Jairo Marques

Assim como você

 -

Jairo Marques, que é cadeirante, aborda aspectos da vida de pessoas com deficiência e de cidadania. Aqui, você encontra histórias de gente que, apesar de diferenças físicas, sensoriais, intelectuais ou de idade, vive de forma plena.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quais dos modelos nos ensaios têm algum tipo de deficiência?

Por Jairo Marques

Uma intrigante exposição fotográfica vai ganhar os pavilhões do Memorial da América Latina, a partir de julho: “Onde Está a deficiência?”.

São imagens geradas em 12 ensaios fotográficos de casais clicados pela fotógrafa baiana Daniela Gama, que se impôs o desafio de mostrar que as diferenças desaparecem em um trabalho artístico.

“Quero é que as pessoas passem a saber enxergar a pessoa com deficiência como tão bonita e apta a desenvolver trabalhos relacionados à beleza como as demais pessoas que trabalham no ramo”, diz ela.

Confesso que, meu olhar de perito “malacabado” teve dificuldades em encontrar peculiaridades que me fizessem apontar em todos os modelos algum tipo de sinal que mostrasse uma deficiência.

Evidentemente que a posição escolhida, o corte das imagens e a até mesmo a luz podem ocultar aspectos físicos mais marcantes, mas mesmo nas situações em que os corpos estão inteiramente à vista, não é fácil achar diferenças físicas.

Gosto do tom da “provocação” artística apresentada e sou seguro em afirmar que a perspectiva com que se olha alguém pode determinar muito mais sua atratividade e beleza do que puramente o trabalho da natureza e dos cirurgiões plásticos e academias… 😉

De qualquer maneira, há uma revolução em curso relativa ao visual das pessoas com deficiência. Hoje, as pessoas estão se cuidando muuuito mais, estão valorizando seus corpos e encarando suas ditas “imperfeições” com mais naturalidade e menos vergonha, medo de se expor.

Quando se vive bem da maneira que se é, penso eu, tudo colabora para um desenvolvimento melhor em outros aspectos da vida como o trabalho, as paqueras, o sexo e a independência.

Os modelos que posaram para o trabalho são tanto profissionais na área de imagens publicitárias como profissionais liberais e atletas. No meio deles, um rapaz que ficou famooooso neste blog por uma falsa polêmica, no passado, o Rafael Magalhães, que namorou uma moça que tinha título de “miss bumbum”. Para saber mais, clica no bozo! bozo

Curtam as imagens… descobrir as peculiaridades físicas das pessoas passa a ser um mero detalhe!

Em tempo: Não, não vou apontar quem tem ou não tem deficiência! Curtam as diferenças!

X

Blogs da Folha