cadeirante, aborda aspectos da vida de pessoas com deficiência e de cidadania. Aqui, você encontra histórias de gente que, apesar de diferenças físicas, sensoriais, intelectuais ou de idade, vive de forma plena.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Toda torta e muito engraçada

Por Jairo Marques

Meu povo, peço desculpas pela frequência baixa de postagem aqui no blog. Vou ter de usar as muletas de sempre (afinal, ‘malacabado’ adora uma muleta 😎 ): tenho quebrado muita pedra na reportagem do jornal e estou resolvendo ‘miliuna’ coisas da vida ao mesmo tempo!

Para que não me deem como aposentado, compartilho hoje um vídeo sugerido por uma de minhas leitoras mais do que cativa, a Suely Satow.

Maysoon Zayid, assim com a Suely, tem uma deficiência com poder de estigmatizar uma pessoa até as tampas: a paralisia cerebral, que pode provocar “entortamentos” diversos, dificuldades de fala e de marcha . Mas, também igual a minha amiga Su, Maysoon construiu uma carreira, enfrentou “não-me-toques” e tem revelado ao mundo o seu talento.

A moça é muuuuito engraçada, cômica e rápida de raciocínio. Tem batalhado para conseguir entrar no mercado artístico dos EUA, mas ainda enfrenta resistências diversas de aceitação e de reconhecimento.

No vídeo, além de contar piadas de fazer rolar de rir, Maysoon mostra que fazer graça, e graça de verdade, mesmo, não implica ter um tipo físico assim ou assado, mas, sim, ter talento. Ela também faz arrepiar com sua cobrança de reconhecimento social e por espaços de trabalho.

Vale a pena rir e pensar!

Blogs da Folha

Versão impressa

Publicidade
Publicidade
Publicidade