Jairo Marques

Assim como você

 -

Jairo Marques, que é cadeirante, aborda aspectos da vida de pessoas com deficiência e de cidadania. Aqui, você encontra histórias de gente que, apesar de diferenças físicas, sensoriais, intelectuais ou de idade, vive de forma plena.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Livraria para ‘mal-acabadinhos’

Por Jairo Marques

“Zimininos”, explodiu nos últimos dois anos o lançamento de títulos infantis que colocam em suas temáticas o povo sem perna, sem braço, que tem o escutador de novela afetado, que é meio pancadinho, que não vê um palmo na frente do nariz… ufa… 🙂

Já até fiz um vídeo, em que apareço mais bonito do que leitão em véspera de virada de ano 😉 , comentando uma das obras, né, não?!

Pois agora os livrinhos se multiplicaram e como avalio que é algo bem importante de divulgar, coloco um resuminho (do jeito ‘Jairão”, claro) das obras “proceis” tudo.

A inclusão da diversidade na literatura infantil ajuda muuuuito na construção de cidadãos mais cientes das diferenças humanas e suas demandas.

Quanto mais a molecada ler títulos como os abaixo, acredito que mais elas poderão ser construtoras daquele tal mundo ideal….

“Selene e a pedra da Lua”: Uma guriazinha pra lá de espevitada, irrequieta, que não para sossegada nunca, encontra uma pedra mega ultra diferente, que acredita ter caído da lua. A historinha é “ótema” e combina em sua narrativa o lance de a menina ser muuuito serelepe e as diferenças humanas.

Autora: Mari Pini, com ilustrações de Simone Matias

“Abraço de urso”: Por meio da história de um ursinho guty-guty que nasce ceguinho, mostra-se com naturalidade a deficiência visual com suas demandas e peculiaridades

Autora: Cláudia Cotes, com ilustração de Osnei Roco (tem relevo em braile junto com o texto!)

“dOra rOda”: O dia a dia de uma ‘cadeirantinha’ bem doida chamada Dora. É um pouco triste, porque a menina enfrentando umas cruezas punks da vida ‘malacabada’ durante a história.

Autor: Paulo Debs

“Diferente somos todos”: Duas meninas de diferentes classes sociais e comportamentos descobrem que possuem algo muito em comum. Elas têm irmãos com síndrome de down. “Teressantíssimo”!

Autora: Alina Perlman, com ilustrações de Cecília Esteves

“Adélia Sonhadora”: Livrinho que compõe a série “Adélia”, com textura em elementos das páginas como algodão no lugar das nuvens e escrita, além da convencional, em braile. Nesse volume, a menina brinca com a imaginação e com os sonhos de construir um castelo.

Autora: Lia Zatz, com ilustração de Luise Weiss

Blogs da Folha

Versão impressa

Publicidade
Publicidade
Publicidade