Jairo Marques

Assim como você

 -

Jairo Marques, que é cadeirante, aborda aspectos da vida de pessoas com deficiência e de cidadania. Aqui, você encontra histórias de gente que, apesar de diferenças físicas, sensoriais, intelectuais ou de idade, vive de forma plena.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tirinhas

Por Jairo Marques

“Zente”, tudo certim? Dei sumidinha básica, né? É que tava comemorando do Dia da Criança!

Mas vamos que vamos. Meu povo, felizmente, as iniciativas bacanas que envolvem a questão da inclusão das pessoas com deficiência não param de aparecer no país. Por todos os cantos, há pessoa pensando em novas maneiras de divulgar uma nova mentalidade, uma nova forma de encarar o povo que não anda, não vê, não enxerga e nem nada…. aff hahahahahah

Na semana passada, ‘perezempe’, um museu aqui de São Paulo passou a botar à disposição dos cegões e daqueles que pensam que enxergam 😉 uma série de objetos que simulam fungos, bactérias, vírus… Quem não leu, basta clicar no bozo! 

Pois bem, eu adoro divulgar iniciativas inéditas, que procurem envolver o público ao mesmo tempo em que transmitem uma mensagem. E é isso que um grupo de garotos lá de Curitiba está fazendo com um projeto chamado “SuperNormais”… A ideia do “galerê” é transmitir mensagens sobre o universo dos “malacabados” com um pouco de humor, um pouco de ironia, um pouco de veia crítica!

Quadrinho 1: folha voando e mensagem: “Uma linha tênue separa dois mundos”;
2 – Imagem de uma cidade e a mensagem: “Uma história de amor inacessível”; 3 – Casal de cadeirantes separados na rua por um degrau

Os carinhas que estão por trás dos quadrinhos são Manoel Negraes, Mirella Prosdócimo, Rafael Bonfim e Rafael Camargo. Dentre eles, tem de tudo: ‘ziminino’ com baixa visual, com o esqueleto avariado…

A pegada desses quadrinhos é bem mais provocativa, digamos assim, do que tudo o que já vi. Por isso mesmo, acho que os desenhos têm um grande potencial de discussão.

Para entendê-los de uma maneira mais completa, é preciso ter um bocadinho de informação sobre a realidade das pessoas ‘malacabadas’, juntá-las com questões diversas do país, das pessoas e refletir sobre as mensagens…

Quadrinho 1 – Imagem de um político todo metidão, com a mensagem: “Nosso partido tem forte inclinação a projetos de acessibilidade; 2 – Chute em uma placa de campanha eleitoral; 3 – Cadeirante usa a placa como rampa.

Um componente importante de crítica política e social também esta presente nos trabalhos desse grupo, que desejo muita sorte!

Eu gostei! Hoje publico algumas…. mais para a frente, publico outras!

Blogs da Folha