Jairo Marques

Assim como você

 -

Jairo Marques, que é cadeirante, aborda aspectos da vida de pessoas com deficiência e de cidadania. Aqui, você encontra histórias de gente que, apesar de diferenças físicas, sensoriais, intelectuais ou de idade, vive de forma plena.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quando tudo dá certo

Por Jairo Marques

Meu povo, o tio tá vivo! 😉 … Semana passada tive de resolver várias questões dentro do meu trabalho fora do blog e a cuca estava muito quente para conseguir vir escrevinhar para ‘ceitudo’.

Quem me acompanha pelos Facebook já sabe que, a partir de hoje passo a exercer outra função dentro do jornal. Deixo o meu cargo de muuuuitos anos (chefia de reportagem) e volto a minhas origens, de repórter.

Jairo na últims reunião como Chefe de Reportagem

“Aí, tio, mas o que acontece agora, heim? A gente vai ficar sem o blog?!”

Nada, meu povo. Eu sempre quis deixar minhas responsabilidades vaaaaarias na chefia para, justamente, poder ter mais liberdade para blogar, para desenvolver minhas colunas impressas (amanhã teeeem!!!), para participar de dezenas de eventos sobre ‘malacabados’ que sou convidado.

Como repórter, vou poder também, entre outras coisas, atuar em assuntos de acessibilidade, urbanismo, cidadania e outros assuntos que envolvam o povo ‘dificiente’ seja fisicamente, sensorialmente ou da cachola!

Tô mais animado do que vigem em noite de núpcias… conto com vocês nessa nova fase!

 ********

Ontem (domingo, 20), fui comer umas pelancas com a minha deusa em uma churras. Como eu tô economizando calorias durante a semana, aproveito o final de semana para dar uma equilibrada… 😀

Acho que já contei isso, mas vá lá… como o povo cadeirante labuta muito, ainda, em encontrar lugares plenamente acessíveis, a gente se acostuma a ir seeeempre aos meus picos que nos recebam bem ou que tenham condições “oqueis” de ir e vir.

No meu caso, gostava de ir sempre a uma ‘xurras’ chamada South Place, no bairro do Brooklin, que tinha condições bacaninhas para receber um ser do mundo paralelo… 😉

Pois eles mudaram de endereço (para bem próximo ao antigo) e fui lá ver o que rolava…

E qual não foi a minha surpresa ao notar que, dessa vez, eles capricharam na acessibilidade fizeram um restaurante quuuuaaaase perfeitão! (faltou sinalização em braile, infelizmente).

Rampa de entrada da "xurras" com declive suave

Mas, avançaram um bocado: Logo que chegamos, apesar da fila graaande, nos deram, como é de direito, a prioridade de atendimento e ganhamos uma mesa bacanuda. Nos corredores, nada de aperto!

A mesa, por sinal, vejam nessa fota abaixo, permite que a cadeira se disponha bem em baixo dela, sem apertos, com ótimo posicionamento.

O que mais curti na nova xurras, contudo, foi a parte do bufê. Zente, isso é beeeem raro de acontecer: a disposição do rango estava baixa, em uma altura super possível para quem é anão ou cadeirante possa se servir de boa!

Jairo "mandando ver" no bufê

Geralmente, os restaurantes que tem lá o seu “self service” colocam a comida bem no altão. Aí a gente vai pegando sem nem saber o que é…. 🙂

E ele não para de comer...

Depois de me empanturrar de bifão, toca ir pro banheiro pra desenroscar o boi dos dentes, né? Então, toca o Jairão pro banheiro.

Tudo quaaaase nota dez, novamente! Porta largona, barra de apoio removível, espaço razoável de namobra! A falha? Um erro bastante comum: a válvula de descarga não é a ideal. Um tetrão com menos força teria dificuldades em acionar o trem.

Erro comum: válvula de descarga

A pia achei bacana, assim como a disposição do trem que solta fio dental, o ‘detergente’ de boca, a altura da torneira…

Enfim, ‘zimininos’, fico bem feliz quando isso acontece: um lugar muda para melhor, tenta atender a diversidade de maneira mais completa, evolui!

Acho que os órgãos de fiscalização também estão mais em cima de resultados, mas nada, nada aconteceria de fato, se a gente não mostrasse o que tem mostrado: força de mobilização!

Em tempo: Zente, o blog agora tem uma grande novidade nos comentários. Quando vocês palpitam no post que coloco no Facebook, com referência ao post do blog, os coments também vão aparecer aqui na janelinha de baixo! Legal, né?!

Beijos nas crianças!!! Amanhã tem coluna na Folha!!!     

Blogs da Folha